2005-12-27

Cólicas Dos Bebés!

Via de regra, as cólicas dos bebés devem-se a gases! Todavia, convém sempre verificar se o conforto do bebé está garantido.
Acerca deste problema decidi contar-vos uma história verdadeira:
Uma jovem mãe, dum bebé de cinco meses, que conheci, padecia muito com o facto de o seu bebé chorar incessantemente, com cólicas!
Levou-o, inúmeras vezes, ao médico, mas nada resultava. Não havia nada a fazer.
Era um bebé lindo e simpático (já deve ser quase um rapazinho), mas as cólicas não lhe davam sossego.
Um dia, alguém mais experiente deu alguns conselhos a essa mãe, que resultaram, em cheio.

O bebé era amamentado e, nesses casos, os tratamentos deste tipo de problemas são muito mais simples, porque, em regra, basta que a mão faça o tratamento apropriado.
A primeira recomendação foi a de que a mãe suprimisse, por completo, o café
. O médico tinha-lhe dito que podia beber um ou dois, por dia; falso!

Em vez do café, a mãe foi aconselhada a usar o chá rooibos, ou chá vermelho, já aqui referido, que é indicado, precisamente, para as cólicas dos bebés.
Se necessário, podem-se dar, ao próprio bebé, algumas colherinhas do chá.
Aliás, este chá, sem açúcar, ou quase, substitui bem, o café e é muito mais saudável!

Como a mãe se “queixava” de anemia, foi aconselhada a beber, de vez em quando, o sumo de beterraba vermelha, também já aqui referido, porque, para além de todos os outros benefícios, também tem um efeito calmante, imediato, sobre o mal-estar digestivo, nomeadamente da colite…

E assim as cólicas do bebé passaram, por completo, restituindo-lhe todo o seu encanto natural…

Por isso, se conhecerem alguém com bebé que se queixe de cólicas, não deixem de lhe fazer estas sugestões… A criança vos agradecerá, para sempre.
As pessoas que padecem destes incómodos (que se vão agravando com a idade) são pessoas mal humoradas e zangadas com a vida e com os outros. No que nos for possível, deixemos, ao menos as crianças, serem felizes, porque merecem e têm direito…


«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

44 comentários:

  1. Oi, desde já os meus parabens pelo excelente blog.

    Diga-me uma coisa...para as cólicas renais este tratamento tambem serve?? (tive uma colica renal há bem pouco tempo e as dores sao horriveis, é de morreeeer)

    beijos e Obrigado, Rita.

    ResponderEliminar
  2. Rita!

    Não sei se este tratamento (o sumo de beterraba vermelha com maçã reineta, cenoura e um pouco de sumo de limão) serve para as cólicas renais...
    O chá rooibos é capaz de ajudar porque é diurético também.

    O que lhe posso garantir, por experiência própria, é que, em dada altura da minha vida, comecei a acordar com a cara inchada e ficava com os pés muito inchados, meia hora depois de levantar e durante todo o dia.
    Fiz e usei o sumo, de manhã, durante oito dias, ao mesmo tempo que fazia um tratamento com diuréticos naturais, tomados várias vezes ao dia. O resultado foi espectacular, em 8 dias, a ponto de as pessoas me abordarem para dizer que tinha melhorado muito de aspecto.
    É o que lhe sei dizer, por isso, nada como experimentar...

    ResponderEliminar
  3. Olá, adorei o blog, tem dicas ótimas; mas estou com um problema não consigo encontrar o chá vermelho e o rooibos que são indicados para acabar c/a cólica nos bebés.
    Gostaria de mais informações.

    Beijos e muito obrigada pela atenção
    Juliana

    ResponderEliminar
  4. O chá Rooibos e o chá vermelho são a mesma coisa (a planta é designada, também, arbusto vermelho) e é importado, segundo dizem, da Àfrica do Sul. Também pode procurar por "Aspalathus linearis", nome científico. Acho que encontra à venda em alguns sites...
    Mas pode substituir por chá de menta, muito fraquinho, com uma pitadinha de erva doce. A dose tem de ser ajustada à idade do bebé, mas não deve exceder as duas chávenas das de café por dia e só deve ser usado quando necessário; ou seja: usar esporadicamente e não usar continuamente. Se as cólicas persistirem há que identificar as causas a tratá-las, começando por actuar na dieta...

