2009-05-03

TRATAR QUEIMADURAS

TRATAR QUEIMADURAS


Copiado de Conticasos; Como Tratar Queimaduras

Num curso de "AGENTE DE SAÚDE COMUNITÁRIA" ensinaram que, na hora da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afectada debaixo de água fria corrente até que o calor diminua e pare de queimar muitas camadas de pele e, depois, passar clara de ovo, levemente batida, só para que seja mais fácil de aplicar.
Uma pessoa queimou grande parte das mãos ao deixar cair água a ferver da cafeteira. Colocou a mão debaixo da torneira bastante tempo, para tirar o calor e a violenta dor inicial. Então, abriu 2 ovos e separou as claras, bateu um pouco, e ficou com a mão na clara.
A mão estava tão queimada que, assim que ela colocava a clara em cima, secava e ficava uma película chamada colagénio natural. Ficou algum tempo a colocar camadas de claras de ovo na mão. À tarde, não sentiu mais dor e, no dia seguinte, apenas havia a marca vermelha arroxeada onde se tinha queimado.
Depois de 10 dias não havia nenhuma marca da queimadura. Nem a cor da pele mudou. Aquela parte queimada foi totalmente recuperada pelo colagénio existente na clara de ovos que, na verdade é uma placenta e é cheia de vitaminas.

Divulgue esta mensagem, pois sempre existe alguém que pode precisar !!...

«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

46 comentários:

  1. Boa tarde!

    Aconteceu comigo, me queimei com água fervente em seguida coloquei alface (lembrei ter lindo em algum lugar) coloquei clara de ovo por 1 dia todo, lavei e recoloquei.
    Ardeu em média 3 horas e depois mais nada.

    Adorei o resultado

    rosemarykusuki@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. ESSA RECEITA É EXCELENTE MESMO!!!! QUEM NOS ENSINOU FOI MINHA TIA HÁ MTO TEMPO. QUANDO MINHA MÃE QUEIMOU A MÃO ELA PASSOU A CLARA DO OVO BATIDA. RESULTADO: NEM MARCAS FICARAM!!!

    ResponderEliminar
  3. Tenho um tratamento infalível para queimaduras: ao ser queimado, imediatemente corte uma cebola e passe o caldo dela em cima do lugar...nao irá nem dar bolhas e nem ficar vermelho o local...já fiz várias vezes e deu certo.

    ResponderEliminar
  4. Na noite de Natal meu filho de 9 anos encostou-se a uma salamandra para se aquecer e sem dar por isso queimou a nádega.Passei por água fria e pensei q ia ter de pasar a consoada no hospital com ele,mas depois lembrei de um email q tinha recebido sobre a clara de ovo nas queimaduras e resolvi experimentar.O meu filho não conseguia se sentar e só chorava com dores...ao fim de 1h ele já pulava e brincava como outra criança qualquer numa noite de Natal.Nem marca ficou

    ResponderEliminar
  5. Agradecemos os testemunhos! São úteis para quem está aflito e não sabe o que fazer, ou não faz por não saber se resulta e acaba preferindo ir ao hospital, agravando assim o seu sofrimento nas esperas.
    Obrigada a todos!

    ResponderEliminar
  6. ANTONIO MATOS9/11/09 05:24

    EXCELENTE!!! MUITO OBRIGADO. DE FACTO RESULTA MESMO. A MINHA ESPOSA QUEIMOU A MAO COM OLEO DE FRITAR E NAO AGUENTAVA AS DORES, TINHA JA A MAO MUITO VERMELHA E A ARDER. NO MOMENTO DE AFLIÇAO, ENQUANTO ELA PASSAVA AGUA FRIA NA MAO DECEDI VIR A NET PROCURAR UM TRATAMENTO.EM BOA HORA O FIZ.PASSADOS 30 MINUTOS DEPOIS DE COLOCAR AS CLARAS JA QUASE NAO DOÍA E 4 HORAS DEPOIS JA NAO TINHA RIGOROSAMENTE NADA NA MAO, NEM MARCA, NEM VERMALHAO, NADA MESMO. COMO POR MILAGRE TINHA A MAO COMO ANTES DA QUEIMADURA.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/3/10 00:56

    BEM ACABEI DE QUEIMAR MINHA MÃO DIREITA COM OLEO DE SOJA FERVENTE E SEGUI AS DICAS E ATE O MOMENTO AINDA DOI UM POUCO MAIS AS MANCHAS VERMELHAS JA PARECEM ESTAR DIMINUINDO.

