2009-05-05

Tratamentos Usados para Micoses



Tratamentos Usados para Micoses.
Este texto destina-se a descrever alguns tratamentos eficientes para micoses.
A descrição de “micose”, os seus diferentes tipos, as formas de contágio, ou de como aparecem, e os cuidados genéricos a ter para as evitar ou beneficiar o tratamento existem, profusamente, por aí na NET.

Resumidamente: micose é provocada por um fungo. Existe uma enorme variedade de fungos e de micoses que podem afectar a pele, as unhas e também internamente.
Todas as pessoas estão expostas aos fungos, mas só em condições “favoráveis” eles se instalam. Daqui decorre que tem de haver alguma “fragilidade” do indivíduo (fragilidade de imunidade – é muito comum nos diabéticos), ou favorecimento ambiental, para apanhar micose.
As micoses gostam de calor e humidade, por isso devem manter-se o mais secas possível as partes afectadas com micose e não usar roupas sintéticas, calçado de borracha e/ou apertado…

TRATAMENTO:
A cura completa das micoses é demorada. Há que ter paciência e persistência e tem de se continuar o tratamento por algum tempo, depois da micose desaparecer, para evitar recaídas.

O cravinho, ou cravo da Índia (que os espanhóis designam “Clavo”), cuja designação científica é “eugenia caryophyllata (Thumb)” é um excelente tratamento para todas as afecções ou infecções, inclusive da pele e também para micoses, de todo o tipo.
Todavia, dependendo do tipo de micose, pode haver outros tratamentos naturais com melhores resultados, como este: Manchas na Pele; ou este: Com a Folha de Mandioca.

Cravinho é um condimento, de sabor intenso, que se usa para cozinhar, nos enchidos, produtos de fumeiro, etc.
Pode adquirir-se em qualquer supermercado, na respectiva secção de Especiarias.
Para estes tratamentos é preferível adquirir o cravinho em grão, mas também serve moido.

Um dos possíveis tratamentos para micoses faz-se do seguinte modo:
Coloca-se uma colher de sopa de cravinho num recipiente de vidro próprio para ir ao lume (pyrex) e junta-se azeite. Aquecer em banho-maria sem tapar, por alguns minutos. A seguir tapa-se o recipiente e deixa-se arrefecer. Depois usa-se o azeite para aplicar nas zonas afectadas.

Também se pode preparar tintura de cravinho, já descrita noutro artigo. Para tratar as partes afectadas misturam-se umas gotas desta tintura (duas ou três gotas, ou mais conforme a área a tratar) num bom creme ou óleo e aplica-se. Igualmente se pode aplicar a tintura, directamente na área a tratar (incluí as unhas) e depois aplicar um bom creme ou óleo, para hidratar e ajudar a pele a recuperar. Por isso a conveniência de usar a mistura com azeite…

A tintura pode ser usada internamente, misturando duas ou três gotas em água, sumo de maçã, ou chá…
Se se preferir, pode-se aquecer ligeiramente a água com as gotas de tintura, ou misturar em chá quente, para evaporar o álcool... No entanto, para adultos, estas quantidades de álcool não têm a menor hipótese de prejudicar.
Fazer os tratamentos duas ou três vezes ao dia, conforme as possibilidades. Mesmo que os tratamentos não sejam muito regulares, nem diários, os resultados aparecerão, desde que se persista.

Outros tratamentos que costumam ser aconselhados para curar micoses:
Fazer uma infusão forte com alecrim, arruda, eucalipto, folha de nogueira, alfazema, alho, juntando vários ou todos estes ingredientes. Lava-se, demoradamente, ou aplicam-se pachos, nas partes afectadas.
Se for nas mãos ou nos pés mergulham-se na infusão e mantem-se durante 10 ou quinze minutos, ou mais se for possível.
Quando se usa eucalipto pode-se juntar uma colher de vinagre, para intensificar o efeito, imediatamente antes de aplicar.
Depois da aplicação da infusão deve-se usar um bom creme ou pomada.
Devem preferir-se os cremes que contenham aloé (babosa), ou arnica, ou calêndula, ou jojoba, melissa.
Também se podem fazer tratamentos aplicando aloé, directamente (qualquer espécie de aloé). Abre-se o aloé e coloca-se um pedaço, com a parte interna em contacto com a área afectada, fixando com uma compressa ou penso e deixa-se durante a noite. Este tratamento serve também para remover calos e calosidades, incluindo calos moles, internos…
Tomar aloé é sempre recomendável e benéfico em quaisquer casos de problemas de pele a afins

Há vários outros produtos que se diz serem eficientes no tratamento de micoses.
São eles:
Copaíba (cápsulas para uso interno)
Sabonete de Aroeira
Candeia (Eremanthus Erythropappus)
Tintura de Mostarda
Óleo de Rícino
Tintura de iodo

Há pesoas que têm uma "fé inabalável" no uso de essência (perfume) de alfazema (lavanda), cujo uso continuado garantem ser suficiente para resolver este tipo de problemas... nem que seja ao fim de longos meses... Têm uma vantagem: cheiram bem!

Há muitos tratamentos por onde escolher. Por isso, em caso de micose, não deixe de consultar o seu médico dermatologistas, escutar os conselhos dele, mas, se os tratamentos falharem… CUIDE VOCÊ DA SUA SAÚDE.
Evite tomar os medicamentos mais comuns que são usados para estes casos, porque fazem mais mal do que bem.
Se for o caso (se lhos receitarem), exija conhecer, com detalhe, o que vai tomar, bem como todos os efeitos secundários confirmados e possíveis. É um direito seu!
Nalguns casos estes produtos dificultam a cura, porque, fazendo mal ao organismo, prejudicam a recuperação e saúde dos tecidos, logo, a sua capacidade de imunidade às afecções.

