2009-11-14

Própolis (ou propolis), Uso Medicinal

Própolis. Uso medicinal


(diz-se: O própolis ou A própolis. Entre nós é conhecido como O própolis ou propolis; no Brasil diz-se A própolis)

Própolis é uma substância produzida pelas abelhas maioritariamente formada por ceras e resinas. As abelhas colhem as resinas dos rebentos das plantas. O Própolis resulta da acção da saliva das abelhas sobre essas resinas e é usado para recobrir as entradas das colmeias, onde age como protector contra fungos e bactérias e para proteger do frio.

O própolis tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica; isto é: com o tipo de flora da zona onde se encontra a colmeia.

Diz-se que o nome desta substância, Própolis, ou Propolis, provem de Pro Pólis a que se atribui o significado: Defesa da população (defesa ou protecção da cidade segundo outras versões)

O (ou a) Própolis tem vindo a ser utilizada, desde a antiguidade, como medicamento popular no tratamento de feridas e infecções. As histórias das medicinas das civilizações Chinesa, Tibetana, Egípcia e também a Greco-Romana são ricas em referências ao Própolis; Todas contêm, nos seus escritos antigos, centenas de receitas onde entram principalmente mel, própolis, larvas de abelhas e, às vezes, as próprias abelhas, para curar ou prevenir enfermidades.

O própolis foi redescoberto recentenmente e reconhecido como um poderoso antibiótico natural, usao para tratar feridas, problemas da boca e garganta



Composição do Própolis

• Resinas vegetais e bálsamos: 50 a 55%

• Cera de abelha: 30%

• Óleos essenciais: 8 a 10%

• Pólen: 5%

Já foram identificados mais de 200 compostos químicos, no própolis. Entre os principais compostos activos podemos citar os compostos flavonóides, ácidos aromáticos, terpenóides, aldeídos, álcoois, ácidos alifáticos e ésteres, aminoácidos, esteróides, açúcares, etc

São encontrados também, na composição química do própolis: vitaminas, antibióticos, enzimas e minerais (alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco).

Propriedades e Aplicação:

• Propriedades

o 1 Antimicrobiana

o 2 Antifúngica

o 3 Antivirótica

o 4 Antiprotozoário

o 5 Bactericida e bacteriostática

o 6 Anestésica

o 7 Antiinflamatória

o 8 Antioxidante[5]

o 9 Estimulante sexual

o 10 Cicatrizante e regeneração de tecidos

o 11 Anti-sépticas e hipotensivas

o 12 Tratamento de gengivites

o 13 Atividade hepatoprotetora e agente anti-úlceras

o 14 Estimuladora do sistema imunológico

o 15 Ação inibidora na multiplicação de células tumorais

. Aplicações

O própolis é muito utilizado como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Há quem o use principalmente com a função de fortalecer o sistema imunológico, actuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Diversos Estudos comprovam as suas propriedades biológicas e terapêuticas:

• Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.

• Fortalece a acção imunológica dos linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.

• Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.

• Trata queimaduras graves e outras doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar. (pode ser misturado no champô ou condicionador)

• Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.

• Age como antioxidante.

• Actua como estimulante natural das defesas. É muito útil para quem sofre de fadiga frequente e baixa imunidade.

• Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.

• Possui diversas propriedades terapêuticas por acção dos seus flavonóides
A própolis pode ser utilizada na forma líquida (extracto) ou misturado com outros produtos: pomada, etc. Para aplicação tópica. Para a prevenção de doenças e fortalecimento de sistema imunológico é aconselhável tomar de 10 a 15 gotas de extracto de Própolis, diariamente.

Podem colher-se muitos testemunhos que atestam a eficácia do Própolis nas mais variadas utilizações.

Há casos de crianças “sentenciadas” para operar as amígdalas que se curam (e dispensam a operação) quando tratadas com própolis.

Portanto, se for afectado por gripe, bronquite, ou outras doença citada, use própolis.

