2006-06-20

Depressões!

Esta é a resposta a um mail que recebi:

"O melhor anti-depressivo natural que conheço é o Hipericão ou Hypericum (também conhecido como "erva de S. João"). É muito comum, nas ervanárias e comercializado em todas as formas: extracto (gotas), comprimidos, cápsulas, planta para infusão... Até lhe chamam o "Prozac" natural.
Tem uma desvantagem: induz foto-sensibilidade (sensibilidade à luz solar), pelo que não deve ser usado antes de exposição ao sol...
A aveia também é boa para tratamentos anti-depressivos. Encontra-se, nas ervanárias, em extractos (gotas), ou em misturas incluindo o hipericão ou não...
No domínio das plantas medicinais há várias que se podem usar e também existem muitas fórmulas eficientes.
Entre as plantas podemos citar: passiflora (folha de maracujá silvestre), aveia, hipericum (hipiricão), crataegus (pilriteiro), cidreira (melissa), camomila, flor de laranjeira...
Eu prefiro as misturas...
Também se costuma aconselhar, como calmante, a valeriana, que até é vendida em comprimidos, nas farmácias, mas isso é "outro departamento":
Na verdade a dosagem dos tratamentos com valeriana é crucial. Em tratamentos prolongados, com dosagens acima de 170 mg diárias, a valeriana deixa de ser eficiente, ao fim de poucos meses, e até contribui para reverter o processo, agravando-o (dizem). Além disso, em cerca de 10% das pessoas, provoca efeito contrário (costuma usar-se para dormir); isto é: provoca insónias, como é o meu caso.
Muitas pessoas se queixam de que induz pesadelos...
No entanto, é o melhor tratamento que conheço para contracção espontânea (involuntárias) dos músculos, espasmos, (tiques).
Também há quem use a tília, como calmante; mas como eu não gosto do sabor da tília...

Estou a citar, também, calmantes mas estes problemas (depressões) não se resolvem só com calmantes.
Nestas situações, os melhores resultados, com tratamentos naturais e não só, obtêm-se tomando um estimulante de manhã: guaraná, ginseng, alecrim, etc. (juntamente com o calmante, ou não), se a tensão arterial permitir, (em misturas com germen de trigo, de preferência); e um calmante, ou um ansiolítico, ou mesmo um anti-depressivo, ao fim da tarde (nas ervanárias existem estes três tipos de produtos).
Se as dosagens forem as adequadas, é remédio infalível, não apenas para desmame, mas mesmo para tratamento de estados depressivos...
O problema é que, habitualmente, neste tipo de situações, cada um tem de aprender a seleccionar e dosear o seu tratamento...

Conheci umas gotas, feitas na Alemanha, semelhantes a homeopatia mas com dinamizações baixas (D2, D3, D5...), comercializadas com a designação de "hypericum", consistindo numa mistura de extractos de várias plantas (6 ou 7) de cujas todas as pessoas louvavam os efeitos. Mas não creio que sejam fáceis de encontrar no mercado...

P.S.: esqueci-me de referir, como tendo efeito sedativo, a alface. Até se lhe atribui a sonolência após as refeições.

«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

44 comentários:

  1. Oi eu sou josé caio do brasil e te parabenizo pelo blog,me ensinou coisas muito importantes!
    continue assim!

    ResponderEliminar
  2. Siscam!
    Vou responder num texto específico que estou a preparar

    ResponderEliminar
  3. Oi gostaria de parabenizar pelo site.
    Foi util pra eu fazer um trabalho
    Só gostaria que tivesse um poquinho mais sobre a Valeriana para ansiedade.