    ResponderEliminar
  8. Meu namorado acabou de queimar a mão com água fervente, segui as dicas da receita com o ovo.
    Espero que dê certo, pois ele esta com muita dor!

    ResponderEliminar
  9. Victor!
    Não concordo nada consigo!
    Mais de 95% das queimaduras que ocorrem são tratadas pelas próprias pessoas, dispensando atendimento hospitalar ou outro.
    O tratamento das queimaduras é tanto mais eficiente quanto mais precoce for. As queimaduras devem tratar-se, como muitas outras coisas, imediatamente. Hidratar é um bom tratamento, qualquer que seja a queimadura
    Eu nunca usei a clara de ovo, mas tenho usado outras coisas como Aloé ou Babosa, GELADO; isto é: retirado do frigorífico na hora de colocar e SEI A DIFERENÇA entre uma queimadura tratada imediatamente e as queimaduras não tratadas imediatamente, porque já tive de ambas.
    Aliás, cheguei a usar uma pomada comprada na farmácia, topifurazona, que também produz resultados muito bons se usada imediatamente.
    Você tem experiência em atendimento mas não está lá na hora... e, a julgar pelo que se passa por aqui, o tempo de espera, nos atendimentos, contribui para agravar MUITO este tipo de situações (não apenas queimaduras)
    Além disso,isto é um blog de REMÉDIOS CASEIROS, portanto, o seu comentário nem sequer tem lugar aqui...
    Agora se você tiver alguma sugestão de como tratar, a partir dos seus conhecimentos, agradecemos muito. Não tratar é que não! E nem a clara de ovo, nem a manteiga, nem a alface podem agravar a queimadura. Podem não ser tratamento suficiente, mas não agravam, com certeza.
    Só para que você veja bem a questão, devo dizer-lhe que, por aqui, os "especialistas" chegam a dizer que: "nas queimaduras, água nunca. Só piora"...
    Agora vá lá a gente entendê-los.
    Mas eu, a primeiríssima coisa que faço é colocar debaixo de água.
    Por mim, confio na minha experiência, (e tenho-me dado muito bem com isso) porque as pessoas não nasceram para sofrer à mercê dos "especialistas"
    De qualquer modo, o seu comentário fica!
    Sendo isto um blog de remédios caseiros, cada um tem total liberdade para fazer o que muito bem entender, pesando todas as OPINIÕES.

    ResponderEliminar
  10. 14/07/2010. No dia 12 queimei-me com água fervente do peito até o umbigo.
    As dores foram horrorosas. Lembrei-me de um e mail que recebi ensinando a passar á gua fria e clara de ovo. Foi o que fiz, mas o desespero era tanto que passei água gelada. O fato ocorreu mais ou menos às 20,00 hs. Pois bem, a queimadura foi de 2º grau porque tive bolhas, mas mesmo assim, dormi a noite toda. Hoje, dois dias após, tenho essa parte do corpo vermelho arroxeada, mas nada de dor ou queimação. Graças à bendita clara de ovo. Portanto, dá resultado sim, e muito bom. Lourdes.

    ResponderEliminar
  11. Pessoal,
    Realmente aconselha-se nao colocar nada, especialmente se forem queimaduras acima de 1o. Contudo, quem ja se queimou sabe muito bem a dorrrr insuportavel que é. Entao antes de procurar um médico fique com a parte afetada em agua corrente por bastante tempo, pois limpa e pincipalmente alivia a dor. Ja passeia clara de ovo e funciona, pois refresca e alivia a dor. Agora se nao for queimadura de 1o grau pode causar infeccao.
    Sugestao importante: qdo for ao hospital vá umedecendo a area, com agua (um pouco mais fria - nao gelada), porque senao nao vai aguentar a dor enqunto espera. Se for hospital publico ou o Sta Helena em Brasilia pior ainda...sugiro ja tomar um analgésico de sua preferencia (leve um de reserva), pois senao nao aguenta. Ja passei Pasta d'agua e é bom para aliviar a queimacao.
    é isso!!!
    estou aqui me recuperando de uma queimadura com oleo quente e doi muito.
    Valeu pessoal pelas dicas!!

    ResponderEliminar
  12. adorei seu blog, como trabalho com frituras, essa dica sobre as claras e 10! gostaria que vcs dessem um remedio sobre pneumonia, caseiro ok!

