2007-01-12

Remédios da Medicina Popular

O Luís deixou no, post abaixo, dois comentários.
Um deles é uma lista de “remédios caseiros”.

Seleccionei, dessa lista, os mais vulgares (ou que podem ser adquiridos facilmente), para publicar neste texto.

É uma tarefa ingrata fazer uma coisa destas, porque um blog pode ser visitado por muita gente, de muitos locais diferentes (os meus blogues têm muitas visitas do Brasil) e nunca se sabe o que é mais comum e acessível.

Portanto, esta selecção pretende ter em conta a realidade portuguesa (de Lisboa).

Abreviando; aqui fica a lista.

Quem estiver interessado no restante conteúdo é só dar uma olhada no comment do post abaixo

Remédios da Medicina Popular
(por amabilidade do Luís, directamente de Brasília)

01. Quiabo (sementes) – Torra-se e mistura-se no café. É remédio para tosse.
03. Coentro (sementes) – Para gripe, constipação e resfriado.

05. Erva doce (sementes) – Usam-se como chá, infusão. Usado parador de barriga. (A erva-doce, que faz um chá muito agradável, é excelente para os gases)

06. Flor de sabugo (Sabugueiro) – Usam-se as flores para fazer chá e também na cachaça. Serve para gripe. (Também é aconselhado para asma e alergias, uma vez que estimula a supra-renal)
07. Sabugueiro (sementes) – Misturado com viola e sene, faz-se chá contra a gripe e tosse.
08. Flor de sabugueiro – Pisada e posta no vinho branco, é “bom para avivar avoz”.

10. Girassol (sementes) – Torra-se e faz café. Serve para “ar do tempo”. Serve para epilepsia, quando se tem ataque pela primeira vez.

12. Baunilha (fava) – Torra-se e faz chá. Serve para quem sofre do coração e febre.

16. Sene – Faz-se chá. Serve para regra de mulher (menstruação) que está “faltando”. (muito usado para prisão de ventre)

18. Mostarda – Faz-se chá. Usado para “ar do tempo” e como purgante. (A tintura de mostarda é óptima para baixar a febre. Esfrega-se nas costas, sobre a espinha)

19. Pau-brasil – Faz-se chá ou toma-se com cachaça. Usado para quando “faltam os tempos” (as regras menstruais).

21. Sabão de Alcatrão – Para coceiras e tirar fedor do sovaco.

23. Alcaçuz (cipó “do céu”, raiz) – Faz-se chá. Usado para tosse.

26. Alecrim de tabuleiro (galhos e folhas) – Usado para febres, bronquites, defumador de casa e das pessoas, “mau olhado”.

27. Pedra hume – Usa-se no banho, para “arrochar as carnes”, apertar mais a vagina para as relações sexuais.
28. Anil (pedra) – Para clarear a roupa e também para curar rabugem de cachorro. (Dá-se no pirão).

29. Alfazema – Faz-se chá. Serve para desinfectar quando a criança nasce e também é usado para dores de barriga pós-parto. Usado para a mulher que quebra resguardo, menstruação, falta de regras, dor de dentes. Para curar dor de dente mistura-se com fumo de cigarro ou coloca-se no cachimbo.
30. Pixilinga (consertado-misturado) – Purgante “consertado” com óleo de rícino e noz moscada.

32. Estrela do mar – Torra-se no fogo, mói-se e põe aquele pó n’água morna e bebe-se. Serve para curar tosse brava e puxado de peito. É bom também para “desmantelo de mulher”.

34. Linhaça (sementes) – Pisa-se e faz-se chá. Serve para curar quem está com a “obra empitada”, prisão de ventre “dores caseiras”.
37. Endo – Torra-se e faz-se chá. Usado para congestão.
38. Azeite dendê – Usado para “mal do monte” um vermelhão que dá na pessoa. Passa-se em cima das perebas.

40. Eucaliptos – Faz-se chá das folhas. Usado para febre. (misturando uma colher de sopa de vinagre em meia chávena de chá de eucalipto, bem forte, obtém-se um excelente remédio para a dor de dentes. Bochechando demoradamente a dor passa de imediato. Não beber, porque o excesso de eucaliptol pode provocar intoxicação)
42. Marmeleiro branco – Faz-se chá. Usado para o sangue, feridas e afinar o sangue.

44. Folha de louro – Usada para inchação. (Dizem que é “remédio santo”, em chá, para a diarreia. Faz parar de imediato)

45. Goma de batata – Põe-se no vinho branco. Usada para calor e sífilis.

47. Tintura de eucalipto – Cheirar para dor de cabeça.

48. Enxofre – Usado para curar coceira e sarna.


Nota: A tintura pode ser preparada com álcool etílico ou com qualquer bebida alcoólica (cachaça, rum, aguardente, brandy, vinho, etc.) também se pode usar mistura de álcool e água). Colocam-se as plantas (folhas, frutos, sementes ou raízes…) num frasco e cobre-se com álcool, com a bebida, ou com a mistura de álcool e água.

«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

116 comentários:

  1. Anónimo6/3/07 13:58

    este sit é mt mt mt interssante

    ResponderEliminar
  2. eu gostaria de saber como tomar a tintura ela depois d pronta?
    se mistura com agua, como q eh?

    ResponderEliminar
  3. gray!

    As tinturas podem ser misturadas com água, com sumo (de maçã que não tem incompatibilidades) ou com chá. As doses de tintura são, sempre muito baixas (contam-se em gotas).
    Dependendo da dose de tintura, pode usar uma colher de sopa com água sumo ou chá, ou então juntar numa chávena ou copo.
    Se juntar a tintura ao chá quente o álcool evapora. Se for imperioso usar para crianças é isso que se deve fazer, para além de reduzir as doses em função do peso da criança (comparado com o de um adulto).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P/ curar d sarna o melhor q existe é o pergamanato p/ vc tomar o banho nele todos os dias . A agua fica colorida cor violeta roxa ou azul ? . Nada neste mundo curava a sarna do casal filha e genro , usaram todos os dias esse banho e trocavam as roupas de cama todos os dias e tbm as orações ao Pai em o nome do Senhor Jesus ! Q milagre !!!

