2006-02-24

COISAS SIMPLES!


Ter saúde deve ser natural. Cuidar da saúde deve ser uma coisa simples!

(1). Beber água é muito importante para manter uma boa saúde. Também há uma série de tratamentos que não resultam (não podem resultar) sem se beber muita água. Estão nestes casos os problemas de obstipação, os tratamentos para problemas reumáticos, a obesidade, problemas de pele, etc.

Em todos os tratamentos é necessário beber muita água. Sempre que, em alguma circunstância, deva ser imposta, momentaneamente, a abstenção de água (existem situações assim), as pessoas devem ser informadas, especificamente e detalhadamente, pelos respectivos profissionais (médicos, enfermeiros, etc.)
Há muitas pessoas que têm problemas de saúde, que se vão acumulando, porque não bebem água; esquecem-se de beber água, deixam de ter sede, desabituam-se…

Beber água é um gesto tão simples e natural que não devia envolver “esforço”. No entanto, em muitos locais de trabalho, as pessoas, para beberem água, têm de interromper o que estão a fazer… Isso é mau e devia ser corrigido.
Em todos os postos de trabalho devia existir, SEMPRE, água à disposição. A colocação de água nos postos de trabalho devia fazer parte das funções logísticas, normais, em toda a parte.
Mesmo nos restaurantes devia ser obrigatória a existência de água, em cada mesa, à disposição dos clientes, sempre! No entanto, acontece com frequência, pedir-se um copo d’água e os empregados insistirem em se esquecer… até que desistamos. Uma experiência dessas é a melhor forma de eu passar a evitar um qualquer estabelecimento onde me façam isso.

(2) Melhore a sua saúde e bem estar massajando as próprias mãos. Através da massagem das mãos, ou dos pés, pode-se activar o funcionamento de muitos órgãos e melhorar o bem-estar. Quando eu viajava, com frequência, nos transportes públicos, muitas vezes usava esse tempo para massajar as mãos. Não sei o que pensaria quem via, mas também não me interessa. Nalgumas alturas fazia-o para minorar as dores nos ossos e resulta.
Um mapa de reflexologia das mãos (a legenda ainda está em inglês porque não tive tempo de traduzir...)

Também se podem obter os mesmos resultados massajando os pés. A seguir está um mapa de reflexologia dos pés.






No entanto, aconselho a massagem das mãos porque se pode fazer em qualquer altura, é muito mais prática e funcional do que a dos pés.

Para massajar os pés, existem umas bolas ou rolos de massagem que podem ser usados. A massagem das mãos faz-se em qualquer altura, em qualquer lugar, aproveitando tempo que não pode ser útil doutro modo. Apenas se devem respeitar as digestões, para se poder fazer qualquer massagem…

(3) Uma enfermeira que conheci há muitos anos, ensinou-me que, sobretudo em casos de doenças respiratórias, deve-se colocar um pratinho com álcool, a evaporar, nos quartos dos doentes, para minorar a probabilidade de contágio. Ela dizia que também beneficia a cura.
Igualmente se pode queimar alecrim, ao mesmo tempo que se arejam os quartos dos doentes para evitar o incómodo do fumo, porque o alecrim elimina os germes do ar. Também existem uns ambientadores que se diz fazerem esse efeito.

(4) Em casos de bronquite devem evitar-se os amidos. Os alimentos para celíacos
(com este símbolo ) podem ser úteis. A banana ajuda...


(5) Fazer exercício, nadar, ou andar a pé, são práticas também importantes para manter a saúde. Porém, para bem dos seus pulmões e vias respiratórias, deve evitar, para andar ou correr, as zonas poluídas, tais como a proximidade de vias rápidas, ou de zonas com muito trânsito

«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

22 comentários:

  1. oi.. estava navegando na net a procura de mapa de reflexos dos pés e o teu foi o melhor q achei.. além de um conteúdo muito atrativo junto.. mas tentei abrir a imagem do mapa e não consegui.. peço a gentileza d manda-lo para o e-mail dgiannichini@yahoo.com.br pois preciso para um trbalho da faculdade.. muito obrigado!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá... estou no mesmo barco que o daniel do comentario anterior... o seu mapa foi o melhor que encontrei mas o link nao entra. Vc nao poderia manda-lo no meu email? jusoranz@gmail.com
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/9/06 18:01

    adoro o blog

    link útil
    http://www.vitaestudios.com/reflexologia-podal/zonas_reflejo_mano.php

    ResponderEliminar
  4. Bê!
    Agradeço o link (e o comentário).
    Procurei muito alguma coisa do género...