É bom e recomendável evitar abusar de alimentação “pesada”, porque as toxinas que ingerimos são eliminadas também pela pele e podem favorecer estes e outros tipos de afecções, para além de prejudicarem a cura.
Não esqueça de persistir nos tratamentos até depois de curar.
Mude de tratamento, se preferir, mas não desista.

«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

95 comentários:

  1. olá,
    Tenho explorado um bocadinho o seu blog nos últimos dias e estou a achar muito útil.
    Tenho 2 duvidas que gostaria que me esclarecesse:
    1. Quando diz que se deverá juntar algumas gotas de tintura de cravinho a um bom óleo ou creme para o tratamento de micoses, qual deverá ser aproximadamente a proporção?
    2. Para a preparação da tintura de pinheiro, qual a parte da árvore que se deverá utilizar, e deverá ser fresca ou seca?
    Desde já muito obrigada pela sua resposta e parabéns pelo óptimo trabalho aqui desenvolvido.

    ResponderEliminar
  2. Ana!
    A quantidade de gotas de tintura de cravinho depende da área a tratar e do concentração da tintura. Tratando-se duma tintura com mais de 2 semanas usa a quantidade de gotas suficiente para molhar toda a área. p. ex: suponha que você tem uma micose entre os dedos dos pés. Coloca um pouquinho de creme ou óleo na palma da mão, o suficiente para a área a tratar e junta uma ou duas gotas de tintura. Mistura com o dedo e aplica. Também pode aplicar a tintura primeiro e depois o creme ou óleo. É mais fácil dosear porque usa a tintura necessária para molhar a área respectiva. Em qualquer caso, em aplicação tópica não há problema de sobredosagem, a não ser o desperdício de tintura. Quanto ao creme ou óleo também terá de ser o suficiente para hidratar. Se a pele fica seca terá de aplicar mais creme ou óleo ou usar um produto mais hidratante.
    A tintura de pinheiro eu faço com as agulhas frescas.

    ResponderEliminar
  3. OLÁ... eu tenho uma micose na verilha e genitais essa parte toda afectada ja a 9 meses ja fui a 3 dermatologistas diferentes e nunca curou totalmente e Vi este blog ontem vi coisas que me podem ajudar decidi tirar a receita do alecrim,arruda,eucalipto, f.nogeira e etc...queria saber se resulta mesmo e quantas infusões sao presisas para "matar" o fungo de uma vez por todas? há e tb o creme hidratante poderá ser aloé vera cortando a planta ela deita aquela babosa ...gostava que me esclarese-se OBRIGADO... assinado: JORGE CABRAL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tome ivermectina ou use pomada ginecológica ambos combatem fungos.

      Eliminar
  4. Jorge
    Não lhe sei dizer quantas infusões são necessárias. Curar cura mesmo, isso posso garantir, mas pode demorar várias semanas. A vantagem destes tratamentos é que, se for insistindo, mesmo que não muito regularmente, acabará por curar. Tenha atenção à dieta: não coma refeições "pesadas" e tenha atenção às frutas também. Algumas frutas desta época prejudicam os problemas de pele, sobretudo quando muito ácidas e/ou mal maduras. Se há micose, corre o risco de agravar.
    O aloé é uma excelente opção. abre a folha ao meio (um pedaço) e massaja, com ela, toda essa zona, à noite, de preferência depois de aplicar a infusão. Não limpa. Deixa secar mesmo assim e fica até ao dia seguinte.
    Também pode tomar o sumo de Aloé, de vez em quando, porque elimina as toxinas e, portanto, favorece a cura. Como pode ver no texto de que lhe deixei o link, eu faço o sumo de aloé usando sumo de maçã e fica óptimo.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/7/09 18:49

    muito obrigado pelos concelhos este blog é muito bom...esperemos que de resultado depois eu se der certo eu digo qualquer coisa o sumo de aloe vera ja o conhecia dizem que ele cura cancros e tudo ...sei quem o fassa mas ainda n tomei espero brevemente obrigado...jorge cabral

    ResponderEliminar
  6. eu não entendi como passo a folha de mandioca

    ResponderEliminar
  7. Não passa a folha de mandioca.
    FAZ CHÁ com a folha de mandioca e aplica O CHÁ no local. Lava com o chá.

    ResponderEliminar
  8. ta eu tomo banhoo normal.dai eu passo a agua que ferveu neh.mais depois posso me seca normalmente ou tem ke esperar secar sozinho???

    ResponderEliminar
  9. Se ouder, passe o chá e deixe secar; se não puder esperar, espere um pouco e seque sem esfregar.

    ResponderEliminar
  10. obrigadaaa..axo q nao tem problema ne de passar o chá e o cravo da india neh

    ResponderEliminar
  11. tenho uma micose axo que é a famosa chamada micose de cachorro,tratei dela com varios remedios até tomei,sem se falar que usei micofim que queima e ela nao sara mim ajuda por favor,ja mim sinto sem forças ela fica em cima do pé e corça tanto que passo até pente...
    xau obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Talvez o texto:Tratamento Para Micoses seja útil.
    Vá até lá...
    Ou então siga alguma das dicas deste texto aqui...

    ResponderEliminar
  13. Biranta, Boa Noite!
    Achei super interessante o tratamento utilizado para curar micose, porém gostaria de saber se tambem funciona para micose de UNHA.
    Muito grata pela prestação de serviço.