      Eliminar
  4. Olá!
    O pó de enxofre resolve mesmo a sarna humana???
    Como eu faço para usá-lo??
    Já tomei ivertemec, estou me banhando com tetmosol, pondo colchão no sol e lavando os lençóis todos os dias....
    Mas nenhum resultado positivo ainda.
    Não sei mais o que faço...

    Me ajudem por favor.

    Bjus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu dei na minha filha banho de folha de arueira e pasei pamada de enxofre comprado em casas de produtos de ervas medicinaria

      Eliminar
    2. Use aqueles tabletes q vc compra baratinho na farmacia . A agua fica azulzinha , é aquele q cura sarna meeesmo !!esqueci o nome dele , mais o farmaceutico sabe . É um remédio antigo , vc lava machucados c/ ele tbm .

      Eliminar
    3. o po de enxofre resolve , misture o po com azeit faça uma pasta como se fosse pomada passe a nos lugares afetados deixe por 6 horas no minimo repetir por umas tres vezes.

      Eliminar
  5. kate!

    No texto listado namargem direita "Tratamento de micoses" encontra várias sugestões de tratamentos para esse problema. Se seguir algum, com insistência, consegue curar. Tanto quanto sei o enxofre resulta... Mas; às vezes, acontece esses problemas estarem associados e serem favorecidos por situações que ocasioam redução das defesas (bom estado) da pele e isso complica; sendo certo que o enxofre não adianta muito nessas situações...
    Antes de mais deve cuidar da sua dieta...

    O texto que refiro sugere a tintura de cravinho (que também tem um texto na margem). Mas pode (se calhar até deve) fazer outras tinturas de grande utilidade nesses casos, como sejam: a tintura de alecrim e de alfazema. As tinturas fazem-se, todas, da mesma maneira. Se fizer e começar a usar, rapidamente se tornará simples o que agora parece complicado.
    Para a sarna dos cachorros (dos cães) e doutros animais domésticos, o que se costuma aconselhar e referenciar como sendo "tiro e queda" é a aplicação de (friccionar com) a parte interna da folha de Aloé (Babosa), duas ou três vezes ao dia, até curar. Na verdade, o Aloé, em matéria de problemas de pele, pode ter efeito espectacular. Pode-se e deve-se cultivar esta planta num vaso ou no quintal...
    Faça um ou vários tratamentos destes, ao mesmo tempo (como lhe parecer mais sensato e verificar ser mais eficiente), ou então vá alternando os tratamentos, tendo em conta que deve cuidar também do bom estado da sua pele, e vai ver que obtem resultados.
    Boas melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MICOSE ? Se for nas unhas use no local Amônia líquida 6 vezes ao dia . Se for no corpo use banhos com Pergamanato todos os dias . Parecem até q são milagres !! Q o Senhor Jesus abençoe vcs . Amém !

      Eliminar
  6. Anónimo4/8/07 20:41

    Olá! Sabe da existência de alguma erva ou substancia natural que provoque o aumento do tecido mamário? Quais os efeitos secundarios que podem suceder? Obrigada pelo seu tempo

    ResponderEliminar
  7. Diz-se que o lúpulo (usado na fermentação da cerveja) tem esse efeito. E também, em geral, as plantas que favorecem a actividade estrogénica.
    Não conheço contra indicações.

    ResponderEliminar
  8. Na página fala que enxofre é bom pra sarna. Só não fala como posso usá-la. Há tempos procuro um remédio para curar a sarna de meu cachorrinho. Mas nada resolveu. Gostaria que me informassem como posso usar o enxofre. Ficarei muito agradecida!

    ResponderEliminar
  9. Adriana
    Quando comprar o enxofre pode perguntar como se prepara (dilui) para esse efeito. Faz-se uma pasta e aplica-se.
    Há outros tratamentos bons para a sarna. Não sei se já usou mas aqui vão:
    Esmagar uns dentes de alho, misturar com azeite ou óleo e aplicar em todo o cachorrinho. Para as pessoas recomenda-se que, para além de aplicarem, também comam alho em abundância (até cheirarem a alho) como forma de acabar com a sarna. Tem efeito equivalente ao enxofre (dizem).
    Há quem diga que esfregar com a folha de aloé (babosa) esmagada também cura a sarna de cachorro.
    Preparar uma pasta com 20 gr. de folhas frescas de Aloendro (Espirradeira) Nerium Oleander, juntamente com 10 gr de manteiga e juntar um pouco de sal e coser durante uns minutos em lume muito fraco. Deixa-se arrefecer e aplica-se. Cuidado porque o Aloendro é tóxico.
    Fazer uma infusão forte de folhas de melão de S. Caetano e aplicar.
    A arruda também é indicada para curar a sarna. Pode fazer pasta com a planta ou infusão.
    O Aloendro não pode ser usado internamente porque é tóxico (toda a planta. Com o melão de S. Caetano também é preciso cuidado.

    ResponderEliminar
  10. P.S.
    Ainda ninguém deu notícia de ter experimentado, mas eu acho que não há sarna que resista a um bom tratamenmto com tintura de cravinho...

    ResponderEliminar
  11. Ainda faltou referir a folha de anil que também é indicada para curar a sarna.

    ResponderEliminar
  12. Para o Esporão de Calcâneo
    existe alguma orientação natural.

    ResponderEliminar
  13. SUCOS MEDICINAIS ...

    Suco de cenoura é uma fonte riquíssima de vitamina A. Estimula o apetite e ajuda a digestão. É eficaz no combate à fadiga e a anemia, e a colite. Tomando-se 1 copo diariamente, embeleza e rejuvenesce, dando a pele um rosado natural. Pode ser tomado sempre e a vontade.

    Suco de salsão é um tônico para os nervos.

    Suco de espinafre é purificador, regenerador e reconstrutor dos intestinos. Tomado diariamente cura a constipação. Também é eficiente no combate a piorréia.
    NOTA: As pessoas que sofrem de calculos renais não devem toma-lo. Nunca tome puro e sim em combinação com outros sucos, exemplo, maçã, etc.

    Suco de repolho ou de couve , so ou junto com suco de salsão, combate úlceras.