    ResponderEliminar
  4. Olá.o blogue é fantástico e muito útil.Fiquei bastante satisfeita quando o encontrei.muitos parabéns!
    Gostaria de saber como deve ser feito e administrado o chá de erva de S.joão com vista a diminuir a ansiedade e a prevenir uma recaída depressiva.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Laura!
    A erva de S. João, ou hipiricão, pode ser tomado de manhã e à noite em casos de depressão ou para prevenir. De manhã deve usar uma pitada de erva de S. João, equivalente a uma colher de sopa, juntar 3 ou 4 folhas de Alecrim e uma colher de café de aveia, para um copo de água;
    à noite usa a mesma quantidade de aveia e hipiricão e um pouco de cidreira, ou canomila, ou passiflora.
    Nos casos gerais, este tratamento resulta muito bem. SE não for suficiente aumente as doses ou tome 3 a 4 vezes ao dia.


    Não esqueçam de boicotar o pagamento da facturas da ligação à NET! É muito importante que as pessoas se assumam e se "pronunciem", para que este blogue possa continuar a existir.

    ResponderEliminar
  6. Gostaria de saber como combater o cansaco mental,o esquecimento.

    ResponderEliminar
  7. Use chá de Alecrim e fosfotidilserina, que é lecitina de soja concentrada. Resulta com certeza, a menos que seja efeito de remédios...

    ResponderEliminar
  8. Oi vc esqueceu da Kawa-kawa, um excelente ansiolitico natural!Abraços

    ResponderEliminar
  9. achei esse blogue e simplesmente me
    encantei é muito bom é 10 bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá
    Gostaria de saber se 02 compr. de 500mg cada de valeriana antes de dormir é uma dosagem excessiva?

    ResponderEliminar
  11. É uma dosagem Excessiva sim.
    Até um comprimido é demais. O texto explica isso.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, meu nome é marcia e gostaria de saber por quanto tempo eu tomo, esse chá de erva de são jão para depressão e ansiedade?, desde já agradeço-lhe.

    ResponderEliminar
  13. Pode tomar regularmente, embora não me pareça aconselhável que tome SEMPRE.
    Faça uma mistura: erva de s. joão com aveia e alguma outra planta usada como calmante. Também pode juntar um pouquinho de alecrim. Assim os eventuais inconvenientes do uso prolongado são menores.

    ResponderEliminar
  14. izer que quando comecei a tomar esses medicamentos alternativos não acreditava em sua eficácia. Mas hj só faço uso de ervas e não tenho mais depressão.
    Gostaria de saber se há alguma erva boa pra curar gripe suína. acabou a depressão mais chegou o panico. to morrendo de medo disso. podemos usar alguma coisa pra ajudar a não complicar. obrigada e parabéns por esse blog incrível e útil.

    ResponderEliminar
  15. Há MUITAS coisas que se podem usar para prevenir as gripes, ou para permitir uma cura mais rápida e garantida, INCLUINDO PARA A GRIPE SUINA.
    A Gripe Suína, na verdade, é uma campanha de medo e desinformação, de TERROR noticioso, com objectivos perversos ocultos. Alguns, BEM CONHECIDOS, aproveitam-se dessas campanhas para fazer MUITO dinheiro vendendo TAMIFLU, por exemplo. O Tamiflu já matou algumas pessoas.
    Portanto, A MEU VER, não há motivos para ter medo da gripe suina, Mais do que doutra gripe qualquer (ou do que doutra doença qualquer)... Até porque, no que se refere às notícias, QUANDO INTEGRADAS NESTAS CAMPANHAS, absurdas, de medo e desinformação, nunca se sabe o que é verdade ou inventado propositadamente. Inventado que é como quem diz: deturpado, distorcido, manipulado, empolado, numa palavra: FALSO.

    Mas vamos ao que interessa:
    Quem quiser prevenir, A SÉRIO, esse tipo de coisas deve fazer e ter sempre á mão tintura de cravinho. No caso de começar a sentir a garganta (ou outro sintoma) toma a tintura.
    Há vários tipos de chás que podem ajudar e que estão descritos em: "Gripes e constipações".
    Também se pode tomar própolis (ou propólis), como preventivo ou em caso de "sintomas" de gripe. O chá de camomila, usado frequentemente, é um outro preventivo excelente, mas há outros, como o de cidreira, por exemplo.
    O Uso, frequente, de tomilho e alecrim na cozinha, para temperar, também funcionam bem como preventivos...