    ResponderEliminar
  14. Para micose de unha usa a tintura de cravinho. Também pode usar chá de arruda ou chá de alecrim. Faz os chás bem fortes e mergulha a unha, durante algum tempo, no chá bem quente.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/9/09 16:27

    Birante há quase 2 anos saiu uma micose, atrás do meu tornozelo na perna direita e começou como um caroço de picada de abelha, não doia nem coçava, foi aumentando fazendo bordas altas e avermelhadas e coça um pouco, já fui ao dermat. mas ela não sabe o que é pois fez uma biópsia tirando um pedacinho no centro da ferida que tinha, mas pesquisei, e descobri que a micose tem essa aparência, e o centro tem aspecto de curado e então os fungos se instalam nas bordas e ali se proliferam, por isso a biópsia não deu nada. Biranta começou com uma circuferencia de uma uva e agora já é de uma laranja das grande pra ter-se uma idéia. Eu não aguento mais olhar pra isso. Já usei creme de dexametasona, bacitracina e dermacerum pra fechar as feridas que se abriram. Me ajuda, me envie um e-mail sobre o que devo fazer. Obrigado. eaes@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. ola,tb,como faco para curar micose na unha,de crianca.

    ResponderEliminar
  17. Pode usar a tintura de cravinho. Talvez o chá de folha de mandioca, referido noutro texto também ajude.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. eaes(at)hotmail!
    Aconselho a que faça 3 tratamentos ao mesmo tempo: faça uma das infusões indicadas no texto ou nos outros textos sobre micose (use as folhas de mandioca, p. ex.). Depois de lavar ou manter a área afectada dentro da infusão durante uns minutos, aplique tintura de cravinho e depois (ou passado algum tempo) pode e deve aplicar a folha de Aloé ou Babosa.
    Tem um link para um texto sobre a babosa aí em cima noutro comentário.

    patrícia
    Para micose de unha, em criança, o mais indicado é usar a tintura de cravinho, como explico aí noutra resposta. Não descure os tratamentos, insista que consegue curar. Defve manter os tratamentos durante algium tempo depois de curar, para garantir.

    ResponderEliminar
  20. Olá,
    Estou a recuperar de uma micose. O tratamento foi feito com a folha de aloé vera. Recomendo.

    ResponderEliminar
  21. Olá... eu tenho uma irritação entre os dedos midinho e anular, apenas na mão esquerda, já fazem 8 meses. Aparecem uns carocinhos, a pele fica ressecada (as vezes com aspecto de queimada) e coça um pouco. É como um ciclo. A pele começa a irritar, os sintomas ficam por uns dias e vão sumindo gradativamente.... alguns dias depois de sumir aparecem novamente, e assim sucessivamente. Utilizar a tintura de cravinho é indicado nessa situação? A dosagem, neste caso, seriam gotas suficiente para cobrir a área não é? Eu posso usar oleo de amendoas para hidratar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  22. Pode usar a tintura de cravinho. Uma gota chega. E também pode usar o óleo de amêndoas doces para hidratar.
    Isso tem todos os sintomas de ser irritação devida à alimentação... os frutos ácidos (ou mal amadurecidos) podem fazer isso...

    ResponderEliminar
  23. Obrigada.
    Agora que você mencionou eu prefiro comer frutas pouco maduras, principalmente banana e manga. Vou rever a questão da minha alimentação e vou associar com tintura de cravinho.
    Parabéns pelo Blog. Muito interesante!
    =)

    ResponderEliminar
  24. ola, ha 3 anos venho sofrendo para tirar manchas brancas da minhas costas e barriga, e cada vez mais aumentan essas manchas, ja fui e 3 ou mais dermatologistas e nada adiantaou,, so joguei dinheiro fora, eles dizem ser um fungos do meu cabelo q come a melanina da pela, mas todos q vem a mancha dizem ser micose. o que eu devo fazer? pois agora chegando o verao nao tenho coragem nem de ir a praia
    desde ja obrigada

    ResponderEliminar
  25. Ola Biranta

    Tenho andado vendo seu blog e achei super interessante....estou com problemas com minha filha de 9 anos que tem moluscos pelo rosto, o que vc recomenda?

    ~Carlos

    ResponderEliminar
  26. Ola!
    Estive a ler o seu bloog e gostei muito do que li.
    Tenho só algumas duvidas em relação a ingestão de Aloe Vera, pois dizem que a Aloína, substancia mais escura que se encontra perto da folha por dentro, deve ser evitada. Como faço então para fazer o sumo ponho so o Gel de dentro da planta?
    Tambe lhe queria pedir um conselho. Ando com um problema de pele, nos pés pode ser uma micose, e comprei o gel de Aloevera (certeficado , comprei-o numa ervanaria, mas não deu resultado, sera melhor arranjar uma planta? è mais eficaz????? Gostava mesmo que isto me passa-se pois ja esperimentei 6 tipo de produtos diferentes pomadas etc.

    Um abraço
    Nuno

    ResponderEliminar
  27. achei uma gatinha de 1 mes ,levei para casa, uma semana depois se declarou a sarna,a Dra dei SARNASOL SPAY, QUE ENVENENOU ELA, mandou para ,e só faz bahno ,NA PET,uma Vez por semana ,o resto do tempo a SARNA CONTINUA ATACANDO...EU POSSO PASSAR TINTURA DE CRAVO ? puro ? ela vai lember ?vai li fazer mal?obrigada por me responder ,ela é tant pequena, dá dor de ver ela se cacando ....

    ResponderEliminar
  28. Eu já apliquei tintura de cravinho em feridas, nos meusa gatos, mas são adultos. Para uma gatinha tão pequena seria preferível passar com a folha de aloé ou, se a folha de aloé não resultar, fazer um preparado comazeite e alho e juntar uma gorta de tintura de cravinho: colocar 4 ou 5 dentes de alho em 50 ml de azeite e deixar ferver em lume brando. Depois deixar arrefecer e passar na zona afectanda juntando apenas uma gota de tintura de cravinho. P*ode-se guardar durante vários dias sem qualquer problema.