    ResponderEliminar
  5. Oi!
    meu filho tem dois meses e toda vez que ele esta mamando no meu peito depois de alguns minutos ele começa a chorar e fica se espremendo todo, tentando fazer coco e soltar pum. Ele so se tranquiliza qd consegue soltar os gases e evacuar; coisa que as vezes demora hrs. Dei cha de erva doce, mas nao deu muito resultado. Nao sei se o que ele tem sao colicas! O que é que eu posso dar nesse caso?
    Me ajudem! Fabiola

    ResponderEliminar
  6. A solução passa pela sua própria alimentação.
    Leia o texto, de novo, com atenção e siga as dicas, com rigor. Evite comer tudo o que provoca gases e tome, você mesma, um chá para os gases e aparelho digestivo. Faça você o treatamento que o bebé acabará por melhorar muito. Além disso, se não toma suplemento para melhorar a qualidade do seu leite, passe a usar levedura de cerveja (em pequena quantidade) porque ajuda a melhorar o leite e a prevenir esses problemas. E, claro está, não deve beber café.

    ResponderEliminar
  7. ola.
    eu tenho um bebe com dois meses, mas infelismente ja nao estou a amamenter ele toma o biberao.
    nste momento esta com uma hernia inguinal mas nao pode ser operado porque tem laringomalacia. ele tem tambem muitas colicas o que posso fazer para o ajudar.
    ele faz muita força para soltar os gazes e evacuar. mas quanto mais força faz, poir fica da hernia. sera que me pode ajudar.
    obrigada

    ResponderEliminar
  8. Tem de cuidar, urgentemente, das cólicas do seu bebé.

    É óbvio que a alimentação dele não é a adequada. Tem de identificar, e suprimir, o que lhe provoca os gases e a má digestão.

    No que se refere ao tratamento, pode fazer-lhe uns chazinhos, muito fracos, com camomila, erva doce e hortelã.
    Para facilitar a digestão usa-se a Lúcia Lima (Lippia citriodora). E também pode fazer, e dar-lhe, sumo de Aloé vera: uma colhe de chá 2 ou 3 vezes ao dia. Pode aumentar a dose se for necessário. Se ele rejeitar o sumo de aloé, por causa do sabor, misture um pouco de sumo de maçã.

    Ses não optar pelo sumo de aloé para os problemas intestinais, pode dar-lhe um pouco de sumo de tomate que também alivia.
    Comece por doses muito pequenas e aumente-as, se necessário e se não houver reacçõers adversas.

    Boas melgoras para o seu bebé.

    ResponderEliminar
  9. Oi....
    meu bebe de 1 mes e meio esta com muitos problemas com prisao de ventre e cólicas. Nao sei se tem a ver com o leite Aptamil que uso como complemento a noite. Nao sei o que fazer pata aliviar as colicas que ele sente.
    Poderia me ajudar????
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  10. Renatinha

    Na rsposta anterior encontra o que procura; isto é: umas dicas para o tratamento do seu bebé.
    A diferença de idade deve reflectir-se na diferença das doses. No seu caso dve usar doses menores.
    Leia o texto com atenção e siga as dicas à risca:
    Segundo percebi, ainda lhe dá mama. Se for o caso, faça você mesma um tratamento para as cólicas e, eventualmente, pode tomar uns chazinhos de lúcia lima (lippia citriodora) que facilitam a digestão. Também pode dar uma ou duas colherinhas de café desse chá (e dos outros), ao bebé.

    Tal como disse no comentário anterior: é óbvio que a alimentação do seu bebé não é a adequada. No caso de estar a amamentar, isso quer dizer que a sua alimentação também não é adequada. Deve suprimir ou evitar todos os alimentos que provocam gases.