    Suco de pepino é o mais eficiente diurético natural. Contra a excessiva acidez no organismo, resultante do abuso de amidos e carnes.

    O suco de tomate é otimo. Não deve, no entanto, ser tomado na refeição onde amidos e açucares são servidos, pois anulariam sua ação alcalinizante.

    O suco de cebola é excelente contra nervosismo, insônia e reumatismo. Combate as bactérias do nariz e garganta.
    O alho também é excelente purificador do sangue, absorvendo o ácido úrico e combatendo a pressão alta. É benéfico nas doenças dos pulmões e brônquios.

    O suco de salsão e limão neutralizam os gases digestivos, se tomados antes da refeição.

    O de maçã é um purificador do organismo. É ótimo para os rins e combate a anemia.

    O de uva é ideal para o coração.

    O de abacaxi auxilia a digestão das proteínas. Bom para dor de garganta.

    O de Laranja também é um purificador do organismo e tem uma ação alcalina rápida. Rico em vitaminas A, B e C.

    O suco de mamão e limão , são auxiliadores da digestão, especialmente indicado aos estômagos sensíveis.

    O de morango e coco - ameniza as dores de garganta e combate úlceras estomacais e gastrites.
    Sucos abundantes e diárias de cenoura, alface, pepino e espinafre , combinados, fortalecerão os nervos e raízes dos cabelos.

    Sucos de de cenoura, maçã e beterraba são ricas fontes de ferro, combatem a anemia, a constipação e a pouca resistência física.


    FAÇA VOCÊ MESMO

    A melhor maneira de usufruir das propriedades das frutas ou hortaliças das quais vai se retirar o suco, é extraí-lo utilizando uma centrífuga. Essa preferência dá-se em razão da centrífuga não necessitar da adição de água.

    COQUETEL ANTI-VIRUS
    Corte duas maçãs em gomos finos. Descasque a laranja, deixando o máximo possível de casca branca (rica em pectina). Corte-a em pedaços ou separe em gomos. Coloque na centrífuga e bata. Esse suco é ideal para combater o vírus da gripe!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo4/9/07 17:48

    Tenho problemas relacionados aos entestinos, ou seja, não funcionam todos os dias. Fico até 4 a 5 dias sem ir ao banheiro. Laxantes me causam muita dor e diarréia. O que você me sugere? Obrigada - Kelli

    ResponderEliminar
  15. Viva Biranta, é a 1ª vez que escrevo aqui no seu blog, mas quero desde já dar os meus parabens, é fantastico, leio muitas vezes e já utilizei varios tratamentos.
    Queria perguntar se conhece algo que ajude na comichao vaginal, é que já tentei de tudo e nada faz efeito. tenho comichao, micçao frequente e um odor desagradavel.
    Agradeço a sua ajuda desde já. sara costa

    ResponderEliminar
  16. Que bom encontrei você! Adoro esse assunto relacionado a remédios caseiros. Estou agora fazendo um curso de fitoterapia, posso dizer que estou me ealizando. Parabens pelo seu tabalho. Muita luz e muita paz!

    ResponderEliminar
  17. Este texto tem comentários cujas respostas estão muito atrasadas, devido aos problemas que tenho com o acesso à NET, porque as minhas ligações estão a ser interceptadas.
    De qualquer modo, peço desculpa.
    Aí vão as respostas (se o comentário não desaparecer, no final, ao invés de ser publicado, como acontece algumas vezes.

    Desconheço se há tratamento natural para o esporão de calcâneo. Certament haverá alguma coisa que alivie mas essa resposta tem de ser estruturada e não tenho condições para isso. Lamento!

    Para o bom funcionamento dos intestinos há algumas recomendações básicas que funcionam sempre, sem necessidade de recorrer aos laxantes:
    Tomar uns cházinhos de lúcia lima (lippia citriodora) fora das refeições;
    Tomar sumo de tomate (a salada também serve);
    Sumos de frutas também são boa ajuda.
    Há uma infinidade de verduras que se usam na sopa que ajudam: feijão verde, alho francês, etc. Comer uma sopa dessas ao menos uma vez por dia.
    Usar o farelo ao pequeno almoço, ou cereais com muita fibra é importantíssimo e pode ser a chave para a solução. Este "tratamento" começa a fazer efeito contínuo (todos os dias) ao fim de 8 a 10 dias de uso.
    E, o mais importaqnte de tudo: beber muita água. Sem água nenhum destes tratamentos faz efeito.
    Há mais mas isso tem de esperar disponibilidade para publicar um texto específico.

    Sara Costa!
    Lamento não ter podido responder na altura em que enviou o comentário. Deve ter sido nalgum daqueles dias em que a minha ligação à NET me "lixou" a trabalheira, no meio das respostas. Depois esqueci, como é natural, visto que não posso andar por aqui a verificar a ver os textos todos e a verificar os comentários...
    O que você tem é uma enorme micose, ou infecção. Procure uns chás para inflamações das vias urinárias: barbas de milho, pés de cereja, raiz de morango, uva ursina, tomilho, ulmária, zimbro, etc.
    Leia o texto: "tratamento de micoses" e tente encontrar algum tratamento que possa fazer para aplicação tópico. Prepare e use sempre que for à casa de banho, embebendo um algodão e "limpando-se" com ele. Vai ver que isso desaparece em pouco tempo.

    Anónimo das 11:52
    Volte sempre e participe quando quiser e puder!

    Não esqueçam o boicote ao pagamento das facturas da ligação à NET! É muito importante que as pessoas se assumam e se "pronunciem", para que este blogue possa continuar a existir.

    ResponderEliminar
  18. Poxa Biranta onde estão a os temas Tintura de cravinho ,Plantas abortivas I e II poxa esse blog ajudava tanta mulher desesperada... o que houve que só eles não estão querendo abrir?
    Eles fazem falta pra muita gente.
    Passando pra deixar um abraço e dizer que visito sempre esse blog vc me ajudou muito a uns dias atras lá na parte de plantas abortivas...Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Patrícia!
    Eu expliquei, aí em cima, o que aconteceu (tem vindo a acontecer).
    Se eu não tenho condições para manter o blog activo, com todos os textos publicados e as pessoas não se importam, não mantenho.
    A situação pode se resolver, mas só as pessoas podem fazê-lo. Se as pessoas não fazem nada é porque não se importam, não dão importância. Porque haveria eu de dar?