    ResponderEliminar
  29. Nuno!
    Pode usar a folha de Aloé retirando a casca. Na verdade, há quem recomende que se deixe um pouco da casca porque funciona como depurativo e ajuda na cura das doenças da pele. Eu só deixo um pouco da casca quando pretendo efeito laxante...
    Para a micose dos pés o aloé pode não ser suficiente. Depende do tipo de micose. Eu prefiro usar a tintura de cravinho com algum creme hidratante... Também pode usar a folha de mandioca referida noutro texto.

    ResponderEliminar
  30. Índio Kalapalo5/1/10 14:39

    Cara Biranta,
    Comecei a usar a tintura de cravos ontem à noite inspirado em sua receita.
    A parte de cima de três dedos de um de meus pés apresenta pequenas manchas vermelhas e arredondadas. Entre os dedos está tudo bem. O troço não descama e não há mal cheiro, mas tenho comichões que não me deixam dormir à noite. Recorri ao médico. Receitou dois cremes - antimicose e corticóide. Meus três dedos estão inflamados, quentes e dolorosos. Usei, mas a situação piorou lentamente nos últimos 15 dias e resolvi buscar outro médico. Tenho consulta marcada para amanhã.
    Antes disso, encontrei o blog de Biranta, ou os blogs de Biranta, porque já li todos, e comecei a desenvolver minhas aptidões de bruxo ou alquimista.
    Ontem já usei a tintura de cravos depois de esperar pacientemente por 24 horas, e durante o dia higienizei com água oxigenada. Devo confessar que passei grande parte da noite acordado pelos comichões. Hoje, atento às diretrizes de Biranta, de que é preciso ser persistente, já fiz a primeira limpeza e passei novamente a tintura, desta vez pura.
    É que observei ontem à noite que ao juntar óleo de olivas ao preparado, a parte inflamada ficou mais quente e os comichões se intensificaram. Já a água parece retirar um pouco da força da tintura.
    Hoje pincelei os dedos com ela pura. Estou sempre de sandálias e não sinto comichões durante o dia. O problema surge à noite, quando me aconchego quentinho sob o edredon. Vou dar notícias do desenvolvimento da experiência.
    Outra coisa, doce Biranta, gostaria de saber qual babosa devo usar em caso de necessidade. Diga-me se servem as que vejo pelos jardins alheios e públicos. Não me consta que existam casas de ervas como as do Brasil ou Portugal na região onde moro, em Côte Dazur.
    Abraço a Biranta e a todos os desgraçados que, como eu, buscam sua sabedoria.

    ResponderEliminar
  31. Índio Kalapalo10/1/10 15:45

    Cara Biranta, felizmente meu problema nos dedos do pé direito são ocasionados pela má-circulação e o frio, e não com micose, segundo o dermatologista. Assim, guardei a tintura de cravinhos e estou me tratando com medicamentos naturais, algumas pomadas para ajudar a circulação e cebola, muita cebola.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. OLA BIRANTA, AQUI EM SP(CAPITAL) NÃO CONSIGO ACHAR A FOLHA DE MANDIOCA, SABE ONDE POSSO CONSEGUIR?

    ResponderEliminar
  33. Índio Kalapalo

    Agradecemos a sua dica e Desculpe a demora na resposta.
    O Aloé ou Babosa que deve usar em caso de necessidade, é algum dos dessas fotos do texto "linkado". O mais usado é o "barbadensis" mas os outros também fazem efeito... Portanto, acho que pode usar os que encontra nos jardins... como aqui.


    DRICINHA
    Certamente conseguirá a folha de mandioca procurando, no mercado de frescos, quem venda mandioca e encomendando as folhas. Em quitandas também... Já alguém referiu que comprou, seca, em farmácias de manipulação, creio.

    ResponderEliminar
  34. oie,peguei uma micose hospitalar, o que eu posso fazer pra para de cosa,e iritante fica cosando.ja fui ao medico mais ta dificel de cicatrizar, ele ja passo pomadas,remedios e nao deu certo agora ele me encaminhol pra um medico especialista meste caso mais nao tenho dinheiro pra pagar,oque eu faço..

    ResponderEliminar
  35. jhonata
    O seu comentário ficou muito tempo sem resposta, tal como muitos outros. O motivo já expliquei e repete-se com frequência.
    No entanto, espero que tenha voltado aqui e encontrado a sua resposta nalgum dos 3 textos psobre o tema e/ou nos comentários...

    ResponderEliminar
  36. Leticia
    Boa noite.
    Posso passar o chá da folha de mandioca e ainda usar um remédio via oral Cetaconazol?
    Grata beijus

    ResponderEliminar
  37. Gostaria de saber se posso usar o chá da árvore do cravo, pois tenho a árvore plantada na minha casa. Será que se eu fizer o chá com algumas folhas e deixar as mãos dentro por algum tempo vai resolver. No caso estou com micose na unha das mãos.

    ResponderEliminar
  38. Se o cravo for o tratamento certo para a sua micose pode fazer como diz: fazer o chá com a árvore e deixar as mãos dentro, por algum tempo, todos os dias. Mas faça a tintura porque é mais fácil de aplicar e mais eficiente. O efeito dura mais tempo do que o do chá.
    Eu curei uma micose dessas, numa unha do pé, com tintura de cravinho (de cravo), porém, segundo o minha experiência mais recente (com uma micose, das piores, num braço) o cravinho não é o melhor tratamento para micose. Os óleos essenciais sas melaleucas (alternifolia e viridiflora); ou seja : o "tea tree" e o "niaouli" são mais eficazes. Aliás, encontrei um estudo publicado na NET, realizado por investigadores brasileiros, que relatam a eficiência do tea tree no tratamento de micoses. O alho e a cebola também resultam. No caso do alho, deve-se esmagar um dente de alho e colocar sobrfe a micose, deixando actuar durante cerca de 2 horas. Depois colocar um óleo ou outro hidratante. Repetir no dia seguinte. A cebola diz-se que cura se esfregar durante meia hora todos os dias.
    A minha micose curou, depois de me ter provocado uma extensa dermatite alérgica de contacto.
    Eu fiz tudo isso que digo, para tratar a "estúpida" micose... e ainda mais algumas coisas.
    Deve-se tomar levedura (levedo) de cerveja e lactobnacilos porque as bactérias combatem os fungos. Também se pode e deve cuidar da alimentação comendo coisas boas para a pele. Vá até ao texto: "Cuidar da pele e dos cabelos".
    Beber um chá para problemas de pele também ajuda. No meu caso, o meu batido da folha de Aloé ou Babosa e colocar a casca debaixo dos pés, durante horas, parece ter feito um verdadeiro milagre quando eu mais necessitava...