    Siga estes conselhos que o seu bebé vai melhorar muito. Ele necessita e lhe agradecerá convenientemente...

    ResponderEliminar
  11. Tenho um bebê de 2 meses e meio,só amamentei por 15 dias,agora ela toma leite nestogeno1> Estou desesperada por que ela chora muito com colica, se estica toda, ninguém aguenta tanto choro desesperador.Dou dimeticona,faço massagens,coloco musica suave mais não tô vendo resultados, por favor me ajude,não sei mais o que faço.Obrigada.Edineide

    ResponderEliminar
  12. Viva.
    Aproveito para dar uma ajudinha em relação ao chá rooibos. A planta, Aspalatus linearis só existe numa zona do Western Cape, na África do sul. Assim sendo para termos desta infusão por cá só importado.
    É quase a bebida oficial deste país e todas as mamãs sul-africanas bebem rooibos e até dão pequenas doses deste aos bébes exactamente para mitigar as dores causadas pelas cólicas (os pediatras tb o aconselham). As grandes superfícies vendem-no mas aconselho comprarem em lojas de comércio justo. (ecos do sul por exemplo)
    Um abraço e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Edineide!
    O seu comentário chegou até aqui na altura em que eu não conseguia responder. Espero que tenha voltado e dado antenção às outras respostas e solucionado o seu problema.
    Nos comentários publicados encontram-se respostas para os 2 tipos de problemas que provocam cólicas nos bebés: gases e prisão de ventre.
    Dêem uma olhada que encontram a ajuda que procuram, acho eu.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo8/4/09 22:05

    oi tenho um bebe de um mes e nao consigo mas ve-lo chorar e se espremer. sem falar q ele tem uma hernia umbilical vcs podem me ajudar?

    ResponderEliminar
  15. Nos comentários já puiblicados tem resposta para a sua pergunta.
    Se você dá de mamar ao seu bebé, faça você mesma o tratamento e evite comidas que possam provocar gases.
    Se nenhuma das dicas resultar ainda há duas coisas que pode fazer: Fazer um sumo de maçã com aloé (babosa) e dar-lhe uma ou duas colherinhas de chá desse sumo. Também pode fazer uma tintura de cravinho e juntar UMA GOTA a um pouco de óleo de bebé para lhe massajar a barriga, calmamente, em movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio.
    Num texto mais acima tem como preparar a tintura de cravinho.

    ResponderEliminar
  16. tenho um bebe de 1 mes e gostaria
    de saber se o consumo de chas nesta
    baixa idade pode prejudica-lo em
    algum aspecto pois ele toma 70ml
    de cha de hortela ou erva doce na mesma mamada

    ResponderEliminar
  17. William!

    Como deve perceber, não há muitas referências dessa natureza; isto é: todos evitam dar às crianças esse tipo de tratamentos a não ser em casos de necessidade extrema. Talvez haja quem saiba mas, se há, não quer que os outros saibam... por motivos comerciais, certamente. As crianças muito pequenas são pretexto para enorme exploração dos progenitores.
    O chá de hortelã costuma usar-se para os parasitas intestinais e para o aparelho digestivo. Certamente não haverá problema em tomar uma ou outra vez essa dose, ou durante alguns dias.
    Quero dizer com isto que, por precaução, eu desaconselharia o uso prolongado desse chá, nessa dose.
    Se o problema é digestivo há que actuar na dieta e só esporadicamente recorrer ao chá. Também pode escolher outra composição com o mesmo efeito e intercalar os chás.
    ESTA É A MINHA OPINIÃO baseada no facto de que TODOS os tratamentos têm contra indicações, nos casos de uso prolongado. Mesmo sabendo-se que os tratamentos naturais são os melhores, eles não fogem a esta regra, A NÃO SER EM CASOS RAROS.

    ResponderEliminar
  18. Claudia luiza do Brasil pergunta:
    Onde posso encontrar aqui no Brasil o chá rooibos?