    ResponderEliminar
  20. eu gostaria de saber se ha alguma erva q auxilia no combate a nicotina'parar de fumar'

    ResponderEliminar
  21. Não tenho uma resposta, estruturada, para si. Sei de pessoas que deixaram de fumar com o auxílio de tratamentos naturais, como sei de pessoas que fizeram tratamentos naturais para ajudar a se livrarem da toxicodependência, mas não sei de algum caso em que tenha sido usada uma erva específica. Há várias que ajudam (podem ajudar), mas o essencial é a vontade, a determinação. Se eu tiver um pouco de tempo tentarei estruturar uma resposta mais objectiva.

    ResponderEliminar
  22. gostaria de ter mais informações sobre a pedra hume, pq queria a utilizar, so q n sei como fazer nem se tem contra inicações e por ultimo se ajuda msm a fechar a vagina.

    ResponderEliminar
  23. Procurando nos comentários dos textos mais acima há indicações sobre as plantas abortivas.

    A pedra hume usa-se como se fosse sabão.

    ResponderEliminar
  24. queria urgente uma receita que
    fizesse descer minha menstruaão pois está atrazada, e se eu estiver gravida não posso ter um filho!

    Biranta mande respostas
    o quanto antes melhor
    desde já agradeço.
    beijos

    ResponderEliminar
  25. Oi Biranta,
    Gostaria de saber se vc conhece algum tratamento para miomas no útero. Tô com 2 miomas no útero, ainda são pequenos,mas a médica disse que se crescerem(o que é quase certo de acontecer),precisarei talvez retirar meu útero, o que não quero fazer. Por favor me ajude!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. me disseram chá de umbigo coraçao de bananeira, 2 x ao dia. e, chá das folhas de quiabeiro, dia sim dia nao, cura miomas

      Eliminar
    2. A Tanchagem "Plantago Major" também "limpa" tudo segundo se diz

      Eliminar
  26. Se fizer um tratamento prolongado com sumo de aloé pode obter excelentes resultados.

    ResponderEliminar
  27. AQUI VAI RESPOSTA PARA QUEM TEM PROBLEMAS DE SARNA NOS CACHORRINHOS,EU CUREI MINHA CACHORRA C/ PO DE ENXOFRE E AZEITE MISTURANDO ATE FAZER UMA PAPA E BESUNTAR O ANIMAL 3VEZES POR DIA DURANTE 5 DIAS DEPOIS DESTES 5 DIAS DAR BANHO ATÉ TIRAR GORDURA DO AZEITE E ATE HOJE JÁ LÁ VÃO 5 ANOS NUNCA MAIS TEVE NADA DE SARNA.

    ResponderEliminar
  28. oi...
    gostaria de saber se as ervas "sipó-milome" e "cavalinha"
    tem resultado eficaz quanto a menstruação... ja estou tomando o chá com as duas ervas mas, n estou tendo o resultado esperado, pois está atrazada à 2/3 dias...
    caso não deva continuar com o "tratamento" qual erva devo usar para obter resultados?


    aguardo sua resposta...

    obrigada!!!

    ResponderEliminar
  29. estou com a menstruação atrasada, é certeza que estou gravida pois so bem regula, gostaria de saber se a tintura de cravinho é a mas forte que tem? mas que a buchinha? e como pois adquirir e com preparo?por favor me ajude, estou desesperada e gostaria de devolver isso mas rapido possivel!!!muito obrigado

    ResponderEliminar
  30. Boa Tarde
    Tenho muitos problemas com Calos...
    Gotaria de saber se existe algum tratamento caseiro para eliminá-los...

    ResponderEliminar
  31. Gostaria muito de saber se posso fazer o bocejo com a água oxigenada e também escovar os dentes com o bicarbonato de sódio??? Exemplo (posso escovar os dentes com o Bicarbonato de manhã e a noite fazer o bocejo?)...
    Aguardo respostas.
    Desde Já agradeço!!!!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo8/8/08 18:37

    pode ingerir o pó de enxofre??????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não! Se acha necessário o enxofre (para o intestino) coma cebola e alho....

      Eliminar
  33. Anónimo1/9/08 14:18

    Bom dia,meu nome e valdeci,gostei muito sobre oque diz ai dos remedios da medicina popular,gostei
    muito de seu blogger,enfim gostaria
    de fazer uma pergunta,gostaria de saber se vcs sabem oque seria bom para dores de pulmoes,quando eu respiro doi e que fico quase doido
    não sei oque fazer sera que vocces
    pode me dizer oque tipo d remedio posso tomar.Obrigado

    ResponderEliminar
  34. Oi Gostaria de saber se seria possivel vc me enviar os textos sobre plantas abortivas por favor estou precisando mt para um trabalho escolar, e aki no n quer abrir
    se pider me envia

    ResponderEliminar
  35. Para os calos aplica-se a folha de aloé (abre-se a folha e põe-se a parte de dentro na pele) prende-se com penso ou ligadura, ou mesmo com uma meia. Pode-se usar durante a noite e também de dia, se possível. Insistir até curar. Cura mesmo!

    O pó de enxofre aplica-se sobre a pele, depois de dissolvido com água! não é para uso interno; isto é: não se pode engolir!

    Pode-se bochehcar com água oxigenada e bicarbonato, mas eu não faria as duas coisas no mesmo dia; faria tratamentois alternados: quando usasse a água oxigenada não usaria, no mesmo dia, o bicarbonato.

    Valdeci!

    Experimente o chá de guaco durante algum tempo. Aqui em Portugal usam-se os poejos, a raiz de alteia, o chá de malvas. Antigamente usava-se aplicar enxunda de galinha aquecida...
    O tomilho e o mel com propólis também costumam aliviar esses problemas. Um reforço de vitamina C é muito importante.

    ResponderEliminar
  36. eu queria saber algum tipo de remédios que sirvam para cachorros com gripe...
    por favor é serio....