Um testemunho chegado até aqui através dos comentários:

Meu nome é Luiz Henrique, moro em Itupeva SP. 
Há alguns anos atrás fiquei em uma clínica Naturalista em Jarinú -SP, e entre muitas coisas boas que aprendi lá, tomei conhecimento das qualidades do Própolis. 
Certa ocasião minhas duas filhas ficaram com micose de gato,(manchas na pele em forma de meia lua) diagnosticado pelo médico, após exame de laboratório. 
Mesmo aplicando os cremes caríssimos, receitados pelo médico, durante 2 meses, a micose persistiu. Nesta altura me lembrei que havia aprendido sobre o própolis, comprei um frasco de própolis na farmácia (que custou o equivalente ao preço do tratamento que estávamos fazendo a dividir por cem), e aplicámos nas áreas lesionadas. 
Para nossa alegria, em 15 dias a micose havia desaparecido.
Em outra ocasião, a unha do dedão do meu pé começou a ficar, torta e rachada, fui ao dermatologista, que diagnosticou como sendo micose de unha. 

Receitou um creme, para passar durante 6 meses na unha, por se tratar de uma micose difícil de curar. Cheguei a fazer o orçamento do creme, que era muito caro; então resolvi, antes de comprar o creme, fazer tratamento com própolis, pingando duas gotas na unha duas vezes ao dia

Para minha alegria, em 30 dias a minha unha estava completamente curada. 

Aqui em casa temos usado muito o própolis, tomando também 20 gotas ao dia, e temos disfrutado dos benefícios do mesmo.


Pena que, entre nós, em Portugal, um bom extracto de Própolis custe uma pequena fortuna (mais de 10€ mesmo que não seja de grande qualidade), enquanto que, no Brasil, há excelentes extractos de própolis (eu já usei) que se adquirem por 2,5 reais.

«»«»«»
APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
«»«»«»

51 comentários:

  1. Eu uso uma pomada que é um bálsamo propolis para os herpes nos lábios e é mágnifica.Já tenho herpes há muito tempo e já usei muitas pomadas e nada resultava,inclusive ainda me aparecia mais devido a pomada escorrer.
    Agora com esta pomada quase que nem me aparece nada é espantosa já recomendei a muita gente.

    ResponderEliminar
  2. Ola bom dia!! Comecei a dar propolis a minhas filhas de 3 e 5 anos. Na pequena não aconteceu nada mas na maior apareceu bolinhas tipo alergia. Queria saber se tem algum tipo de teste que se possa fazer. E outra coisa por causa do gosto, estava dando com suco. Tem algum problema? Agradeço as informaçoes, são muito boas e completas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, o propolis é uma substância relativamente forte e concentrada. Fiz uma pesquisa e li que não se deve dar a crianças o extrato com álcool, e adquiri essa dosagem, como medida preventiva de doenças e melhorar o sistema imunológico, para crianças :
      "crianças de 0 a 10 anos deverão tomar a metade do peso corporal em gotas diluídas em água sem cloro

      Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/propolis.html#.VLGdlvlTvqA#ixzz3OSQfywX3"

      No link diz que existem testes, mas consulte um imunologista.

      Eliminar
  3. coloque uma gota de própolis na pele da menina e veja se fica vermelha ou irritada. Também pode suspender o própolis por algum tempo e depois voltar a dar para confirmar se há alergia.
    A reacção pode não ser devida ao própolis, pode ser do suco, por exemplo...
    Se for o caso dê o própolis com um pouquinho de mel.
    No entanto, pode dar o própolis com suco, se não houver reacções adversas.

    ResponderEliminar
  4. Meu nome é Luiz Henrique, moro em Itupeva SP. a alguns anos atrás fiquei em uma clinica Naturalista em Jarinú -SP, e entre muitas coisas boas que aprendi lá, tomei conhecimento das qualidades do Própolis. Certa ocasião minhas duas filhas ficaram com micose de gato,(manchas na peele em forma de meia lua) diaginosticado pelo médico, após exame de laboratório. mesmo aplicando os cremes caríssimos, receitados pelo médico, durante 2 meses, a micose persistiu. Nesta altura me lembrei que havia aprendido sobre o própolis, comprei um frasco de própolis na farmácia (que custou 100 vezes menos que o tratamento que estávamos fazendo), e aplicamos nas áreas lesionadas, e para nossa alegria, em 15 dias a micose havia desaparecido.
    em outra ocasião, a unha do dedão do meu pé começou a ficar, torta e rachada, fui ao dermatologista, e omesmo diaguinosticou com micose de unha, me passou uma receita de um creme , para passar durante 6 meses na unha, por se tratar de uma micose difícil de curar, cheguei a fazer o orçamento do creme, que erá muito caro, então resolvi, antes de comprar o creme, fazer tratamento com própolis, pingando duas gotas na unha duas vezes ao dia. para minha alegria, em 30 dias a minha unha estava completamente curada. aqui em casa temos usado ´muito o própolis, tomando também 20 gotas ao dia, e temos provado dos benefícios do mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Rique
    Agradecemos o testemunho.