    ResponderEliminar
  19. O mais fácil é procurar na NET. Vende-se online. Porém, com essa informação, talvez encontre em hiper mercados ou em farmácias de manipulação. Aqui em Portugal consegue-se encontrar até em lojas de bairro que vendem mercearias e frutas.

    ResponderEliminar
  20. Rafaella Lima1/6/09 18:19

    olá

    meu filho tem 04 meses e as c´locas deles são terríveis, tem hora que eu não aguento, por favor me ajudem.
    Já usei todos possíveis remédios de farmácia e não adianta.

    ResponderEliminar
  21. Leia, COM CALMA, as dicas do texto e dos comentários. Certamente tem uma ideia das causas das cólicas e encontra algo que permita "resolver" o problema do seu bebé.

    ResponderEliminar
  22. Oi preciso saber qtas colherinhas de cha vermelho devo dar a minha bebepara aliviar a colica dela ? serve para colicas o cha vermelho ? pois comprei e fui ler a embalagem e la disse que é um cha emagrecedor. antiflamatoorio etc...preciso de uma resposta urgente !
    beijooosss

    ResponderEliminar
  23. Luh!
    O chá vermelho que comprou não é, com certeza, o chá ROOIBOS, "Aspalathus Linearis", mas um tipo de chá vermelho chinês "Pu Erh" que é muito usado para emagrecer devido ao seu teor em teína e não só.
    Ambos são conhecidos como Chá vermelho, mas não são a mesma coisa.
    SAe encontrar o chá ROOIBOS (arbusto vermelho da àfrica do Sul), dê uma colher de sopa juntamente com o biberão do leite.
    Se for necessário, pode aumentar a dose para 2 colheres de sopa. Reduz quando as cólicas passarem.

    ResponderEliminar
  24. Esqueci de acrescentar.
    Se tiver dificuldades para encontrar o chá ROOIBOS, faça chá de melissa, camomila e erva doce e dê a mesma dose: 1 colher de sopa, até as cólicas passarem. Há quem faça o mesmo tratamento com chá de menta ou hortelâ.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo3/5/10 23:21

    Se a mãe toma leite de vaca, isso pode explicar prisão de ventre na criança?

    ResponderEliminar
  26. Pode sim!
    Mas também é fácil resolver tomando, A MÃE, alguns chás digestivos... fraquinhos é claro!
    Se não resolver e se se confirmar que é do leite, pode haver intolerância do bebé, ao leite de vaca...

    ResponderEliminar
  27. brigado sera uma luz para o meu bebe chora de mais por causa de colica irei fazer todos remedios caseiros que o site recomendou brigado p

    depois deixarei outro comentario apos resultados

    ResponderEliminar
  28. ola

    meu bebe tem 1mes e meio e tem muitas colicas nem dorme anoite o que posso dar a ele?
    Obs: nasceu de 7 meses.

    ResponderEliminar
  29. vanessa!
    Se você amamenta o seu bebé o tratamento é mais fácil. Siga as dicas do texto e dos comentários e faça alguma dieta, você mesma. Não BEBA CAFÉ.

    ResponderEliminar
  30. ola como faço sumo de betraba e o suco?faço os tres chas junto melissa, camomila e erva doce



    silvana,Brasil

    ResponderEliminar
  31. silvana!
    Sumo ou suco de beterraba são a mesma coisa. Costumo especificar ambos porque, no Brasil, há pessoas que apenas conhecem por suco e aqui diz-se sumo.
    Eu faço numa máquina de sumos, centrifugadora, mas pode fazer num liquificador, se for potente, juntando um pouquinho de água. Se for para dar a um bebé pode coar, se for necessário para o bebé poder engolir.
    Quanto ao chá pode fazer com as 3 ervas juntas.

    ResponderEliminar
  32. meu filho tem apenas 15dias e tem muito gases já fiz de tudo já nao sei o q fazer por favor me ajude ele nao dormi direito mais

    ResponderEliminar
  33. A mãe tomar comprimidos de levedo de cerveja pode causar gases no bebê?