    ResponderEliminar
  37. Oi Boa noite!!
    Esse aloe q vc diz para tratamento de mioma é a aloe-vera(babosa) e se for como devo usá-la. Por favor me ajude.

    Obrigado

    (se der me responda por e-mail)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. me disseram chá de umbigo coraçao de bananeira, 2 x ao dia. e, chá das folhas de quiabeiro, dia sim dia nao, cura miomas

      Eliminar
  38. Desconheço como se trata gripe de cachorros!

    O Aloé, ou babosa, é esse sim!

    Se comprar algum produto já preparado, tome de acordo com as indicações da embalagens.

    Pode fazer o sumo (suco) numa centrifugadora e juntar um pouco de sumo de maçã ou papaia para melhorar o sabor. Tome de manhã e à noite um cálice de sumo (cerca de 50 ml), não contando com o sumo de maçã ou papaia. Quer dizer que, se juntar sumo de maçã ou papaia na proporção de 1 para 3, toma 75 ml de sumo em vez de 50 ml.

    ResponderEliminar
  39. Olá Biranta!!
    gostaria mto de saber sobre as plantas abortivas, qual a mais eficaz, e como deve ser preparada e ingerida. Por favor preciso mto saber é urgente. beijos

    ResponderEliminar
  40. Oi Biranta,

    Gostaria de saber como encontrar o sumo de aloé que vc fala acima q pode ser uma excelente solução no tratamento de miomas e como é o tratamento.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  41. FIS UMA CIRURGIA DE PRÓSTATA A ALGUM TEMPO E FIQUEI COM PROBLEMA DE EREÇÃO. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM BANHO OU ALGUM TRATAMENTO NATURAL.

    ResponderEliminar
  42. qual é o remedio que poder curar rabugem de cachorro?

    ResponderEliminar
  43. oi gostaria de um remedio para acabar com a caspa...

    ResponderEliminar
  44. Olá!
    Tenho uma cachorra da raça pastora alemã, ela tem sarna negra, me disseram q não tem cura, ela faz o tratamento, mais gostaria de saber se existe algo natural q pudesse auxiliar no tratamento, desde já agradeço.
    muito obrigada!

    ResponderEliminar
  45. OUVIR DIZER Q AGUA OXIGENDA MATA O VIRUS DA HERPES É VERDADE?

    ResponderEliminar
  46. eu gostaria de saber o tevo fazer, pois estou com escabiose e acabei de ganhar nene ele tem apenas 10 dias e estou com medo de passar para ele ?

    ResponderEliminar
  47. BIRANTA SEMPRE LEIO SEU BLOG E PRECISO DE UMA AJUDA ESTOU GRAVIDA DE QUASE 2 MESSES E JÁ TENHO UM FILHO DE 1 ANO NÃO POSSO TER OUTRO AGORA ME PASSE AS RECEITAS DAS PLANTAS ABORTIVAS QUE ESTÃO BLOQUEADAS ,NÃO TENHO CONDIÇÕES DE TER OUTRO FILHO JÁ TOMEI JÁ DE SENE, CHÁ DE CANELA EM PAU E CRAVO ,DE ARRUDA E NADA ME AJUDE ME MANDE POR EMAIL SE POSSIVEL O MAIS BREVE POR FAVOR

    ResponderEliminar
  48. suzi

    REspondi ao seu comentário, logo na hora mas, como de costume, perdeu-se e não tive mais tempo para responder, nem tenho agora.

    Idem para os outros comentários anteriores.

    giulia

    Acabei de publicar um texto com os comentários de "Plantas que Provocam Aborto". Está logo no início da página e tem, de certeza, resposta para si. Tenha paciência mas tem de procurar com calma. Eu não tenho a menor hipótese de responder a cada pessoa, por email... até porque as pessoas também não ajudam para que isso possa acontecer.

    ResponderEliminar
  49. qro saber se a pedra hume ou ume, realmente deixa a genitalia bem apertada e se faz algum mal?

    ResponderEliminar
  50. Não sei nem faço a menor ideia! Este texto não é de minha autoria

    ResponderEliminar
  51. Anónimo2/4/09 13:10

    Qrro saber se tem alguma planta q realmente emagreça,e tb alguma q instimula o apetite sexual..

    ResponderEliminar
  52. Anónimo5/4/09 18:09

    li em um livro q a agua oxigenada mata o vrus da herpes isso é verdade?me responda biranta.
    rosangela

    ResponderEliminar
  53. Já outras pessoas referiram isso: que a água oxigenada cura o herpes, admito que seja verdade

    ResponderEliminar
  54. eu gostaria de um chá bem popular, fácil de encontar e barato pra ajudar a descer a menstruação..Estou tomando um anticoncepcional que corta a minha menstruação e isso me faz inchar e aumentar uns 3 kilos em média, fico até uns 2 meses sem mesntruar e quando vem, vem bem pouco, a minha ginecologista falou que isso é normal devido á ação do contraceptivo..socorro por favor

    ResponderEliminar
  55. O chá é "bem popular", agora se é fácil de encontrar e barato, para si, isso é que já não sei.
    A erva que se usa para atrasos menstruais é a artemísia que também é conhecida como "losna" e tem vários outros nomes. P.ex: Crisântemos e caatinga de mulata são, no mínimo, aparentados. A Agoniada também serve para esse efeito.
    PORÉM... O seu problema pode não se resolver com isso ou SÓ com isso.
    A desregulação do período por efeito de drogas é um problema mais complicado. A "droga" pode estar a afectar o seu ciclo hormonal. O efeito da artemísia, nesses casos, é muito limitado e só resulta por acaso.
    Leia, com calma e atenção, os textos sobre plantas abortivas e os comentários. Encontra indiccações de como usar a artemísia.
    Já publiquei, em comentários, coisas sobre esse tema que talvez pudessem ajudar, mas como os textos foram todos apagados e estão a ser republicados agora, sem os comentários originais, julgo que esses comentários já não estão publicados.

    É um tema a tratar mas só quando tiver tempo... e não sei quando será.

    ResponderEliminar
  56. P.S.
    Talvez fosse bem melhor, para si, encontrar uma alternativa aos contraceptivos químicos.