    ResponderEliminar
  13. O melhor remédio caseiro que conheço para pneumonias é o caldo de agriões; comer muito caldo de agriões (eu trituro os agriões)

    ResponderEliminar
  14. Bom dia
    Queimei com fritura e logo passei a babosa. Essa receita caseira ja e usada pela minha familia a temos e sempre deram bons resultados.Voce passa a babosa na hora e continuie passando por uns dias ok. So usamos em queimaduras leves.Ate plantei uma muda p mim ter em casa.bjos by

    ResponderEliminar
  15. OLÁ BOA TARDE! VEJA SÓ HOJE CEDO ESTAVA APASSAR ROUPA,QUANDO EU MENOS ESPEREI O FERRO CAIU DA MESA, E EU PR NÃO DEIXAR IR AO CHÃO RESOLVIR APARAR COM A MÃO, E NÃO DEU OUTRA, QUEIMEI O ANTE BRAÇO, E FIQUEI DESESPERADA ATÉ PQ, EU NAÕ TINHA NADA PRA QUEIMADURA, E TBEM ESTAVA SÓ EM CASA. MAIS LEMBREI DE COLOCAR EMBAIXO DA TORNEIRA POR ALGUNS SEGUNDOS E PERCEBIR Q.O ARDUME DEMINUIU LOGO, E FUI A NET, E LOGO VIR A RECEITA CASAEIRA,DA GEMA DO OVO, POXA VIDA FOI MUITO BOM NO MESMO ISTANTE JÁ NÃO ARDIA MAIS, E O VERMELHÃO FOI DESAPARECENDO. MUITO OBG POR ESTA DICA.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo8/6/11 19:51

    eu me queimei agora tirando um frango do forno e passei clara de ovo e eu nao estou sentindo quase nada,(eu nao fui para a escola hoje)dizem por ai nao passe nada para nao agravar mas é pura mentira tem que se lavar com agua natural,bater clara de ovo e só depois vai ficar mto melhor,(econcordo com o biranta pois isso é um site de remedios caseiros e nao hospitais)bom boa tarde e sem reclamaçoes do site pois ele é muito bom .p.s pode passar azeite de oliva pois hidrata .

    ResponderEliminar
  17. Estou neste momento com clara de ovo na mão que queimei com óleo quente.Considerando que a dor aliviou e tenho pânico de infecção hospitalar vou continuar com a clara de ovo e ver até amanhã o que vai acontecer. Depois eu conto.

    ResponderEliminar
  18. Olá Biranta
    O tratamento com a clara de ovo é muito eficaz. Sofri queimadura com óleo às 18 horas e às 22 já havia parado de queimar. No dia seguinte só ficaram bolhas pequenas sem doer e sem vermelhidão. Obrigada. Se quiser visitar meu blog é sobre Arquivologia. (wwwarquivologia.blogspot.com)
    Um abraço: margel

    ResponderEliminar
  19. QUEIMADURAS

    E FARINHA DE TRIGO







    QUEIMADURAS POR ESCALDO

    SERÁ QUE ESTA PESSOA DESCOBRIU UMA ÓTIMA CURA?

    Uma vez eu estava cozinhando milho verde e quando enfiei o garfo na água fervendo
    para ver se o milho estava pronto, eu sem querer enfiei a mão toda dentro da água fervendo....

    Um amigo meu que era veterano de guerra no Vietnam, chegou lá em casa justamente quando
    eu estava gritando de dor, e ele me perguntou se eu tinha e onde estava a farinha de trigo...
    Eu mostrei a ele, ele tirou o pacote e enfiou minha mão inteira dentro.
    Ele disse pra eu conservar a mão na farinha por 10 minutos, o que eu fiz.
    Diz ele que no Vietnam, um camarada estava incendiado, e no pânico, os camaradas jogaram
    um saco de farinha nele todo, o que apagou o fogo.. bem, isto não só apagou o fogo, mas ele
    não teve nem sequer um bolha!!!!

    SOOOO, encurtando a estória, eu pus minha mão no saco de farinha por dez minutos, e quando
    a retirei não tinha nem uma mancha vermelha nem bolha e NÃO DOR ALGUMA!!!
    Agora, eu mantenho um pacote de farinha de trigo na geladeira e toda vez
    que me queimo eu uso a farinha e NUNCA tive uma bolha nem cicatriz nem nada.
    A farinha gelada é melhor ainda do que a com temperatura ambiente.

    Milagre, se você me perguntar. Mantenha um saco de farinha de trigo na sua
    geladeira, você ficará feliz de assim ter feito, eu que o diga.
    Uma vez eu queimei minha língua e coloquei a bendita farinha na hora, e após
    dez minutos a dor tinha passado e não deixou bolha....