    ResponderEliminar
  34. oi meu nome e solange,eu queria saber se e so cafe puro que da colica em bebe.
    no caso se eu colocar leite e cafe tambem causa colicas?.
    e feijao tambem causa colicas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nâo feijão não dar colicas no bebê
      não coloque leite no café beba ele puro.

      Eliminar
  35. meu filho tem muita colica, ele ja tem 6 meses de vida e nasceu de 7 meses o que faço?

    ResponderEliminar
  36. olá
    gostaria de saber qual a proporção que eu devo usar de agua e de erva para preparar o chá vermelho ou outro tipo de chá caseiro.
    Posso tomar chá mate ou tb da gases igual o café?

    ResponderEliminar
  37. Solange!
    Com MUITO atraso mas cá vai a sua resposta.
    Tudo o que dá cólicas em si pode dar cólicas no bebé... e ainda mais alguma coisa. O café eu sei que dá. Misturar leite não adianta.
    Quanto ao resto só testando. Mas você pode toma chá para os gases depois de comer essas coisas que fazem cólicas e que podem afectar o bebé...

    ResponderEliminar
  38. Alexander BH-MG
    Tenho um bebe de um mes e meio e ele chora muito por causa das colicas pretendo seguir seus conselhos desde a dieta da mae como tambem os chas para o bebe. Mas minha pergunta é a seguinte. O que vc acha destes complememos como o NAM, APTAMIL, NESTOGENO? sendo que dizem que eles ressecam o intestino do bebe, e tem sido o que tenho dado ao meu bebe durante as mamadas noturnas...

    ResponderEliminar
  39. Alexander BH-MG
    tenho um bebe de um mes e meio e damos a ele durante o dia o leite materno e durante as mamadas de madrugada o complemento APTAMIL. ele esta chorando muito e se retorcendo todo por causa das colicas. O que vc aconselha? e o que vc acha desses complementos como o NAM, APTAMIL, NESTOGENO? sendo que dizem que os mesmos ressecam o intestino do bebe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TENTE USAR O NAM COM ROTULO COR DE ROSA..UM PAI UAM VEZ ME FALOU QUE O BEBE SÓ MELHOROU QUANDO
      MUDOU PARA ESTE OK

      Eliminar
  40. Muito bom o Blog, parabéns! Gostei muito do seu post...

    ResponderEliminar
  41. Oi. Eu tenho um bebe de 1 mes, e ele nao aceita mas mrh peito . Comescei a dar o leite nan e ele nao quis. Dai comescei a fazer um mingau ralo com o leite nan e farinha de araruta. Agora ele estar sentindo muitas dores de colica e muitas gases. Me ajudem a aliviar

    ResponderEliminar
  42. Conseguiu esclarecer qual é o problema com o seu peito? Muitas mães não sabem e os médicos também não explicam: tudo o que você come ou bebe, incluindo os sabores, passa para o leite. As mães que amamentam têm toda a vantagem em comer coisas leves (sem grandes temperos) e muito nutritivas; ou então tomar suplementos para garantir a qualidade do leite. Os cereais são óptimos... Quando os bebés começam a rejeitar o leite a primeira coisa que a mãe deve fazer é actuar urgentemente na sua dieta e não comer coisas que possam passar para o leite sabores desagradáveis, nem usar condimentos.
    Quanto ao problema específico do seu bebé acho que devia substituir a farinha de araruta por farinha normal, SEM FERMENTO e torrada. Isso reduz consideravelmente a ocorrência de gases e de cólicas. Para torrar a farinha pega uma frigideira anti aderente, coloca a farinha e leva ao fogo que mantém baixinho. Vai mexendo até a farinha ficar alourada, quase castanha. No mais siga as dicas do texto. Como o bebé é muito pequeno, as doses de chá também são diminutas. Mas, se não for suficiente, faça chá de camomila, com melissa e hortelã e coloque (prenda) no umbigo do bebé, usando um algodão embebido no chá. Também há aí um comentário, uma resposta, mais exactamente, que diz que o leite Nan, para esses casos, tem de ser o do rótulo cor de rosa...
    Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.