    ResponderEliminar
  57. ola estou percebendo que estou um tanto com dificuldade a ter ereção oq devo fazer ou tomar?aguardo obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi falar que leite materno é tiro e queda!!!

      Eliminar
  58. Para esse tipo de problemas tem algumas dicas excelentes no texto: Impotência Sexual. Tem link na margem direita.

    Para o herpes labial há quem diga que o extrato de calêndula é excelente; também a aplicação de Aloé ou Babosa é recomendado por algumas pessoas. Eu, da última vez que tive, curei em 3 dias aplicando logo umas gotinhas de TINTURA DE AGULHAS DE PINHEIRO. Não doeu, não inchou, não alastrou, nem chegou a ganhar bolhinhas. Se for herpes mesmo, é o melhor que já usei. Se não for herpes não resulta tão espectacularmente. Há outras feridinhas que aparecem nos lábios, devidas a problemas emocionais e outros que não são herpes. Também já tive dessas. Via de regra as crises são desencadeadas por alimentação que "cai mal", mas são agravadas pelo estado emocional. Nesses casos há que cuidar da alimentação e fazer uns chazinhos calmantes.

    ResponderEliminar
  59. Ola, eu adotei uma cachorra abandonada e ela esta com sarna e pulgas gostaria de saber como curar a sarna, e se existe algo pra combater as pulgas, pois ainda não consegui eliminar todas!

    ResponderEliminar
  60. Uma infusão de arruda e poejo é óptima para lavar os animais domésticos, pois repele as pulgas e é inofensiva para bichos.
    Para evitar que os cães tenham pulgas: aplicar 2 colheres de sopa de alecrim fervidas num litro de água.
    Para a sarna pode-se fazer um preparado de azeite e alho e aplicar nas áreas afectadas: alguns dentes de alho, um pouco de azeite (conforme a área a tratar) deixar cozer em lume brando e aplicar o azeite.

    ResponderEliminar
  61. mimizinha8/9/09 23:56

    biranta tenho sinusite,como eu faço p curar com água oxigenada?tem como diluir lá em agua e colocar dentro do nariz?como eu faço?

    ResponderEliminar
  62. Ola voce que esta com miomas no ultero. Fiz um tratamento com a baba da babosa.

    Ingredients 3 folhas de babosa(so a baba),
    1 litro de mel e 3 colheres de pinga.

    Como fazer.
    Bata tudo no liquidificador, coloque em um vidro e tome por 9 meses. E muito ruim mas valeu apena,fiquei curada e tive mais 1 filho, que ja esta com 3 anos.

    ResponderEliminar
  63. Anónimo1/1/10 01:48

    Ola, vi neste blog que o remedio de babosa so da resultado se for com a casca, ja tenho tudo mas agora com este comentario acima fiquei indecisa.
    Outra coisa, tenho uma micose no couro cabeludo(tenho muitas coceiras e meu cabelo esta caindo muito) as vezes quando toco no meu couro cabeludo doi muito, as vezes sinto tambem como se tivesse muitos piolhos andando na minha cabeca, fui a diversos dermatologistas sem muito sucesso(moro em New York e aqui eles nao acreditam em remedios caseiros ) me ajudem por favor.

    ResponderEliminar
  64. Resposta para Anônimo de 13/08/07, às 11:36h, sobre tratamento natural para ESPORÃO DE CALCÂNEO (É EFICAZ!):
    Ingredientes:
    - folhas de aroeira
    - raiz de gengibre
    - álcool em gel
    Modo de preparo do Emplastro:
    - Ferve-se as folhas de aroeira para amolecer um pouco. Depois de esfriar, rala-se pouca quantidade da raiz de gengibre (pois o gengibre é picante e, se colocado em grande quantidade, arderá na pele. Caso, por descuido, vc coloque a mais e arda a sua pele, levante o emplastro, banhe o local com água gelada e torne a amarrar). Adiciona-se, pouca quantidade também, do álcool em gel ao gengibre ralado e às folhas cozidas de aroeira. Após misturar todos os ingredientes, o emplastro estará pronto para ser colocado e amarrado com um pano limpo no local afetado. De preferência, aplicar o emplastro à noite, antes de dormir, e retirar ao amanhecer.
    Indicações:
    - Esporões (de calcâneo, de coluna, etc.), pós retirada de gesso em fraturas, problemas ósseos em geral, problemas articulares em geral, problemas musculares em geral, inflamações externas onde não haja feridas e/ou escoriações (isto é, somente com a pele íntegra), etc...
    Boa sorte e... dê um feedback para que outras pessoas possam usufruir deste benefício.
    OBS.: A aroeira e o gengibre são antiinflamatórios naturais.

    ResponderEliminar
  65. ola!! eu tenho um cachorrinho pequeno e eu pisei nele sem querer ai ele ficou babando e eu ja dei remedio p ele anti_emorragico o q eu do p ele parar de baba!!!!

    ResponderEliminar
  66. Não sei responder.
    O aloé é um excelente cicatrizante interno... Eu, no seu lugar, daria uma colher de sopa de sumo de Aloé, ou babosa, duas vezes ao dia...

    ResponderEliminar
  67. meu bebe est com uma tosse orrivel qual melhor remedi vcs me endicaria bjsssss..

    ResponderEliminar
  68. Uma colherinha de mel, duas vezes por dia, faz milagres nesses casos. Junte uma ou duas gotas de própolis.
    Há quem faça xarope com sumo de laranja, sumo de ananás, sumo de acerola e açúcar mascavado ou integral. deixa ferver, em lume branco, durante algum tempo até engrossar e depois dá uma colherada de cada vez que a tosse vem... e junte 2 gotas de própolis
    Ou então faça, previamente, um chá de tomilho, bem forte, e junte aos ingredientes para o xarope, antes de levar ao lume.
    Também pode fazer xarope de casca de banana: levar o açúcar ao lume e manter até obter ponto de caramelo. juntar a casca de banana, cortada muito fininha, e deixar ferver durante 20 minutos. No final retira as casca da banana.
    Qualquer desses métodos serve.
    Ajuste as doses à idade do bebé.
    Boas melhoras.

