2012-02-26

AS "VIRTUDES" DA VALERIANA

Atribuem-se à Valeriana, generalizadamente, de forma empírica, virtudes que alguns estudos desmentem.

Neste texto aproveito a resposta a um comentário deixado em "Depressões" e o que já tinha escrito nesse mesmo texto acerca da Valeriana, para contrabalançar um pouco e excessivo empirismo e "tentar colocar as coisas um pouco mais no seu lugar".

Transcrevo, a seguir, o que escrevi no texto "linkado", sobre a Valeriana:

"Também se costuma aconselhar, como calmante, a valeriana, que até é vendida em comprimidos, nas farmácias, mas isso é "outro departamento":
Na verdade a dosagem dos tratamentos com valeriana é crucial. Em tratamentos prolongados, com dosagens acima de 170 mg diárias, a valeriana deixa de ser eficiente, ao fim de poucos meses, e até contribui para reverter o processo, agravando-o (dizem). Além disso, em cerca de 10% das pessoas, provoca efeito contrário (costuma usar-se para dormir); isto é: provoca insónias, como é o meu caso.
Muitas pessoas se queixam de que induz pesadelos...
No entanto, é o melhor tratamento que conheço para contracção espontânea (involuntárias) dos músculos, espasmos, (tiques)."

Quanto ao uso da Valeriana e suas virtudes (tal como acontece com muitas outras coisas) encontramos todo o tipo de opiniões. Há quem ache a Valeriana óptima... mas também há quem diga isto:

"O médico me recomendou valeriana para depressão e eu quase pirei. Esta erva devia ser proibida e pior que mts drogas.
Antes destes idiotas lançarem isto no mercado deveria ser melhor estudada...
Aqui deixo meu recado: nunca use valeriana.  Acredite, vai ficar pior; pode ate levar ao suicidio"

A minha resposta:
A mim a valeriana, tomada à noite, também não me deixa dormir. E muita gente se queixa de que a valeriana induz pesadelos até.
Mas eu uso valeriana sempre que acho que necessito e há muitas pessoas que se dão bem com a valeriana. Há mesmo quem diga que é o melhor remédio para TPM.

Mas a valeriana não é, de todo, o melhor remédio para depressão, embora possa ter efeito ansiolítico... SE TOMADA ESPORADICAMENTE, como eu faço ou como faz quem usa para TPM.

De facto, os melhores estudos sobre a Valeriana dizem que deve ser tomada em doses moderadas (abaixo dos 170 mg/dia) e não pode ser tomada durante muito tempo porque tem um efeito de toxicidade cumulativo que pode fazer com que provoque o resultado inverso; isto é: não só deixa de fazer efeito como agrava o problema que deveria tratar.

Portanto, de facto, A MEU VER, a valeriana é totalmente desaconselhavel para depressão...

«»«»«»«»«»

APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
--- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
(Nota: Alguns dos sites "linkados" começaram por boicotar a petição impedindo as pessoas de assinar e, mais recentemente, suprimiram a página com as assinaturas. Apenas "Gopetition" se mantém acessível sempre)
«»«»
-- Denúncia de Agressão Policial
--- Com actualizações AQUI e AQUI
«»«»
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

23 comentários:

  1. Bom retorno...


    espero ainda por um texto... desporto

    ResponderEliminar
  2. Oi Biranta,eu vi uma receita e canela,pinga e agua mas nela naum explica o modo de fazer.Gostaria de saber por quanto tempo tem q ferver e qtas vezes tomar por dia .Obrigado aguardo por resposta!!

    ResponderEliminar
  3. nessa!
    Por favor, da próxima escreva os seus comentários nos textos respectivos.
    Leia novamente os textos e os comentários porque essa "receita" a que se refere é referida muitas vezes e com todos os elementos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/4/12 21:17

    Olá Biranta

    Tomei o chá de artemisia, arruda e canela em pau. aproximadamente 1 litro.
    fiz a noite e tomei pela manha.
    Na primeira dose já vomitei, mas continuei tomando e vomitando. passaram 15 horas e ainda não surgiu efeito.
    Quando vomita perde o efeito?
    Estou com 1 mes e 10 dias, somente esse chá é capaz de fazer efeito?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Somente esse chá é capaz de fazer efeito (artemísia arruda e canela) dependendo das doses. Se vomita PODE perder algum efeito. Depende de se vomita logo depois de tomar ou muito depois. Mesmo vomitando faz sempre algum efeito... pode é não ser suficiente.
    Talvez fosse melhor fazer 2 preparados: arruda com artemísia e canela com cravinho e tomar menos quantidade de cada vez (300 ml de 3 em 3 ou de 4 em 4 horas, comendo nos intervalos.