    ResponderEliminar
  6. Moro em sp, tenho uma micose de unha de pé já alguns anos, ela melhora um pouco e volta a ficar doente, já transmitiu para a outra unha do outro pé, já passei de tudo mesmo, que voce possa imaginar, e não posso tomar remedio para micose o médico disse que faz mal, e tenho certeza, pois minha mãe tomou e teve bolhas no figado, o medico falou que é muito perigoso; já estou perdendo as esperanças de cura, mais vou tentar esta do propólis, quem sabe irá cura-las, como curou a sua.
    Obrigada pela dica, muito boa por sinal, gostei muito deste blog.

    ResponderEliminar
  7. Andres.
    Para além deste texto sobre o próplis, existem 3 textos sobre micoses, com algumas indicações que lhe podem ser úteis. Existe também um texto sobre o chulé... cujkas dicas também curam micoses...
    Acredito que o própolis resolva, mas se não for o caso...
    Miscose cura-se insistindo no tratamento.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!! Eu queria saber se a propolis pode melhorar minha pequena pneumonia??

    ResponderEliminar
  9. Própolis melhora a pneumonia, com certeza!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite,tenho em filho com 09 anos e ele tem problema de bronquite alergica.no momento esta em tratamento com medicação alopata,gostaria de saber se posso dar o propolis para ele,e quantas gotas posso usar ao dia.ele tem 32 Kg.

    ResponderEliminar
  11. Oi, Biranta. Moro em Fortaleza, CE. Há alguns meses umas manchas apareceram pelo meu corpo. Manchas avermelhadas, escuras, como se o corpo estivesse intoxicado. Nas pernas e nos pés, chegou a descascar.

    Achei que fosse uma alergia, então tomei alguns antialégicos, mas foi em vão. As manchas diminuíram, mas a pele ainda tá meio estranha. Pensei em ir a um dermatologia, mas acho que vai ser perda de tempo e dinheiro. Não confio nesses profissionais, se bem que alguns nem podem ser chamados assim.

    Será que o uso de própolis vai resolver meu problema? Se sim, como devo aplicar? Se eu passar na pele, por quanto tempo devo deixar?

    Até mais! Adoro seu blog!

    ResponderEliminar
  12. Acho que deveria ir ao dermatologista (ou ao médico) ao menos para ter um diagnóstico (embora eu, na minha última experiência dessas, só tenha tido desilusões com os médicos, que nem um diagnóstico correcto fizeram).
    Em todo o caso, pode usar o própolis que (diz-se) é eficiente nos problemas de pele. Use misturando umas quantas gotas num bom óleo ou creme hidratante, de preferência natural. Também tem um texto sobre pomadas. Pode fazer a sua e juntar o própolis na hora de passar na pele.
    Não posso dizer quantas gotas de própolis porque isso depende da área a tratar e, consequentemente, da quantidade de creme ou óleo que usa..
    Cuidado porque pode ser micose e, se for, deve tratar como tal.
    Talvez o chá de folha de mandioca, indicado num exto sobre micose, resolva...
    Não esqueça de começar a tomar alguma coisa para reforçar as defesas e o bom estado da pele: levedura de cerveja, lactobacilos...
    Investigue se não é reacção a frutas da época, por exemplo. Se as come pouco maduras pode acontecer.
    Desejo as suas!

    ResponderEliminar
  13. Para tratar bronquite de criança de 9 anos, com própolis, dar 4 gotas, 3 vezes ao dia, com sumo ou chá. Pode adoçar com mel. Encontra outras receitas para bronquite neste blog.