    ResponderEliminar
  69. Eu gostaria de saber se existe algum remédio caseiro que auxilie na osteosporose. Obrigada.

    ResponderEliminar
  70. Olá, boas visto ter encontrado aqui neste blog/e ou site, eu queria deixar desde já outra receita caseira muito boa (pelo menos comigo resulta)

    Dor de ouvidos: aquecer num tacho um pouco de agua e em seguida juntar "malvas", que é uma erva que costuma encontrar com facilidade. Em seguida mexer bem. Depois pega um bocado de algodão e molha na agua e aplica no ouvido em questão. No dia a seguir a dor terá desaparecido por completo.

    Dor de dentes: colocar bastante vinagre num pano e em seguida colocar na parte da boca onde tem o dente a doer, coloca-se fora da boca, não dentro. A pele irá absorver e fazer com que chegue ao dente (criando assim como que uma anestesia).

    Com os meus melhores cumprimentos.

    Nelson

    ResponderEliminar
  71. Elizabeth
    Existe remédio caseiro para a osteoporose sim: São vários por sinal
    - Chá de cavalinha (equisetum arvense)
    - Casca de ovo triturada (mistura na comida ou engole com água).
    - magnésio
    - Chá rooibos
    E convém tomar também algum chá anti-inflamatório... há várias sugestões aqui neste site.

    ResponderEliminar
  72. Biranta, como vai?
    Adorei o site!!!!
    A fim de complementar as informações de Luis, aqui no Brasil usamos o SENE para prisão de ventre.
    É tiro e queda, mas tem q ser usasdo moderadamente (1 colher de chá da erva p uma xícara de água), a fim de evitar-se c´licas abdominais.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  73. Darlan Dantas17/6/10 02:30

    onde eu encontro o pó de enxofre?

    ResponderEliminar
  74. Oi, tudo bem?
    Estava pesquisando aqui achei este Site e sei que vai ajudar a muita gente.
    Minha Mae tem Alzheimeir ja tem quase uns dez anos, mas ultimamente, memso trocando fraldas, dando banhos, usando Dersani, continua aparecendo algumas marcas vermelhas , tenho receio de escaras, vc conhece algo bom e caseiro para me ajudar como fazer para dar certo? Muito obrigada, meu e_mail é meire-nunes@hotmail.com

    ResponderEliminar
  75. Darlan!
    Em drogarias... talvez. Não sei!
    Se tem dificuldades em encontrar o enxofre use o alho. Dá o mesmo efeito. Não exagere, não deixe demasiado tempo porque pode provocar queimadura...

    ResponderEliminar
  76. adorei o seu site.
    por favor tem alguma planta que cure ovário policistico. tenho muita vontade engravidar, mas o medico me disse que enquanto eu tiver com isso eu naõ consigo. por favor se tiver me mande por email.obrigada.....

    ResponderEliminar
  77. Biranta obrigada pela dica do alho e azeite,vou aplicar na minha cachorra,depois conto o resultado.Um abraço.

    ResponderEliminar
  78. o quiabo mestura-se com café pronto?

    ResponderEliminar
  79. Faz-se mistura de café em grão e quiabo torrado, antes de preparar o café. Prepara-se o café usando essa mistura.

    ResponderEliminar
  80. oi birata, td bem com vc? birata por favor me der uma receita caseira e eficaz para frieira mas conhecida como micose dos pés obrigado e um abraço.

    ResponderEliminar
  81. Antes de mais uma correcção:
    As frieiras são descritas como micose sim, (embora os tratamentos tenham que ver com a activação da circulação) mas não são a micose conhecida como "micose dos pés" essa é a "tinea pedis", ou pé de atleta... Talvez possa haver conjugação das dus micoses, nalguns casos mas, tanto quanto sei, não são a mesma coisa~.
    Acabei de publicar um texto sobre o tratamento de frieiras. Vá até lá. Tem muito poer onde escolher.
    TODOS os tratamentos são eficazes, desde que se persista. Se desconfia que tem também micose dos pés (ou seja que micose for) então opte por um dos tratamentos com alho. Serve para curar qualquer micose.

    ResponderEliminar
  82. eu estou com gripe direto,pois eu tenho bronquite .o que eu poderia tomar ,para ficar melhor . obrigado,espero sua ajuda

    ResponderEliminar
  83. Tenho vitiligo, vcs sabem de alguma coisa que possa ajudar???
    sofro muito com essa doença.

    ResponderEliminar
  84. Ola Biranta ,quero lhe fazer uma pergunta, minha filha tem plaquetas baixa e não pode tomar qualquer analgésico e esta com uma gripe forte que remédio poço dar para ela pode ser remédio caseiro por favor me responda , desde já muito obrigado , um forte abraço !!!!

    ResponderEliminar
  85. olha gente eu peguei sarna e foi passando para minha familia, uma loucura fui ao medico e ele me receitou tetmosol, tambem mandou ferver todas as roupas, lençoes toalhas roupas intimas,tudo, tudo mesmo fiz axatamente com ele mandou e deu certo. O segredo e ferver todas as roupas, usar o tetmosol em todos os banhos por varias semanas
    e toda roupas usadas fever novamente a cada lavagem so asssim acabara com a escabiose.

    ResponderEliminar
  86. olha gente eu peguei sarna e foi passando para minha familia, uma loucura fui ao medico e ele me receitou tetmosol, tambem mandou ferver todas as roupas, lençoes toalhas roupas intimas,tudo, tudo mesmo fiz axatamente com ele mandou e deu certo. O segeredo e ferver todas as roupas usar o tetmosol em todos os banho por varias semanas
    e toda roupas usadas fever novamente a cada lavagem so asssim acabara com a escabiose.