    Experimente e verá que é verdade.
    Lembre de por a parte queimada diretamente na farinha, não enxágüe em água fria primeiro. DIRETO NA FARINHA POR DEZ MINUTOS E VOCÊ EXPERIMENTARÁ ESTE MILAGRE. " "

    ResponderEliminar
  20. acabei de queimar minha mão....no forno tooo passando clara de ovo , pior que já tah nçao vai ficar ... logo posto resultado

    ResponderEliminar
  21. acabei de queimar feio minha mão.40 minhuto de agua fervendo sem querer mergulhei a mão ,estou testando aclara de ovooo , muito bom recomendooo ..ja estava desesperadada parabens aõ blog

    ResponderEliminar
  22. Anónimo9/2/12 04:14

    gente me queimei com calda quente de açúcar e msm lendo os comentarios de vcs eu num sei o q fazer, vcs num tem noção de tamanha dor e o pior e q demora demais pra secar. Será q se tirar a agua de dentro das bolhas depois de estouradas adianta? e passar argila?me ajudem por favor

    ResponderEliminar
  23. eu estou gravida de 9 meses e me queimei na barriga so passei agua gelada so que deu bolhas o que é bom pra secar essas bolhas rapido???

    ResponderEliminar
  24. Estou com a mão esquerda ao lado. cheio de dor. Escrevo só com a direita.
    1º sapequei compressa de água muito gelada. Alivia a dor bem rápido. Depois li aqui, passei clara de ovo. Formou uma camada seca. Coloquei mais.
    Aí, li a da Farinha de trigo. Lembrei, porque já conhecia, mas sabe como é internet. Para arranjar e-mais eles inventam de tudo!
    Está a mão aqui, doendo, cheia de clara de ovo com farinha de trigo. Se puser no fogo, vira panqueca.
    Vou esperar pra ver... Vou gravar o link, para voltar depois. Funcionando, ou não, muito obrigado pelo grande coração que a faz se importar com os outros.
    Alfredo Bernacchi

    ResponderEliminar
  25. Alfredo!
    O seu comentário fez-me repensar algumas coisas e apagar tudo o que não tem cabimento aqui.
    Isto é um blog de REMÉDIOS CASEIROS e o principal objectivo, como o nome indica, é colocar ao alcance das pessoas sem posses e que estão longe de atendimento médico ou outro, socorro e alívio para os seus problemas.
    eu trato as minhas próprias queimaduras, colocando "remédios caseiros" que sei que curam. As recomendações dos profissionais (que temem não ter o que fazer e perder "importância", certamente) as pessoas podem aceder, por aí, em muitos locais. Portanto não se justifica que invadam este espaço também. Aqui é remédios caseiros... para gente esclarecida e que sabe ler; portanto, informada acerca das "recomendações". Aqui é para as pessoas terem o direito de OPTAR. Eu opto por remédios caseiros e dou-me muito bem.

    ResponderEliminar
  26. SONIA CARDOSO19/4/12 05:12

    ACABEI DE QUEIMAR A MÃO AO PEGAR O TABULE DE BOLO ,ESQUECI QUE TINHA ACABADO DE SAIR DO FORNO ,COLOQUEI A MÃO NO CONGELADOR, DEPOIS EM SEGUIDA COLOQUEI PASTA DE DENTE ,JÁ NÃO DOI QUASE NADA,ABRAÇOS

    ResponderEliminar
  27. Aconteceu comigo,queimei minha mão, estava ardendo muuuuito coloquei na água mais continuou ardendo dai lembrei de ver na net encontrei essa receita passei a clara de ovo...apos alguns minutos passou a dor uffa!!! OBRIGADA PELA DICA :D

    ResponderEliminar
  28. Hoje, as 21 hs,de sabado p/ domingo, tive o desprazer de queimar parte da minha mao direita qdo retirava minha sopa do micro !!! Como nao sabia o q passar ,puz debaixo da agua fria, em seguida no gelo, corri para o telefone e para este site...Passei clara do ovo repetidas vezes.Qdo a farmacia chegou, passei por cima o tal gel para queimaduras e desde entao qdo volta a queimar repito e repito. E agora? Estou sem farinha de trigo em casa!!!

    ResponderEliminar
  29. Quero seguir este blogger.Obrigada

    ResponderEliminar
  30. Estou de volta para agradecer. Genial colocar claras de ovo na area queimada !!!! Muito bom !!!!!Aliviou, protegeu. Repeti inumeras vezes , qdo chegou a farmacia , apliquei em cima o gel p/ queimaduras de sol, desde ontem . Hoje, passadas 24 hs, lavei com muita agua corrente e reapliquei repetidas vezes a clara do ovo,esperei secar e agora vou reaplicar o gel. Estou com menos dor.