    ResponderEliminar
  39. Olá,
    meu mariado esta com sarna á mais de tres meses, ja fomos em varios medicos, e nada adiantou ainda. Acho que por milagre ainda não peguei. Será que vc tem alguma dica. Não sei mais o quer fazer e de cortar o coração. desde já agradeço.
    Acredito que seu blog sejá de utilidade publica. boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GLADSTONE4/10/12 14:29

      PARA SARNA VÁ À FARMÁCIA E COMPRE BENZOATO DE BENZILA. APLICAR NOS LOCAIS AFETADOS. EM 5 DIAS NÃO TEM MAIS NADA.

      Eliminar
  40. O melhor tratamento para s sarna é o alho. Prepare azeite com alho para aplicar, como descrito non texto "Remover quistos"... Também pode aplicar o alho directamente... e deve comer muito alho (até cheirar a alho). Cura em pouco tempo.
    Quanto ao mais é tratar da saúde da pele: hidratação e cuidados com a alimentação.

    ResponderEliminar
  41. Olá Biranta. Estou aqui + 1 vez buscando a sua ajuda p/ essa micose persistente. Estou usando óleo de melaleuca misturado a óleo de amendoas por 3 dias e a pele ficou bem vermelha, é normal ou devo parar e partir p/ o alho. Se for para o alho me dê detalhes como proceder em caso de grande região(nádegas, 1 antebraço, virilhas, base da barriga, algumas rodas nas pernas) Obrigada ..Mariluz

    ResponderEliminar
  42. Bom tenho 14 anos meu nome e vitor yuri adiquiri micoses na pessina e num clube que vo todo dia e com o tempo vi varias mecoses aparecer e vo usar seu tratamento parece ser muito eficient e estou ate com vergonha de mostrar meus braços e 1 uma duvida vo usar o tratamento de cravinhos e o azeite que devo usar e o azeite normal ou e azeite de oliva e outra duvida durante o tratamento posso continua indo au clube nada ou não ?? muito muito obrigado

    ResponderEliminar
  43. Para o preparado com cravinho usa-se o azeite de oliva.
    Não me parece aconselhável que frequente a piscina enquanto não curar. Se foi lá que pegou pode contagiar outras pessoas...
    Na verdade, o desinfectante da água da piscina devia prevenir esses contágios. Mas pode haver outros contactos que favoreçam o contágio.
    Além disso, essas micoses podem, nalguns casos, provocar grave irritação na pele (a pele já está danificada em qualquer caso) e o desinfectante agravar essa irritação prejudicando a cura.
    Há outros textos sobre micoses, com outras dicas de tratamento. Não espere resultados rápidos, até porque a pele vai necessitar de algum tempo para recuperar...

    ResponderEliminar
  44. Mariluz
    Presumo que só a pele que ainda tem micose é que ficou vermelha... A pele que curou há pouco tempo também pode ficar um pouco mais vermelha por as células serem recentes. Mas esa vermelhidão tem de passar algum tempo depois de aplicar o tratamento.
    A pele que tem micose pode ficar mais vermelha quando aplica o tratamento. O que é importante é perceber se a micose continua a regredir ou não. Ao fim de 4 ou 5 dias já pode perceber isso. Se não for o caso pode acontecer que esse tratamento não seja adequado para si, nesta fase.
    a pele ficsar vermelha pode ser a micose a reagir (atacando a pele) ou pode ser devido a irritação provocada pelo tratamento (uma espécie de alergia) que faz com que sejam solicitadas células novas das camadas inferiores da pele, que são mais vermelhas.
    Se não der para perceber, passe ao alho para ver se deixa de fiocar vermelho no local.
    Para grandes extensõe o melhor é usar o azeite com alho referido neste texto:
    1 decilitro de azeite, junta catorze dentes de alho e leva ao fogo num recipiente não metálico. Deixa ferver em lumne baixo até oa alhos ficarem mirrados. Depois é só deixar arrefecer e aplicar esse azeite no local. Basta aplicar 2 vezes ao dia.

    ResponderEliminar
  45. óla
    ESTOU COM MICOSE NA UNHA A MUITO TEMPO ,JA USEI E TOMEI VARIOS REMEDIOS PRESCRITO POR MEDICO MAS NADA CUROU,PESQUISANDO ACHEI COMENTARIOS QUE TEA TREE E OLEO DE CRAVO CURA MICOSE SERÁ?qUAL A É O MELHOR E QUAL A MEDIDA.
    OBRIGADA
    DEBORA

    ResponderEliminar
  46. Tanto o Tea Tree (qualquer uma das melaleucas), como o óleo ou tintura de cravinho (cravo da Índia) curam as micoses de unha. Essas micoses demoram muito tempo para curar. Não se pode facilitar no tratamento.
    Use qualquer dos produtos (óleo ou tintura de cravinho, ou óleo de tea tree.
    A medida é uma gota em cada unha afectada, pelo menos uma vez por dia até curar. Se passar depois um creme ou óleo facilita a cura...