    É por tudo isto que há algumas pessoas que nunca (ou quase nunca) adoecem... enquanto que outras andam sempre doentes...

    Cuidem da vossa saúde e libertem-se das grilhetas da "propaganda nazi"

    ResponderEliminar
  16. Olá, li suas postagensmas continuo com uma dúvida. Assisti a um programa que tratava sobre o poder das ervas medicinais, e a erva de são-joão também era tratada como o melhor anti-depressivo, porém fazia a ressalva de que o uso prolongado pode prejudicar o efeito do anticoncepcional. por favor,você sabe algo sobre essa informação? Desde já, muito obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  17. Aline
    Já ouvi isso também, várias vezes, mas não sei dizer se é verdade ou ficção... não tenho dados concretos.
    No entanto, há que ter atenção a:
    -- USO PROLONGADO (fazem-se muitos tratamentos sem atingir esse estado)
    -- PODE PREJUDICAR; portanto, também PODE não prejudicar... Afinal como muyitas outras coisas.

    ResponderEliminar
  18. apareceu uma mancha vermelha pequena do lado direito da face agora ao fim de uns meses está maior o medico receitou uma pomada mas até agora não tenho visto nenhumas malhoras. Gostaria de saber se posso usar a tintura de cravinho e como. Ou se pode indicar outro remédio. obrigada por este blogue é muito bom e tem ajudado imenso

    ResponderEliminar
  19. Anónimo6/9/09 03:05

    descobri recentemente q sou epileptica, dps de ter desmaiado no trabalho e feito exames. Entretanto, ha mtos anos - desde os 16, tenho agora 27 - q tomo anti depressivos. Actualmente, tomo um comprimido anti epileptico Keppra à noite (o medico disse para eu tomar outro d manha, mas da me mto sono e optei por n tomar). Tomo, de manha, o anti depressivo zoloft. Trabalho mto e tenho uma profissao mto stressante. Durmo mal desde sempre. Ando sempre cansada, angustiada, sem energia. Ha dias em q tenho a mente como que adormecida. Tenho mtas dores d cabeca e dificuldade em relaxar. Pode ajudar-me? Desculpe incomoda-lo. Foi um alivio encontrar o seu blog. Obrigado, dsd ja, pela atencao. Ate breve, R.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo das 14:28, dia 22/08/2009

    Pode usar a tintura de cravinho mas tem de usar também um bom hidratante: óleo de germen de trigo, por exemplo. Para os problemas de pele é essencial e ajuda muita na recuperação.
    É provável que resulte mas não posso garantir... se não houver melhoras em algumas semanas veja os textos sobre vitiligo e sobre micoses; talvez encontre algum tratamento simples que, usado com frequência resulte, como por exemplo a máscara de salsa com sumo de limão... Limpe com óleo de bebé todas as noites.

    Anónimo das 03:05, dia 06/09/2009
    Os problemas que refere podem ser também devidos ao anti-depressivo.
    Sabe? o Alecrim (siga o link para melhor identificar a planta) é um excelente tratamento para os problemas de memória (da cabeça) e também é indicado como tratamento para a epilepsia.
    Devia tomar um chá com algumas folhas de alecrim de manhã e ao princípio da tarde. A lecitina de soja (ou a fosfoserina) também é excelente para os problemas de cansaço cerebral.
    Para desanuviar da angústia, usam-se a aveia (pode ser em chá) e o hipericão (Hypericum perforantum), ou erva de S. João. Pode fazer o chá com as 3 plantas. Acho que vai melhorar muito.
    Pelo sim pelo não, mantenha o tratamento que está a fazer... por enquanto.