    ResponderEliminar
  14. Meu filho tem ipertrofia de adenoide,e os medicos falaram que é caso cirurgico,gostaria de ssber se posso dar o propolis,como uma alternativa antes da cirurgia,para ver se ela diminui ou acaba com a inflamação,se posso qtas gotas e qtas vezes ao dia ja que ele tem 4 anos,e pesa 25 kg.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/9/11 12:01

    olá,
    gostaria de saber se pode tomar propolis todos os dias sem parar, ou precisa dar uma pausa?
    quanto tempo deve ser essa pausa?
    Grata!
    Amanda / Brasil

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5/1/12 14:41

    mas qual é a quantidade( gotas) q adultos e crianças devem tomar por dia?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2/2/12 18:33

    ola, me chamo karla carolinne, gostaria de saber de o propolis é eficaz no tratamento de corrimento vaginal, eu tomo os remédios normais mais ela volta e pior eu fiko muito lubrificada durante a minha relação menstrual.

    ResponderEliminar
  18. Poderiam me dar informações sobre o tratamento com propólis de doenças de pele em caes?

    ResponderEliminar
  19. A própolis eum grande produto, e por ser um grande produto estou realizando um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e queria saber se na legislação brasileira a própois é reconhecida como medicamento, principalmente pela a Anvisa?

    ResponderEliminar
  20. Léo Cruz!
    Não sei responder à sua pergunta. Eu moro em Lisboa (Portugal) e aqui não é reconhecido COMO MEDICAMENTO, COM CERTEZA

    ResponderEliminar
  21. O número de gotas de Própolis que adultos e crianças devem tomar, por dia, depende da concentração do preparado e deve vir indicado na embalagem... ao menos uma quantidade de referência. Quando se esttá doente pode-se exagerar um pouco nas doses, sempre... ou então aumentar o número de tomas diárias.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo8/6/12 19:54

    Tomei própolis e horas depois fiquei com a boca da Angelina Jolie... Meus olhos ficaram pequenos de tão inchados, a garganta estava tão fechada que quase não passava a saliva.
    (Eu não sabia que tinha intolerância a própolis). Ontem tomei própolis e estou aqui com a cara toda deformada de novo...:(

    ResponderEliminar
  23. Por favor gostaria de saber se posso dar as minhas filhas de 3 e 4 anos,mel puro com propolis para curar broncopneumonia e bronquiteasmatica porem minhas ficaram iternadas .Me ajude por favor nao vejo a hora de ver elas boas.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo4/7/12 01:06

    queria saber se propolis fais mal a quem tem diabetes

    ResponderEliminar
  25. Bom dia
    Gostaria de saber se PROPOLIS é bom para a SINUSITE, pois durante o ano sofro dessa doença e não há tratamento médico. É muito desconfortável até pq liberta um odor que por muito que lave os dentes não é eliminado.

    Obrigada

    Um bem haja a todos deste forum

    MR

    ResponderEliminar
  26. Boa Noite meu filho tem 1 ano 7 meses. Tem varias crises de bronquite, o própolis ajuda a parar essas crises? Onde posso comprar o própolis? Obrigado...

    ResponderEliminar
  27. Gostaria de saber qual a quantidade que posso dar para meu filho de 1 ano. ( como antibiotico) Obrigada

    ResponderEliminar
  28. Kelly!
    Procure comprar o própolis numa farmácia de manipulação (ou loja de produtos naturais) e faça a pergunta. Em princípio eles devem ter uma dose de referência para o tipo de propólis que vendem e para a respectiva concentração.
    Na falta doutra indicação, dê 2 gotas misturadas numa colherinha de café cheia de mel, 2 vezes ao dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tenho o propolis colhido da colmeia ele e puro como posso usar?Lourdes

      Eliminar
  29. Olá Isabel, tbm sofro com herpes labial, vc poderia informar onde encontro essa pomada de própolis?