    ResponderEliminar
  47. Olá, Boa tarde!Estou com uma micose na região perianal e não aguento mais, elas coçam muito durante a noite qdo estou dormindo. Não sei aonde encontrar a folha de mandioca, já procurei, mas ninguém sabe sobre. Vc saberia algum lugar q posso encontrá-la. Uma micose saiu tb na minha coxa e ontem amassei um alho e coloquei em cima, mas está com aspecto vermelho e um pouco seco, será normal? Já tomei vários medicamento e realizei varias aplicações de pomadas, mas não somem! Estou desesperada, não sei mais como tratar, o que eu mais me identifiquei seria o chá de mandioca, mas ninguém sabe dele.Aguardo um retorno! Obrigada. K.

    ResponderEliminar
  48. É normal a micose ficar avermelhada e seca depois da aplicação do alho. Use uma boa hidratação.
    Para acelerar a cura deve fazer tratamento interno: comer e tomar coias que sejam boas para a pele.
    Quanto á folha de mandioca não sei aonde pode arranjar porque não sei, sequer, aonde está. Se está no Brasil não deve se difícil. Procure nos mercados e a vendedores de ervas e raízes para chá.

    ResponderEliminar
  49. olá, estou com uma alergia na parte interna nos lábios da vagina, coça muito. O q devo fazer para tratar?

    ResponderEliminar
  50. Olá, minha mãe tem uma micose nas unhas ha muito tempo, chamam de "unheiro", as unhas ficam com aspecto pubo e fofam por dentro, ela não pode usar qualquer tipo de sabão em pó pra lavar roupa pq dependendo do tipo piaram e ferroam e co~çam muito, acredito que seja micose, já fizemos muitas receitas que ensinaram mas ainda não sabia dessa da tintura de cravinho...será que pode servir? E onde encontro essa tintura? posso usar qualquer oleo e qualquer creme junto? obrigada. Aguardo. Leydianne

    ResponderEliminar
  51. Olá desejo saber quanto tempo eu tomo o chá da folha de mendioca?
    e quantas folhas eu uso para fazer o chá?
    Muito obrigada aguardo sua resposta e parabéns pelo seu ótimo
    empenho.
    03.03.2011

    ResponderEliminar
  52. boa tarde tenho umas manchas na pele... ja fiz tratamento mas continuo com as manchas.
    começou por ser um ponto e agora ja sao grandes e estao a alastrarem se cada vez mais...
    o que me recomenda?
    obrigado

    ResponderEliminar
  53. Antes de tudo, DIETA.
    Comcerteza vai ajudar imenso...
    Quanto a um tratamento específico não sei porque não con sigo identificar o que possa ser com os dados que escreve.

    ResponderEliminar
  54. olá,bom dia o meu filho esta com umas manhas avermelhadas ah mais de dois anos parecidas com impinge que cossa muito principalmente com o calor e agora está pegando no meu outro filho ele foi ao demartologista que passou uma pomada e disse q ñ poderia usar por mais de tres meses:e agora o que podemos fazer pois as manchas estão aumentado muito já estão na verilha, nadegas,coxa,ombro e braços...tem algum remedio caseiro que seja bom? por favor me ajude não sabemos mais o que fazer; desde já agradecemos

    ResponderEliminar
  55. Olá...
    Estou com problema de manchas escuras na pele das pernas. Essas manchas eram pequenas e foram se espalhando. Me sinto encomodada, pois coça muito e parece que está sempre machucada. As cores das manchas são escuras e descamam. As feridas nunca saram... Vi no seu blog para usar chá de folha de mandioca... Será que não vai manchar mais ainda? Uma vez eu passei babosa e acho que foi a partir disso que as manchas escuras surgiram...
    Preciso da sua ajuda!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  56. gostaria saber se folhas mandioca boa mesmo pano branco pele estou apssando n aguento mais essas manchas ja passei varias pomadas e nada ja passou tudo pelo meu corpo espero que agora saia folhas chá de mandioca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tenho nas mao me da coseira o q sera isso fica vermelha ja coloquei pomada para micose o q devo fazer

      Eliminar
  57. oi por favo quero muito a ajuda de vcs eu estou com um fungo nos 2 pes e ja estou com esses fungos a uns 2 anos e ja fui e sazi particular e nao saro por favo quero ajuda o nome e tipo estralohpictecus tipo asim mas nao e ezatamente asim vlw me ajuda se puder

    ResponderEliminar
  58. Use algum dos tratamentos indicados... ou vários, se necessário.

    ResponderEliminar
  59. Olá, gostaria de sabe se há algo para queda de cabelo. Já usei avices, finasterida e até shampoo esperança e nada adiantou. O dermatologista me disse que nao tenho problemas de tireoide, segundo ele poderia ser a causa se tivesse.

    ResponderEliminar
  60. Olá! gostaria de saber algum remédio para curar sarna. Já usei alguns receitados pelo médico, fiz tudo o q ele mandou fazer, mas a sarna não vai embora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GLADSTONE4/10/12 14:33

      VAI NA FARMÁCIA E COMPRE BENZOATO DE BENZILA. APLICAR NAS ÁREAS AFETADAS. EM 5 DIAS, NÃO TEM MAIS SARNA.

      Eliminar
  61. Biranta por favor responda minha pergunta tenho hipocromia solar e já estou usando o oleo de germe de trigo e me espondo ao sol,mas gostaria de saber se posso passar o protetor solar pos cima do oleo para a pele não queimar muito. Por favor me ajude.

    ResponderEliminar
  62. Olá à todos,

    Eu usei durante um tempo a parta coloidal para coceiras, gripes, micoses, sinusite e passei a usar ele na forma de CREME COM PRATA COLOIDAL que eleminou minhas verrugas das mãos completamente sem dor nehuma, sem sofrimento. Minha mãe também estava com cirurgia marcada e antes que fosse as verrugas cairam com o creme, então resolvir partilhar esse benefício com todos que ficam sofrendo com dores e cirurgias para se livrar das verrugas, micoses, psoríase, frieiras. TEM NA LOJA: NATURALS BRAZIL: http://www.naturalsbrazil.com.br .