    ResponderEliminar
  21. Oi, esse blog é muito útil...
    Para vários assuntos agora tenho onde fazer minhas buscas e sei que terei respostas satisfatórias!!!
    Se tivesse descoberto antes, talvez tivesse evitado alguns problemas!!!
    Mas agora, ainda tenho chances!!!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  22. Hipericum perforatum 300mg é realmente tiro e queda, tive síndrome do pânico e todos os remédios me davam efeito paradoxo, só o Hipericum me ajudou! Uma dose de 300mg antes de dormir e auxílio de um psicólogo!

    ResponderEliminar
  23. Só lembrando que o hipericum pode comprometer o efeito de pílulas anticoncepcionais, é bom lembrar!

    ResponderEliminar
  24. boas,quando fico com ansiadade ,fico mal disposto e com vomitos,alguem sabe alguma receita para este problema?obrigado

    ResponderEliminar
  25. oi,vou iniciar uma formula com erva de sj50mg que contem:centela a100mg,sene20mg,garcinia50mg,gynema50mg,spirulina100mg,tenho hipotirodismo e tomo anticopcepcional essa formula vai tirar o efeito anticopcional? tire minha duvida por favor obrigada.

    ResponderEliminar
  26. Eduardo Fernandes3/1/12 14:43

    Desde já os meus parabens por tamanho auxilio de varias doenças.

    Biranta disse...
    Laura!
    A erva de S. João, ou hipiricão, pode ser tomado de manhã e à noite em casos de depressão ou para prevenir. De manhã deve usar uma pitada de erva de S. João, equivalente a uma colher de sopa, juntar 3 ou 4 folhas de Alecrim e uma colher de café de aveia, para um copo de água;
    à noite usa a mesma quantidade de aveia e hipiricão e um pouco de cidreira, ou canomila, ou passiflora.
    Nos casos gerais, este tratamento resulta muito bem. SE não for suficiente aumente as doses ou tome 3 a 4 vezes ao dia.

    A minha questão é:
    De manhã deve usar uma pitada de erva de S. João, equivalente a uma colher de sopa, juntar 3 ou 4 folhas de Alecrim e uma colher de café de aveia, para um copo de água;


    Faço o chá e bebo a infusão ou junto tudo num copo de agua e bebo tudo junto?

    Já agora o meu problema é ansiedade depressiva, e varios anos a tomar xanax (alprazolan) e paroxetina, deixei de os tomar á cerca de 7, 8 messes. E agora no ultimo mes tem voltado o mal estar, o nervossismos sem motivos, tenho receio de treinar, porque sinto espasmos e sensação de desmaio, logo deixei de treinar ( treinar me acalma imenso e ajudou estes tempos sem tomar as referidas drogas)
    Talvez não tenha feito um bom desmame, e não quero ir ao médico pois volto a tomar as referidas drogas durante mais uns anos....
    Que poderei fazer?
    Agredecia imenso que me dessem dicas ou um plano de seguir á risca e ir á ervanaria e começar logo para recuperar bem e depressa.
    Desde já o meu obrigado sincero.

    ResponderEliminar
  27. Gostaria de saber como posso combater a psorise ?

    ResponderEliminar
  28. o medico me recomendou valeriana para depressão e eu quase pirei esta erva devia ser proibida e pior que mts drogas antes destes idiotas lan isto no mercado deveria ser melhor estudada...aqui deixo meu recado nunca use valeriana acredite vai fcr pior pode ate levar ao suicidio

    ResponderEliminar
  29. A mim a valeriana, tomada à noite, também não me deixa dormir e muita gente se queixa de que a valeriana induz pesadelos até. Mas eu uso valeriana sempre que acho que necessito e muita gente se dá bem com a valeriana. Há mesmo quem diga que é o melhor remédio para TPM.
    Mas a valeriana não é, de todo, o melhor remédio para depressão, embora possa ter efeito ansiolítico... SE TOIMADA ESPORADICAMENTE, como eu faço ou como faz quem usa para TPM.
    De facto, os melhores estudos sobre a Valeriana dizem que deve ser tomada em doses moderadas (abaixo dos 170 mg/dia) e não pode ser tomada durante muito tempo porque tem um efeito de toxicidade cumulativo que pode fazer com que provoque o resultado inverso; isto é: não só deixa de fazer efeito como agrava o problema que deveria tratar. Portanto, de facto, A MEU VER, a valeriana é totalmente desaconselhavel para depressão...

