2007-01-12

Couve Roxa.

É sabido que se podem tratar muitas doenças e maleitas apenas com a alimentação; sabendo comer.

Hoje vou sugerir-vos um “acompanhamento” barato e excelente para a saúde.
Comprar uma couve roxo fresca e prepará-la (lavar e cortar) como para salada. Temperar com algum sal, azeite e bastante vinagre. O Vinagre deve ser suficiente para ajudar a conservar e a manter a cor (evitar a oxidação), mas não em demasia a ponto de prejudicar o sabor.

Para que a couve não seque, mantendo-se “viva” e estaladiça, pode-se escaldar com um fio de água a ferver, equivalente a uma chávena de café… Isso permite reduzir a quantidade de vinagre e não deixa secar.
O que não utilizar de imediato pode guardar num boião fechado, no frigorífico. Conserva-se muitos dias sem qualquer problema. Guardar sem escorrer; isto é: com todo o "molho" (o líquido) resultante da preparação.

Depois é só retirar a quantidade necessária para acompanhar cada refeição ou para misturar nas saladas frescas.
Acompanha qualquer prato dando um toque, saudável, de requinte podendo, inclusive, ser aquecida...
Também pode juntar à sopa, na hora de servir.

Benefícios da couve roxa:

Propriedades: antianémica, antidiarréica, antiescorbútica, cicatrizante, depurativa, diurética, emoliente, hipoglicemiante. Descongestionante, vermífuga

Retirado daqui:
Hieronymus Bock, célebre médico alemão do Renascimento, considerava a couve-roxa como um cicatrizante
Porém, o cepticismo do século XIX relegou a couve às cozinhas, tornando-a, quando muito, um remédio caseiro. Parece, no entanto, que a sua função medicinal não terminou, pois os fitoterapeutas actuais reconhecem nela a maioria das propriedades que os antigos já lhe atribuíam.
Pelo que se sabe da composição química da couve, não é possível explicar exactamente a sua actividade terapêutica.
Além de cerca de 92% de água, a couve contém, como a maioria das crucíferas hortícolas, pequena quantidade de uma essência sulfurada, 1 a 4% de protídeos, 5 a 7% de glicídios, entre os quais mucilagens, 0,3% de lipídeos, minerais, como fósforo, cálcio, iodo, etc, pequenas quantidades de provitamina A e vitamina B; e grande quantidade de vitamina C (0,05 a 0,08%).
As suas inumeráveis propriedades e a sua actividade anti escorbútica são há muito conhecidas: devido ao uso da couve fermentada nos navios, finalmente foi possível vencer o “escorbuto marinho”. É importante salientar que a variedade mais benéfica é a couve roxa consumida crua ou, em caso de intolerância, cozida.
Em obra recente, um médico francês atribuiu-lhe cerca de 80 aplicações distintas.

«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

12 comentários:

  1. Anónimo3/7/07 19:47

    Concordo plenamente.A couve roxa é muito benéfica para a saúde, nomeadamente para a pele, pois desde que a conhecei a encorporar nas minhas saladas, notei que a minha pele adquiriu um aspecto novo, mais brilhante.Experimentem, dá uma cor espantosa às saladas, bem como tem um sabor bastante agradável.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/1/08 23:23

    me interessou saber que trata maleita.... COMO? Se não tem cura? Qual seria o efeito? Nas crises ou comer sempre?
    Meu marido foi pescar e foi picado pelo mosquito. Ficou muito mal, e teve recaídas, não pode doar mais sangue. Seria a couve ou o repolho roxo?. Planto ervas e gostaria de mais informação. Um bj, Leila B.

    ResponderEliminar
  3. Leila!
    Eu não sei se maleita não tem cura. Mas eu estive em África, nas ex-colónias portuguesas, tive paludismo e nem me lembro da última recaída.
    A couve roxa pode ajudar, mas eu acho que você tem um remédio mais à mão que talvez faça maravilhas: é a catinga de mulata, que também responde pelo nome tanaceto e por muitos outros.
    A couve pode usar com regularidade e o chá também, mas pode e deve fazer sobredosagem nas crises.
    Além disso tem de preparar uma tintura de cravinho e habituar o seu marido a passá-la na pele quando vai pescar porque afasta os mosquitos. Quem sabe se tomar umas gotas da tintura não ajuda? É boa para todo o tipo de inflamações ou infecções, incluindo as do aparelho digestivo.
    Uma outra coisa, bem simples, que afaasta os mosquitos é a borra de café. Ele também pode levar um saquinho com borra de café e espalhar perto do local onde pesca.