    Att,

    Daiane.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há à venda em farmácias e lojas de produtos naturais.
      Eu uso em spray porque assim dá para a dor de garganta :)

      Eliminar
  30. Boa noite, a minha mãe tem muito catarro e tosse,não saí nada de expectoração, estou a dar propolis há uma semana, ainda não se vê melhoras, estou a dar 30 gotas de manhã e 30 há noite, posso aumentar a dose? Obrigada.

    ResponderEliminar
  31. Não me parece prudente que aumente a dose. Pode ser que demore um pouco mais de tempo para fazer efeito mas também pode ser que a sua mãe necessite doutro tratamento.
    Há aí várias receitas de xaropes para a tosse. Faça um deles e continue a dar o própolis.
    Os xaropes, às vezes, são imprescindíveis para limpar os brônquios

    ResponderEliminar
  32. Olá , gostei das dicas . Gostaria de saber qual o tratamento de propolis para mal hálito? Como usar o medicamento nesse caso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Use a dose normal para adultos: 20 gotas ao dia.
      O mau hálito pode ter que ver com o aumento anormal da flora da boca (nesse caso os elixires usados depois de escovar os dentes costumam dar resultado); ou pode ser devido a problemas do aparelho digestivo. Neste caso os chás indicados para o aparelho digestivo costumam "resolver"...

      Eliminar
  33. Para sinute como tomar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toma 20 gotas por dia
      Pode também misturar 2 gotas com água e fazer inalação.
      Pesquise "Curar sinusite" que encontra outras informações...

      Eliminar
  34. Posso tratar afta com própolis(aplicando diretamente)?

    ResponderEliminar
  35. A propoles é boa para curar retocolite?
    como devo tomar?

    ResponderEliminar
  36. Olá eu tenho faringite alérgica e fui orientada a tomar o extrato de própolis e tbm fazer o gargarejo. pergunto: qual a dose para se beber? quantas gotas a cada tomada e quantas vezes ao dia?

    ResponderEliminar
  37. Ola,gostei muito de saber as maravilhas que o propolis nos proporcionan.Minha filha esta sempre com problemas de garganta e me falaram pra começar a dar propolis pra ela que nunca mais precisaria de usar antibioticos ela tem 5 anos e gostaria de saber a quantidade.

    ResponderEliminar
  38. Eu faço quimeoterapia e ate hoje minha imunidade não abaixou graça ao uso que faço de 30 gotas pela manhã,estou muito feliz com o resultsdo,propolis e muito bom mesmo,especialmente o verde!

    ResponderEliminar
  39. Olá, venho aqui descrever também os meus bons resultados com o própolis, faco exercícios físicos intensos participo de operações onde o limite do corpo chega ao extremo, no final oque restam Sao calos enormes nos pés e canelas por causa das botas, recentemente descobri que ao misturar algumas gotas de própolis a agua com sal grosso e deixar os pés de molho, Cura imediatamente, ate uma unha inflamada foi curada, então eu também aprovo e atesto o seu uso.

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde, gostaria de saber para machucado, tipo arrancou uma pele do braço, passa em cima do machucado o propólis?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passa o própolis misturado com mel, que ajuda a curar rapidinho. O procedimento é: limpa bem a ferida, desinfecta como no posto médico antes de colocar penso, depois passa mel com própolis. Se a ferida nõ for muito extensa e puder manter ao ar tanto melhor; cura mais depressa, e não for possível deixar ao ar coloca uma compressa depois de passar o mel com própolis

      Eliminar
    2. Obrigada, Silvana - Indaiatuba / SP

      Eliminar
  41. Olá, Eu estou tomando própolis faz um ano,notei que curo a sinusite,a gastrite,e a micose que eu tinha nos pés, minha circulação também melhorou muito,porque antes eu tinha formigamento nas pernas hoje não tenho mais, eu só não sei se posso tomar ela por tanto tempo assim, alguém pode me responder por favor.....

    ResponderEliminar
  42. Meus namorado estuda medicina sei q ele usa propolis todos os dias ele diz ser pra garganta mais já notei um corrimento nas roupas íntimas dele na qual tem odor parecido com propolis.isso quer dizer q ele tenha corrimento algo assim e se trate com propolis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser isso ou não. Não dá para concluir. A explicação pode ser outra mas não tem utilidade especular...

      Eliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.