    ResponderEliminar
  6. Biranta
    Minha noiva esta 20 dias atrasada, fiz o cha com 200ml de agua + 60 ml de cachaca 1 saquinho de canela em pau e 1 saquinho de cravo da india, pois li q era a mesma coida de tintura ctavinho, ela tomou com escalda pe bem quente, o cha ficou um marron forte e isso mesmo, ela teve contracoes a noite toda, fiz tudo certo ou posso associar com mais alguma coisa, me ajude por favor, obrigado

    ResponderEliminar
  7. Bem tomo Valeriana cuja fórmula feita é de 75mg.Sendo receitada pela minha médica para Taquicardia, nunca se cogitou que era para depressão, que acho ser outro departamento realmente, pois sou mais para ansiosa que depressiva, e no meu caso , para a taquicardia, é ótima, pois assim não fico dependente de remédios mais fortes...Jaqueline

    ResponderEliminar
  8. artemísia ,arruda e canela seria abortivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A artemisia a arruda e a canela são abortivas. Se fazem efeito ou não depende do tempo de gestação. Não esqueça isso

      Eliminar
  9. oi me chamo cristina,primeiramente parabéns pelo blog,eu fiz doi teste de farmacia e deu positivo.minha mestruação ja estar atrasada a 7 semanas.e agora estou esperando o teste de laboratório p saber quantos meses ao certo.ja sei a receita que eu quero vou fazer e voltar aqui p dar o meu testemunho aqui se deus quizer...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo4/1/13 16:29

    Oi estou precisando de ajuda. Por favor se alguem puder mim ajudar. Queria saber se o comprimido de artemisia faz o msm efeito que o cha?
    Desde ja agradeco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o comprimido é só de artemísia faz o mesmo efeito que o chá

      Eliminar
    2. Por favor Biranta me ajude, já usei seu blog pra ajudar uma amiga e nunca imaginei que você precisar pra mim , mais aqui estou, pra ela fez efeito, estou usando a mesma receita que fiz pra ela( o chá de arruda com artemisia , 7 colheres de cada um e uma colher de alecrim) porém estou tento muita dor de cabeça e como vi que a artemisia em excesso pode causar convulsão estou com muito medo, choro o dia todo, mais mesmo assim ainda estou tomando, você acha que devo parar? desde já, agradeço !

      Eliminar
  11. Biranta:
    acabo de tomar 500 ml de chá de artemisia com arruda e canela em pau.
    bem fiz assim coloquei um pacote de artemisia meio pacote de arruda mais 3 paus de canela. fervi a água e deixei em infusão por 5 minutos o gosto é muito amargo.
    por quanto tempo devo continuar e em quanto tempo minha menstruação deve descer: grata A.D.

    ResponderEliminar
  12. Introduzir pegamanado aborta.

    ResponderEliminar
  13. ola Biranta minha mestruaçao era para vim hoje dia 05 , mas ja fiz o teste e vim que to gravida , sou muito forte , devo esta com 3 a 4 semana , ja tenho 3 filho o pai quer que eu tiro , comprei um tal de 10 ervas ja para isto msm , to torcendo para da certo , se nao da o que faço .

    ResponderEliminar
  14. Tive relaçao no dia 22 e maio a camisinha estourou entao parei na farmacia e comprei tres cartelas de pirula do dia seguinte.. nao veio nenhum sangue minha menstruaçao vem sempre entre o dia 16 e 20 queria saber se a pirula fez efeito..pq eu tomei duas de uma vez e mas duas drpois de doze horas.por favor tire minha dubida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se a pílula fez efeito. Terá de fazer teste de sangue (BHCG) e repeti-lo a cada 8 dias para despistar algum "falso positivo" (se for positivo) devido à PDS.
      Vá lendo os textos sobre o tema para poder se orientar em qualquer caso porque os comentários estão muito atrasados e conseguir uma resposta é uma questão de muita sorte.
      Em qualquer caso está tudo respondido e explicado, por aí nos textos e nos comentários. É só ler. Tenho de reorganizar umas coisas para publicar mas falta-me o tempo. Por isso tenham paciência e procurem bem que encontram as vossas respostas.

      Eliminar
  15. Biranta minha menstruação está atrasada 3 semanas e estou tendo sintomas de gravidez
    Estou tomando chá de canela. A 3 dias e ainda não deceu
    Me ajude por favor pois se estiver grávida não poderei ter o bebê pois fui violentada por 2 rapazes
    Me ajude pois tenho 14

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chá de canela (qualquer chá) pode demorar mais 3 dias a fazer efeito. Todavia, se demorar, você terá de fazer teste para esclarecer se realmente está grávida. Com sintomas ou sem sintomas tem de confirmar através de teste. Veja o vídeo que publiquei recentemente, que foi feito para prevenir esses riscos. Veja com atenção. No mais, leia os textos sobre o tema e consulte os comentários publicados que consegue se orientar.
      Boa sorte!

      Eliminar
  16. A valeriana é considerada abortiva?
    Tenho estado a tomar paroxetina 20mg e reduzi a dose para metade desde que desconfiei que podia estar grávida. Agora falei com o GO e ele disse que deixasse de tomar. Estou com muito receio das reacções da perda da medicação. Falei com o farmacêutico e ele disse para pensar numa opção natural. Como já tinha tomado várias vezes valeriana antes disto optei por iniciar tratamento enquanto o corpo sentir a perda da paroxetina. Há possibilidade de aborto? Estou com perto de 8 semanas.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A valeriana é contra indicada durante o primeiro trimestre de gravidez... mas ainda não consegui esclarecer quais os efeitos.

      Eliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.