    ResponderEliminar
  63. Ola...
    Gostaria de saber sobre o sabonete de aroeira.Tenho uma micose na barriga e nos seios,ja passei cha de folha de mandioca,melhorou mas nao resolveu....ja fui a varios dermat e nada....o sabonete pode ser mais eficaz???
    ariana

    ResponderEliminar
  64. Anónimo1/9/11 00:45

    Apenas para compartilhar minha experiência, tinha micose em ambos os pés resistente a todos os tratamentos, apliquei sumo de aloé vera fresco e em 30 dias curou!

    ResponderEliminar
  65. Boa noite! Meu colega de trabalho está muito preocupado com sua esposa, comentou comigo que ela está com problemas nas unhas das mãos,caíram todas. Ela está com baixa alto estima e eu gostaria de ajudar. Pelo que eu pesquisei pode ser um tipo de micose da unha. Será que o chá de mandioca vai ajudar?

    ResponderEliminar
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  67. MINHAS UNHAS ERAM MUITO FEIAS CHEIAS DE MICOSES JÁ NÂO SABIA MAIS OQUE FAZER DOROU UNS 20 ANOS ESSES TAL UNHEIROS QUE TINHAM UM MAL CHEIRO E EU NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER SÓ FALTAVA MORRER DE VERGONHA, AI FOI QUE EU USEI UM TIPO DE REMÉDIO QUE OS DONOS DE SERRARIA USA PARA LAVAR AS MADEIRAS DE EXPPORTAÇÃO MEU AI FOI QUE EU COLOQUEI PURO O REMEDIO NAS UNHAS E AI FOI TIRA E QUEDAS DAS TAL UNHAS. GRAÇAS A DEUS HOJE MINHAS UNHAS SÃO LINDAS TENHO GOSTO DE PINTAR A COM BASE BRANCAS. OBS PRA MIM DEU CERTO

    ResponderEliminar
  68. olá.

    tenho micose nas unhas e pele dos dois pés já faz mto tempo. tento de tudo e não adianta. já tentei até a tintura de cravinhos, mas não adiantou.

    acho que qualquer tratamento funciona melhor se os sapatos forem desinfetados/higienizados. Biranta, você tem alguma dica de higienização para calçados de pessoas com micose?

    ah, tbm quero dar uma dica: passar vic vaporub nas partes afetadas ajuda a dormir, pois alivia mto a coceira, e tbm hidrata a pele. mas não resolve o problema, pois tentei isso tbm e três meses de tratamento depois, nenhuma diferença nas unhas, apenas na pele. e mesmo assim, não ajudou mto. não sei, talvez para micose apenas de pele funcione melhor.

    biranta, me ajuda por favor. não sei mais oq fazer! nem consigo dormir de tanto que coça! acho q vou tentar a tintura de cravinho novamente. a esperança é a última que morre.

    mas me diz uma coisa: eu devo pingar a tintura na unha e pele e deixar "agir" e evaporar, ou devo esfregar? como exatamente deve ser a aplicação?

    obrigada!

    ResponderEliminar
  69. oi, biranta. gostaria de saber se você tem alguma receita caseira para higienizar calçados, pois acho que qualquer tratamento funciona melhor se os sapatos forem desinfetados no caso de micose nos pés.

    no meu caso, tenho micose nas unha e pele dos dois pés há anos e não consigo me livrar de jeito nenhum. não aguento mais! tentei a tintura de cravinhos por um ano e não adiantou, acabei desistindo. a coisa tá feia. qual dos tratamentos funciona melhor para casos graves?

    obrigada!

    ResponderEliminar
  70. Nos comentários dos textos sobre micoses há algumas dicas para "tratar" o calçado. Uma delas é aplicar ácido bórico(é um sólido em palhetas)...
    Há quem diga que passar um pouco algodão embebido em água oxigenada, dentro do sapato também resolve. Você também pode queimar alecrim (ou outra planta desinfectante e colocar os sapatos por cima a apanhar o fumo.
    A tinha das unhas cura-se com tintura de cravinho, mas se for cãndida, o melhor é óleo de copaíba com melaleuca (é uma essência, ou óleo essencial que se adquire em ervanárias ou farmácias de manipulação)... Há quem diga que a alfazema, usada com persistência, cura qualquer micose...

    ResponderEliminar
  71. ola.
    tenho uma micose em duas unhas da mao e uma do pé. o que posso fazer ja tentei usar tipo de um vernis que receitaram na farmacia e nada. o que posso meter??

    ResponderEliminar
  72. Ola meu nome é Tiago. o tipo de micose que tenho é como se fosse um calo entre os dedos do pé. um lado do dedo é calo e o outro lado do outro dedo fica na carne viva (como se fosse um o macho e o outro a femia, se encaixa um no outro )e com isso forma ferida e queima muito. Existe algum tratamento para esse tipo de micose? Obrigado.

    ResponderEliminar
  73. P*rovavelmente é mesmo um calo. O melhor rem´dio para isso é aplicar um pedacinho da folha de aloé ou babosa (com ou sem casca) e prender com gase e adesivo ou com um penso, para manter durante a noite. Se for possível usar tamb+em de dia melhor.
    Aplica a babosa todas as noites até conseguir que o calo saia. É garantido. Convém ir limpando o calo (remover a parte amolecida) todos os dias. Vai ver que cura isso em poucos dias (uma semana, mais ou menos). No dedo que não tem calo mas que está ferido, aplica desinfectante e um creme ou pomada cicatrizante. Não pára o tratamento enquanto houver resóduos de calo ou calosidade. Caso contrário pode voltar dentro de alguns meses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para micose usei um produto que se chama unhoSan, foi tiro e queda.