    ResponderEliminar
  30. Eduardo Fernandes!
    Sabe?
    Eu passei, recentemente, por uma série de problemas de saúde, MUITO CHATOS, que me reduziram em muito a resistência, a capacidade (de tal forma que os comentários estão atrasadíssimos e só agora lhe estou a responder.
    O meu problema manifestou-se principalmente na pele... mas também ao nível da ansiedade. Fazia edemas por tudo e por nada, apesar de os meus rins funcionarem muito bem.
    Conclusão: consultei uma homeopata que, com a ajuda dum computador, determinou as carências, algumas delas prementes, do meu organismo. De algumas eu já sabia (ou desconfiava) doutras nem tanto. Também me orientou os tratamentos mas eu nunca deixei de aplicar o que sei... e, finalmente, estou praticamente curada.
    Isto tudo para lhe dizer que esses problemas de ansiedade podem muito bem ter origem semelhante. No meu caso tinham. Para isso há que fazer as correcções necessárias. Se você fazia exercício também teria de cuidar muito bem da sua alimentação (e complementosd, se necessário) para o organismo não entrar em carência...
    Tem de recuperar rapidamente porque o exercício físico é fundamental.
    Agra a má notícia:
    Não é possível fazer, aqui, o que você pede e necessita. Consulte um bom homeopata ou naturopata. Tente algum que lhe faça os testes para determinar o que está em falta no seu organismo... E cure-se.
    Desejo-lhe felicidades!

    ResponderEliminar
  31. Cristina2/3/12 09:59

    Ultimamente estou passando por muito estresse. Voltei a estudar depois de muito tempo e depois que criei meus filhos. No final do ano passado descobrimos que meu marido precisa fazer uma cirurgia. E todos os problemas foi me deixando angustiada. Esta semana estive na psicóloga e ela me disse que estou com a síndrome do pânico e me indicou um acompanhamento com psiquiatra. Então piorei...meus pensamentos estão descontrolados...muito estranho, estou pensando muitas coisas ao mesmo tempo, uma confusão. O que faço?

    ResponderEliminar
  32. Para além dos chás indicados no texto e/ou nos comentários como ansiolíticos ou anti-depressivos, devia tomar também lecitina de soja ou mesmo a fosfotidilserina...
    Cuide da sua alimentação... o estresse consome muitos nutrientes, as pessoas têm tendência a descorar a alimentação e isso só vai piorar.
    De entre os chás indicados não esqueça de juntar ao chá da manhã ou do almoço, umas folhinhas de alecrim ou outro estimulante. Isso é fundamental nesses tratamentos...
    Tem de descobrir a sua fórmula que permita dormir bem, sem sonhos agitados. Isso também é fundamental para preservar a saúde.

    ResponderEliminar
  33. Estou sofrendo de depressao e ansiedade. Estou sendo acompanhado por um psiquiatra tomando remedio para dormir e paraoxetina. E tb tomo cha de buchinha. isso e certo?

    ResponderEliminar
  34. Toma chá de buchinha para quê?

    ResponderEliminar
  35. Oi, Biranta, seu blog é explêndido. Amei. Vou passar pra outros. Continue ajudando a outros. Parabéns!

    ResponderEliminar
  36. Oi, Biranta, seu blog é explêndido. Amei. Vou passar pra outros. Continue ajudando a outros. Parabéns!