    ResponderEliminar
  31. gente estou usando vitanol a e me depilei com cera quente,na hora lavei o rosto com agua depois passei babosa oq mais posso tá fazendo.

    ResponderEliminar
  32. Eu queimei minha perna no escapamento de uma moto faz 6 dias... No primeiro dia eu passei paraqueimol, depois fui a uma farmácia e eles me recomendaram dermazine (sulfadiazina de prata) e estou passando até então. Agora vi esse post e vou passar clara de ovo também. Será que mesmo no 6º dia vai ajudar?

    ResponderEliminar
  33. Cheguei à conclusão que queimaduras de 1º grau curam-se sozinhas. Você pode colocar café, chocolate, leite, babosa, botar na água, no gelo, de volta no calor ou não colocar nada, que tanto faz. Desde que não haja contaminação do machucado. Importante é aliviar a dor e não deixar infeccionar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez seja verdade no caso de pessoas que têm uma pele MUITO saudável, equilibrada, hidratada, etc.
      Pela minha experiência eu diria que não é bem assim. Pelo menos não é assim em todos os casos.
      Portanto o melhor mesmo é tratar. Se não tiver mais nada à mão use remédios caseiros mesmo. Eu curo tudo com remédios caseiros

      Eliminar
  34. eu me queimei com oleo de cozinha, mas na hora so botei gelo e agora estou aqui vendo esses comentarios será que adiantaria só pra tirar a mancha roxa eu passar depois de um dia a clara?

    ResponderEliminar
  35. legal meu pai ser queimou no braço estao eu logo procurei ajuda do pc meu ta melho um pusco.

    ResponderEliminar
  36. eu queimei a minha mão numa panela e coloquei 2 claras de ovos porque queimou quase a mão todo e deu certo

    ResponderEliminar
  37. mt bom msm fuincionaa queimei a mão tava doendo d+ d+ passei pomada e tudo mais n parava de arder de jeito nenhum dps que passei a claro parou na hora mto show obg msm :)

    ResponderEliminar
  38. Clara De Ovo é Muito Bom ,A Minha Mae Queimou a Mao E Ela Passou Fico Tudo Otimo

    ResponderEliminar
  39. meu filho queimou os dedos com doce quente,vou colocar clara de ovo para ver se dar certo.

    ResponderEliminar
  40. Gentee, a farinha de trigo funciona mesmo!! Me queimei com o ferro de passar roupa, deixei na água, na clara de ovo e nada! Mas quando ví o comentário da farinha de trigo fui testar... E a dor passou instantaneamente!!! Valeu

    ResponderEliminar
  41. Queimei logo cedo os lábios com uma calda de açúcar, que preparava para um doce, após procurar como aliviar a dor e melhor o resultado que se apresenta, lábios inchados, estou nesse momento me utilizando do ovo, espero que dê resultado, pois das indicações que li é o único que possua em casa.

    ResponderEliminar
  42. Queimei os lábios há algumas horas, procurei o que fazer para aliviar a dor e o inchaço, nesse momento estou colocando o ovo, pois era a única coisa que tinha das indicações, até o momento sinto um leve alívio, as dores diminuíram, espero que melhore, amanhã preciso sair para o trabalho.

    ResponderEliminar
  43. Quieimei o dedo fritanfo batatas, coloquei o dedo na gordura fervendo junto com as batatas. Nooossa a dor foi imensa,imediatamente o coloquei em água corrente depois no gelo. Mas como doia mt procurei na internet algo que aliviasse a dor,então experimentei a clara de ovo,como por um milagre o alívio foi quase imediato. Agora só tem uma bolha ,que não deve-se furar pois ajuda na recuperação do tecido.

    ResponderEliminar
  44. Quero deixar meu testemunho para os demais que acessam este blog... queimei minha mão com água fervendo, imediatamente a pus em água corrente, depois em água gelada. Depois, acessando este blog, li a dica da clara de ovo... resolvi experimentar, pois a dor ainda estava bem intensa. Apliquei a clara do ovo repetidas vezes e, depois de uns 40 minutos, a dor e a vermelhidão diminuíram... não houve nem formação de bolhas... funcionou mesmo!

    ResponderEliminar
  45. Queimei minha mão com água fervente... imediatamente a pus em água corrente, depois a imergi em água bem fria. Acessei este blog, li a dica da clara de ovo, e resolvi aplicar, pois a dor e a vermelhidão ainda estavam bem intensas. Depois de uns 40 minutos, a dor e a vermelhidão diminuíram bastante. Não houve formação de bolhas. Funcionou mesmo !

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.