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Obrigado por ter feito este blog, é muito interessante, e eu adoro estes temas de saúde.
    Pode ser que me saiba explicar algo para sonos instáveis, isto é, uns dias só me deito às 6 da manhã, e outros quando quero dormir cedo nunca consigo. É uma questão de me habituar a dormir sempre cedo, mas como posso começar sem ter que passar metade da noite acordada na cama, e a acabar por me levantar às 5 da manhã para fazer qq coisa pq a ansiedade de não conseguir dormir satura!!! Hoje foi assim mesmo que encontrei este blog!! em busca de remédios caseiros para insónias! Meu mail: isis_fenix5@hotmail.com
    Muito Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Susana!
    O seu problema pode ser apenas uma questão de stress, pode ter que ver com algum tipo de carência orgânica de alguns elementos (stress fisiológico), como também pode estar relacionado com medicamentos que tome para outro qualquer problema...
    Sabia que as carências de cálcio e magnésio podem provocar esse tipo de perturbações? Eu não estou a dizer que seja esse o seu caso, apenas a tentar apontar uma via de explicação, até porque há outras situações que podem provocar isso.
    Na verdade é uma situação que vai ter de aprender a resolver, porque só você o pode fazer...
    Se fosse comigo eu experimentaria tomar, de manhã, algum estimulante natural (as misturas com ginseng, geleia real, etc. costumam resultar muito bem) e à tarde um chá calmante.
    Conforme os resultados iria alterando e ajustando o "tratamento", de modo a que ele se adequasse ao problema específico. Além disso e ao mesmo tempo, deve aprender a se alhear do stress, a relaxar, (a meditar?); ou seja a ajudar o tratamento físico com a "força" psicológica.
    Eu sei que tudo isso é muito difícil, mas é uma característica humana sermos capazes de resolver tudo, desde que queiramos, até as coisas difíceis.
    Ao longo deste blogue há várias indicações de coisas que podem ajudar muito nesses casos.
    Não esqueça de vigiar as suas carências fisiológicas e de ajudar o organismo nesse aspecto porque é muito importante. Dê atenção às pequenas queixas e mal-estar e procure compreender a que se devem e a corrigir.
    Não se melindre porque carências todos nós temos. E muita sorte têm as pessoas cujas carências não se traduzem em doenças crónicas...
    Há uma coisa que lhe posso garantir. O seu problema tem solução, que até pode ser muito mais simples do que você e eu imaginamos. Por isso não desista.

    ResponderEliminar
  7. eu tbm tentei abrir o mapa, e não consegui, por gentileza se puder envie-o para meu e-mail e qdo encontrar o das mãso envie-o tbm
    parabens pelo site, é fantastico este blog,
    Obrigaa
    linda_mariana001@hotmail.com,
    de já agradeço

    ResponderEliminar
  8. ola biranta adorei seu blog sera que voce pode me indicar alguma coisa que me ajude a combater a dor da ciatica ...brigado

    ResponderEliminar
  9. eu tbm tentei abrir o mapa, e não consegui, por gentileza se puder envie-o para meu e-mail, janny_batista_br@yahoo.com.br parabens pelo site, é fantastico este blog,

    ResponderEliminar
  10. Dor da ciática!

    Geralmente, os anti-inflamatórios usados para o reumático e para as artrites ou artroses aliviam a dor ciática.

    Digo "aliviam", porque ajudam a combater a inflamação, mas se a dor for originada por hérnia a questão é um pouco mais complicada.

    Há muitas plantas que podem ser usadas como anti-inflamatórias e que resultam muito bem. Quando se trata deste tipo de problemas a que mais se usa é o harpago, ou hárpago, ou garra do diabo.

    Mas também se podem usar: flor de carqueja, freixo, ulmária (rainha dos prados), jasmim, dente de leão, urtiga, salgueiro branco, zimbro...

    Deve-se sempre juntar, a estes chás (escolher duas ou três plantas) um pouco de cavalinha (erva pinheira), equisetum arvense, porque é reminalizante e diurética. O chá rooibos também tem estas propriedades...

    Também é aconselhável fazer um reforço de magnésio, de vitamina D3 e de cálcio. Existem produtos com todos estes elementos, o que facilita.
    Há quem diga que a vitamina B12 é imprescindível, nestes casos, e dá excelentes resultados.

    Tratando-se de hérnia (como é muito frequente) um bom colchão é essencial para obter quaisquer melhoras. É preferível a ausência de colchão a um mau colchão, mole, ou em mau estado.

    Peço desculpa pela demora na resposta.

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Vi agora o vosso site e apercebi-me que desaconselham o uso do pau d'arco durante o tratamento de quimioterapia gostaria de saber porquê pois é o que estou a fazer.

    Obrigada
    agsilva

    ResponderEliminar
  12. AGSilva

    Demorou um pouco (peço desculpa) mas aqui vai a resposta.

    O que se diz é que há quem desaconselhe o uso do Pau D'Arco durante os tratamentos de quimioterapia... Assim mesmo. Eu ouvi isso a profissionais de saúde mas nunca ouvi nem li a explicação. E não gosto nada de coisas assim, mas como, nestas coisas, mais vale prevenir.