    ResponderEliminar
  87. SARNA DE CACHORRO. Passar óleo queimado de carro. Sabe aquele óleo que as pessoas trocam no posto de gasolina, o que já está queimado. Vá no posto e peça um pouco de óleo queimado. Passe nas sarnas do seu cachorrinho ele irá ficar melado com isso. Pode ser que ele lambe mas como a sarna precisa de oxigenio para sobreviver com o óleo ela desaparece rápido. É uma receita caseira. Funciona, mas tem que ser passado todos os dias nas áreas afetadas. Não lave seu cachorro, isole ele em um cantinho. Não passe muito só esfregue o óleo igual um bronzeador e deixe até que toda sarna saia. Para lavar use sabonete para sarnas pra reforçar. Use o sabonete em voce se voce pegar sarna. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  88. olá !!o meu cachorro esta muito gripado queria saber se alguma planta serve para fazer um chá pra ele? ou chá só faz efeito em pessoas, ou seja, em gente e nao em animal...? obrigado se poder responder e que DEUS continue abençoando cada um e todas as pessoas que mandam comentario na realidade que DEUS abençoe o mundo ,o planeta todo...tchau DEUS é fiel!! e melhoras para todos que tiram duvidas em relaçao há gripe.

    ResponderEliminar
  89. Ola biranta..adoooorooo suas dicas sou super fa do seu bloog e gostaria de saber mais sobre o uso da padra hume....se faz banho de assento ou oq...e se possivel mais receitinhaas para apertar a vagina tbm... Beeijo!

    ResponderEliminar
  90. Anónimo, usei enxofre em pó misturado com azeite de dendé. O azeite apenas serve para manter o pó aderido ao corpo do animal (cachorrinho). O nosso foi várias vezes ao veterinário e usou tantos remédios que a veterinária disse que só podia ser sarna demodécica, que não possui cura. aplica-se a plasta de enxofre em todo o cachorro com exceção dos olhos. Como se fosse um creme na pele antes de dormir. Deixa dois dias e lave-o e enxágue com Triatox diluído: 1 a 2 colheres de chá para 1 litro. O cheiro é forte. Deixa ele secar sozinho na sombra sem uso de toalha. Bom seria colocar aqueles cones enquanto estiver secando e com o enxofre. Deixa 1 a 2 dias de descanso e repete o processo até 3 vezes com os intervalos de descanso. O cone é para ele não lamber e fazer mal ao estômago pelam quantidade ingerida.

    ResponderEliminar
  91. O chá de tomilho e/ou o chá de flor de laranjeira e/ou o chá de hortelã, podem ser dados aos animais (cães e gatos) e curam inflamações tais como constipações. REduza a dose em função do peso do animal; isto é: se você toma 3 ou 4 chávenas por dia e pesa 60 Kg, se o seu animal pesa 10 kg dá-lhe aproximadamente 1/6 dessa dose; se pesa 3 quilos dá-lhe 1/20 da sua dose. Faça as contas considerando que toma 3 x 200 ml por dia...

    ResponderEliminar
  92. Boa noite, desde já os meus parabéns pela iniciativa na criação deste blog, é excelente haver pessoas com a iniciativa de partilhar "conhecimento"!! =D
    Apenas gostaria que esclarecem a seguinte duvida. Recentemente uma amiga minha enfermeira informou-me que pegando numa "tampa" cheia de água oxigenada de uma garrafa de litro e meio e a entornar na respectiva garrafa cheia de água, diluindo bem, e beber de seguida essa mesma garrafa de água toda antes de um treino que aumenta a resistência fisica. Agora a minha duvida é até que ponto deverei acreditar ou não e experimentar este processo.

    ResponderEliminar
  93. João!
    Não sei responder á sua pergunta. mas há uma coisa que garanto: mal não fará embora me pareça difícil beber um litro e meio de água tudo de seguida...

    ResponderEliminar
  94. eu gostaria que voce me desse s receita de um xarope caseir pra gatos ,por favor .
    o boris tá miando fanhoso deve ser a garganta

    ResponderEliminar
  95. Xarope caseiro para gatos eu não sei, mas sei de um chá:
    Faça chá com tomilho, hortelã e flor de carqueja (nas doses normais para humanos). Dê 5 ml, numa seringa, 3 vezes ao dia. Também pode dar 5 ml de água com 3 ou 4 gotas de água oxigenada, além do chá, 1 ou 2 vezes por dia. Melhora a hidratação e ajuda a curar. No limite, junte uma cabeça de cravinho a esse chá. Não se esqueça de fazer a conversão da dose de humanos (uma xícara 3 ou 4 vezes ao dia) para o peso correspondente do seu gato...

    ResponderEliminar
  96. Anónimo5/4/12 01:16

    Olá,boa noite,gostaria que me indicasse algo para o tratamento das trompas; pois tenho trompas obstruídas e só deus sabe o quanto seria importante no meu problema,então conto com a colaboração de todos e que deus os abençõe.beijos e obrigada

    ResponderEliminar
  97. Faça um tratamento prolongado com sumo (suco) de Aloé ou Babosa, tomando 2 vezes por semana, no mínimo.

    ResponderEliminar
  98. para pé-atleta lavar com agua oxigenada.tiro e queda

    ResponderEliminar
  99. O enxofre de farmácia não se dilui na água. Para tratamento de pele como sarnas, acne/espinhas, etc, faça uma pasta com azeite de oliva e passa no local.
    De preferência da noite para o dia, lavando assim que acordar e se tratar de problemas em locais que ficam expostos, passar filtro solar. Usei muito pra pele e ainda uso, é excelente.

    ResponderEliminar
  100. EU ESTOU COM COCEIRA NO COURO CABELUDO E NAO SEI O QUE FAZER

    ResponderEliminar
  101. favor me ajude com um mal cheiro forte q venho tendo a avarios anos estou assim
    ja passei pomada tomei remedio e nada foi resolvido algem me ajudepor favor ja estou ficando com depressao

    ResponderEliminar
  102. para sarna é óleo queimado

    ResponderEliminar
  103. qual o remédio caseiro pra sífilis ?

    ResponderEliminar
  104. Meu namorado quebrou os dois braços e disseram a ele que o enxofre era bom para a consolidação dos ossos. Isso é verdade? Se sim, como se prepara e qual tipo de enxofre se usa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é para usar internamente coma cebola e/ou alho. Mas, para a consolidação dos ossos o que se usa são os compostos de cálcio com magnésio e vit D. No entanto, o alho e a cebola não fazem mal a ninguém...

      Eliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.