    ResponderEliminar
  37. oi me ajudem ja fiz tratamento para sindrome do panico com paroxetina fiquei boa depois do tratamento mas apena por um ano agora depois de um momento dificil da minha vida td voltou e estou com sindrome do panico e sempre penso q minha pressao vai subir e vou morrer ela realmente sobe um pouco mas baixa sozinha sei q ela sobe pelo medo q tenho q ela suba. por favor me indique uma erva q tire esse medoe essa ansiedade ppr favor estou desesperada. obrigada.

    ResponderEliminar
  38. Olá,

    Gostava de deixar um reparo sobre a valeriana. Se o doente tiver sinais de calor, isto é se for uma pessoa agitada, com tendência a ter face vermelha, uma pulsação rápida, agitação nocturna, transpiração durante a noite, suor na palma das mãos, planta dos pés e/ou peito, devem ter atenção a tomar valeriana, pois pode não ser compatível e exacerbar os sintomas. Isto é uma observação da medicina chinesa. Na minha experiência profissional comprovo esta precaução.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  39. OLA EU QUERIA SABER QUAL A DOSAGEM Q POSSO TOMAR EM COMPRIMIDO A ERVA DE SAO JOAO OBRIGADO E ESPERO RESPOSTA

    ResponderEliminar
  40. Olá !
    Tenho 18 anos, sou mulher. e a cerca de dois anos me sinto "pra baixo" muito ANGUSTIADA, tenho pensamentos ruins, choro muito sem ter motivos... Não tenho vontade de fazer nada, e sempre tive todos os motivos para ser a menina mais feliz do mundo.. Faço faculdade federal, tiro notas boas, tenho uma família que me ama etc... Há 2 meses, tive uma crise que duraram 2 dias. Dois dias só chorando, com uma angústia, no peito, uma sensação TERRÍVEL. E não sabia o que fazer, fui a igreja, esotu fazendo tratamento homeoático, que uma médica me passou, tomo 6 gotas 1 vz por semana.. Mas não senti melhora.. Preciso de ajuda, estou desesperada, as vezes não sinto vontade de viver. Preciso pelo menos de algo para me ajudar quando tenho crises... Algo que libere a endorfina... Não sei.. Preciso de ajuda ! Muita Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você precisa também de "tratamento espiritual". Reze ao seu anjo da guarda todos os dias e peça ajuda para se curar que vai conseguir. Na lista dos anjos cabalísticos encontra alguns que são invocados para resolver esse tipo de problemas. Faça as suas próprias orações. Diga, para si e para os anjos que invoca, para o Universo, que quer se curar, quer ser feliz e transmitir felicidade, NÃO quer essa angústia, seja qual for a sua origem.
      Encontra tudo sobre os anjos na NET. Entenda o facto de ter sentido necessidade de ir à Igreja como um sinal de que tem de se tratar também espiritualmente...
      Entretanto faça um chá calmante para tomar de manhã e à noite mas, no da manhã, junte umas folhas de Alecrim (Rosmarinus Officinales), aquele que se usa para dar cheiro às casas.
      Se fizer isso tudo regularmente vai encontrar o seu caminho e a ajuda para a cura (se for necessário outra ajuda) e acabará por deixar de ter crises definitivamente. Precisa é de ser mais persistente do que o "seu" mal...
      Muita Paz e Muita Luz para si. Espero ter ajudado.

      Eliminar
  41. Posso tomar erva de São João 500mg duas vezes ao dia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei. Acho que deve PROCURAR um jeito de não necessitar de tomar erva de S. João 2 vezes ao dia. Há sempre um jeito. Não esqueça que a erva de S. João provoca fotossensibilidade...

      Eliminar
  42. Qual a dose diária em miligramas de cápsulas de hipericão ou erva de s. João que deve tomar e durante quanto tempo para um tratamento eficaz. Muito obrigada

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.