      Eliminar
  74. ola preciso muito de sua ajuda,tenho uma filha de 7 anos q tem uma coceira no dedo do pe muito forte e nao sei o ke fazer,agora deu pra dar caroco interno e escamacao da pele,a parece que o ta inchando tbm me ajuda vai bjos....

    ResponderEliminar
  75. a me esqueci tem mais ou menos 1 ano e meio que ela ta com isso...

    ResponderEliminar
  76. ola preciso muito de sua ajuda,tenho uma filha de 7 anos q tem uma coceira no dedo do pe muito forte e nao sei o ke fazer,agora deu pra dar caroco interno e escamacao da pele,a parece que o ta inchando tbm me ajuda vai bjos....

    ResponderEliminar
  77. Anónimo2/7/12 15:48

    ESTE CHÁ SERVE TBÉM PARA TRATAR O FAMOSO PANO BRANCO, MASNCAHAS BRANCAS NA PELE.

    ResponderEliminar
  78. Anónimo9/7/12 16:45

    Ola Biranta, tive micose nas virilhas ha 2 anos e depois usei um creme antifungico o que resultou e desapareceu. Mas depois comecei a ter comichão (formigueiro) nos testiculos sempre que ha mudança de temperatura, tipo quando me me vou deitar, ou quando faço viagens de um pais de calor para outro de frio sinto imediatamente..etc.. A MALVA também é eficaz para a micose ? Ando a usar chá folha de mandioca por vezes o testiculo descontrai e nao tenho sintomas durante 1 ou 2 dias mas depois volta..

    ResponderEliminar
  79. Hellen Sue30/8/12 08:14

    oi eu tenho 17 anos e eu tenho um fungo na minha unha,tu achás normal que nessa idade já se tenha contraido isso ? eu li que é comum em mulheres a partir dos quareta anos. Eu li seu blog mas continuei em dúvida a respeito da tintura de cravinho, como faço para prepara-la depois de comprar ? queria também saber se funciona mesmo, vejo e penso que está no começo da micose pois naão aparenta muito bem ainda só é um pouco inchada e quando aperto dói. Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  80. Hellen Sue30/8/12 08:18

    Aaah eu també fumo com essa mão e pega na unha as vzs quando fumo demais sinto que fica amarelada, creio que por cauda da nicotina, mas já diminui mto, hj em dia fumo de 2 a 5 cigarros por dia. Mas o que tu acha, que prejudica nesse fungo ?

    ResponderEliminar
  81. posso preparar o chá de folha de mandioca e guardar para usar de novo ? ou tenho que fazer todos os dia um novo?

    ResponderEliminar
  82. ai to com umas bolinhas no ombro e nau sei informar oque é to com duvida serav ke é impinge estou usando tinta de caneta e pomada pra ver se melhora mais até agora nau tive nenhum resultado.

    ResponderEliminar
  83. JORGE MIGUEL11/12/12 00:46

    EU TENHO FUNGOS NA UNHA E VIRILHA HÁ 35 ANOS.TODOS OS +OU- 50 DERMATOLOGISTA QUE EU CONSULTEI ME RECEITARAM POMADAS OU CREMES QUE SÃO MEROS PALIATIVOS.HÁ DEZ DIAS, ESTE ÚLTIMO MÉDICO ME RECEITOU UM REMÉDIO DE TRATAMENTO ORAL DURANTE OITO MESES.QUANDO LI A BULA, HAVIA A POSSIBILIDADE DE EU TER LEUCEMIA COM O USO DO MESMO.
    QUAL SERIA A CURA PELO TRATAMENTO VIA ORAL E COM O USO NAS PARTE AFETADA?

    ResponderEliminar
  84. Biranta, olá. Me chamo Michele.
    Tenho micose de unha já quase 2 anos e nada resolve. Vi a receita do cravo no azeite e fiz e estou passando, mas em algum dos comentários eu vi que a tintura de cravinho é mais eficaz. No caso a tintura é feita com álcool etílico. Álcool comum não serve? Estou com dificuldade de encontrar esse álcool etílico no mercado ou farmácia. Sabe me dizer primeiramente se a receita do azeite não é tão eficaz quanto a tintura? E caso não seja onde posso encontrar o álcool etílico? Obrigada!! Michele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A receita de azeite com cravinho tem condições para ser tão eficaz como a tintura de cravinho. Além de que a tintura resulta melhor juntando um óleo. No caso do azeite com cravinho já não é necessário juntar nada...
      Em todo o caso, a tintura de cravinho é uma coisa que convém ter sempre à mão, porque é útil em muitas situações.
      Para preparar a tintura usa-se álcool vulgar que é também o designado álcool etílico ou etanol. Também pode fazer a tintura com cachaça ou outra bebida muito alcoólica.
      Boas melhoras.

      Eliminar
  85. Meu esposo tem um problema sério de descamação,a pele fica largando no solado dos pés,já foi a vários dermatologistas e usou vários remédio e não ficou curado.Gostaria de uma receita caseira que eu possa fazer e aplicar nos pés dele todos as noites.Muito grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um texto aqui neste blog com várias receitas de pomadas e tem também uma para eczema, com banha de porco e urtigas. Se for persistente consegue curar usando essas pomadas que você mesma prepara.

      Eliminar
  86. O propolis um santo remedio para varios malesdo corpo nao tem nada a vercom os assuntos citados mas deixo registrado.

    ResponderEliminar
  87. Saiu uma micose no meu queixo e fiquei com medo que aumentasse então pesquisei na net e achei esse site fiz o chá com a folha de mandioca e apliquei no local, vai fazer três dias e praticamente sumiu ele descascou e agora ta só o sinalzinho mas vou aplicar mais algumas vezes pra garantir, agradeço pelas dicas no site.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.