    Carlos
    Agradeço a visita. Divulgue s.f.f. porque muitas pessoas necessitam e não sabem que o blogue existe.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/1/08 14:57

    o seu blog, tem a muito tempo o link no meu. . queria saber que você aconselha para um atleta como eu. Pratico atletismo amador, trenó todos os dias e normalmente tenho provas todos os fins de semana. Preciso algo, para melhoramento respiratório, físico. Espero uma boa dica para melhorar as minhas marcas.

    ResponderEliminar
  5. BOAS
    EU GOSTAVA SABER SE A COUVE-ROXA E BOA PARA ANEMIA NO SANGUE?,É QUE EU SOFRO DE ANEMIA NO SANGUE.
    MUITO OBRIGADA
    tania pratas

    ResponderEliminar
  6. A couve roxa é boa para anemia sim!
    O sumo de beterraba vermelha também.
    Há aí um texto chamado "Sumos com efeitos medicinais" que tem outras sugestões também úteis.

    O tratamento que dizem ser infalível para a anemia é o chá de alecrim: ferver um galho dee alecrim em um copo de água durante 5 a 10 minutos. coar e beber meio cálice em jejum. Manter em frigorífico (geladeira). Repetindo 5 vezes o tratamento (um litro de chá), dizem que cura qualquer anemia, por mais rebelde que seja.


    E não se esqueçam de aderir ao boicote dos pagamentos das facturas da NET (ver textos acima) porque se o problema não se resolver, estes textos também acabarão por desaparecer, visto ninguém quer saber, desde que os utentes continuem a pagar...

    ResponderEliminar
  7. Carlos Lopes.
    Devido a todas estas confusões, o seu comentário ainda está sem resposta. Mas ainda não é hoje, peço desculpa. Prometo que vou tomar nota (para não voltar a esquecer) e responderei em breve.
    Ainda assim e só de passagem: o chá de alecrim aumenta muito a resistência física, a disponibilidade para o esforço (eu que o diga). Voltarei ao assunto.

    ResponderEliminar
  8. Oi Birata, gostei demais do seu espaço, e aproveito pra te dizer que foi e tem sido de grande valia pra mim.Tomei o chá de arruda, tintura de cravinho,canela e cachaça (tudo junto)2 vezes ao dia durante 2 dias consecutivos, e nas madrugadas às HS:4:00 da manhã a tintura de agoniada, um vasinho de 100ml(todo,pois o famaceutico me disse que poderia tomar de 1 vez)(é baratinho R$ 4,00)é no segundo dia desse processo na magrugada a menstruação deu sinal. Eu nunca tinha ouvido falar desses remedios caseiros e como tava com atraso de 15 dias, procurei e achei o site.
    Obrigada por ter um espaço para ajudar tantas pessoas. Valeu Birata, continuo a te acompanhar procurando outros beneficios, coloco a minha experiência para que as pessoas tenha fé e acreditem, pois, dá certo, é só fazer tudo certinho!

    ResponderEliminar
  9. Agradecemos o testemunho. São sempre úteis!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/3/10 16:33

    Ola Biranta,parabens pelos conselhos que dá.estou a adorar de ler,aprende-se muita coisa boa.Agora gostaria que me desse um conselho ou remedio caseiro para engravidar.Ja fui ao médico e dis que esta tudo bem,mas tenho algum tempo a tentar e nada.e desejava de verdade poder ter entre os meus braços um bebe meu.desde ja lhe agradeço.obrigada.Dores

    ResponderEliminar
  11. Se andou a tomar anticoncepcional pode demorar algum tempo para conseguir engravidar. Mas se o médioc diz que está tudo bem é só uma questão de tempo. Ainda assim cuide da sua alimentação, evite (ou reduza consideravelmente) o café, veja a lista dos abortivos que publiquei e evite-os a todos. Chá só de cidreira (melissa) e muito fraco. pode usar e abusar dos inhames, da soja, do lúpulo (levedura de cerveja) mas dose reduzida também. Pode comer grão de bico, feijão (sempre moderadamente)... Evite o stress e as correrias, encha-se de Paz porque isso ajuda muito.
    E verá que resulta.
    Felicidades!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.