    Talvez o motivo seja isto que se segue:
    "(O Pau D'Arco) contêm lapacol, que se demonstrou ter actividade anti-tumoral em alguns modelos tumorais animais. Estudos feitos no início dos anos 70 descobriram que o lapacol não é absorvido tão prontamente por humanos como pelos ratos, e que os níveis plasmáticos altos o suficiente para influenciar tumores seriam acompanhados por EFEITOS ANTICOAGULANTES. Mesmo doses baixas podem causar náuseas e vómitos e interferir com a coagulação sanguínea."

    Será por poder agravar as nauseas que se diz serem provocadas pela quimioterapia?
    Será pelo seu efeito anticoagulante? (Este efeito pode ser contrariado usando produtos ricos em vitamina K... como por exemplo a alfalfa, alface, repolho, nabos e os chás verdes)

    ResponderEliminar
  13. oi... por favor me ajudem!! tenho um calo no dedo a mais de 2 anos e isso tem me atrapalhado muito, causando muita dor!! quando vou calçar algum tênis ou sapato tenho que colocar sempre 3 algodões para minimizarem a dor!! MANDEM-ME O NOME DE ALGUM REMÉDIO OU UMA FORMA DE PREPARAR ALGUM...
    Obrigado...
    Ezequias

    ResponderEliminar
  14. Os caos removem-se colocando um pedacinho de folha de aloé (babosa), todas as noites e deixando actuar até de manhã. Se puder usar durante o dia é mais rápido. a folha de aloé coloca-se com a parte interna em contacto com o calo e prende-se com gase e adesivo ou com um penso... Usar até conseguir. Demora alguns dias, mas é garantido que sai e, na mairoria dos casos, não volta...

    ResponderEliminar
  15. fantástico seu blog....amei...
    gostaria muito de uma informação...não sei..se podera me ajudar pois não encontrei algo semelhante....mas....
    gostaria de saber se vc sabe de algum chá ou pó...para dar para cães que estão com muita coceira /sarna..?
    me falaram do enxofre..mas não sei como usar...
    vc pode me ajudar...???
    um grande abraço

    ResponderEliminar
  16. e facto dizem que o enxofre cura a sarna de cachorro. Mistura-se o pó de enxofre com água e aplica-se. Também pode usar alho amassado. Há quem diga que a folha da babosa também cura TODOS os problemas de pele dos animais.

    ResponderEliminar
  17. oi,tenho varios cursos nesta area,inclusive de homeopatia e adoro ficar lendo seu blog,mas tenho uma questao;ja encontrei varias coisas para insonia,mas nada encontro para sono d mais,pois assim q chego do trabalho a tarde entre 2 a 4 e meia da tarde tenho q dormir e isto me chateia pois acho q estou perdendo tempo pois durmo de 40 mtos a mais de 2 horas,,oq vc indica pra mto sono? um abraco e obrigada pelo seu blog......elizete de massachusetts

    ResponderEliminar
  18. Experimente fazer uma tintura de alecrim e juntar umas quantas gotas, 5 ou 6 ou mais) a uma chávena de chá ou de café e tome após o almoço.
    Para mim resulta!

    Também pode usar o chá de alecrim, ou chá com alecrim (junta umas quantas folhas de alecrim ao chá).

    Os problemas de muito sono podem ter que ver com tensão (pressão baixa). O alecrim é óptimo, mas há outros produtos energéticos: a cafeína, a teína, o ginseng, o guaraná... todos os vasoconstritures.

    ResponderEliminar
  19. Biranta parabens o teu blog teem muita coisa importante sobre saude não tenho palavras para nen adjectivos para exe blog espero q continues. bjs eurick

    ResponderEliminar
  20. Este post foi escolhido para constar da nossa lista de melhores posts sobre Saúde e Remédios na língua Portuguesa, que se encontra nesta pagina:

    http://remediosprodutosnaturais.com/MelhoresPostsSaude/

    Se quiser constar na lista dos mais votados apenas precisa pedir aos seus leitores ou amigos para votarem por si (na pagina onde tem a descrição do seu post).

    Apenas é contabilizado um voto por pessoa em cada rede social.

    Parabéns de toda a equipa,
    Remédios Naturais

    ResponderEliminar
  21. gostei muito do blog,e ao contrario de algumas pessoas consegui abrir o mapa normalmente!e é bem interessante!!!

    ResponderEliminar
  22. Ola goastaria mto de receber o mapa do reflexo dos pes e maos ,sinto mta dor , sendo assim eu msm poso aprender e massagear-me . Obrigada aguardo resposa, Izabel,se possivel mande por e-mail, izabelaguiar_bh@hotmail.com

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.