2010-03-19

Recomendações para Grávidas II

Recomendações para Grávidas II


Plantas que não devem ser usadas por grávidas

PLANTAS NA CULINÁRIA

Há várias plantas perigosas e com potencial toxidade para grávidas. Porque podem provocar:

- Deformação do Feto;

- Danos no fígado do feto (hepatotoxicidade);

- Aborto (forte acção sobre o útero, fazendo menstruar);

- malformação (teratogenia), parto prematuro e PIG (Pequeno para Idade Gestacional, crianças que nascem com pouco peso)

- afectam o sistema nervoso central com consequências imprevisíveis...



DEFORMAÇÃO (teratogenia) DO FETO

A quina verdadeira (Cinchona calisaya), de cuja se extrai o alcalóide designado “quinino”, usado na água tónica e também como preventivo do paludismo (maleita), nas zonas tropicais, é referida como sendo uma planta “teratogénica” (provoca malformação do feto).

DANOS NO FÍGADO DO FETO (Hepatotoxicidade)

O confrei (Symphytum officinale) é referenciado como causador venooclusão no fígado da mãe e do feto, devido à acção dos seus alcalóides pirrolizídicos, substância que tem esta propriedade tóxica, reconhecida pela ciência.

ABORTO, MENSTRUAÇÃO

Plantas, de uso comum, que podem provocar aborto por agirem sobre o útero. Têm propriedades emenagogas (emeno = menstruação; agogôs = o que conduz a); isto é: provocam a menstruação.

Alguns exemplos de plantas referenciadas como tendo estas características:

Calêndula (Calendula officinalis);

Canela (Cinnamonium verum) (Também causa PIG);

Funcho (foeniculum vulgare);

Linhaça (linum usitatissimum);

Menta (Mentha piperita);

Alecrim (Rosmarinus officinalis);

Salva, ou Sálvia (Salvia officinalis);

Noz-moscada (Myristica bicuhyba S.).



MALFORMAÇÃO, PARTO PREMATURO e PIG

Exemplos de plantas, DE USO COMUM, referenciadas como causadoras de parto prematuro, malformação e peso baixo ao nascer (PIG).

O guaraná (Paullinia cupana) e a erva mate (Ilex paraguayensis) são dois exemplos deste tipo de plantas.

A Erva Mate é muito usada no sul do Brasil; é a erva que os sulistas usam para fazer o chimarrão.



Muitas das plantas usadas como condimento, na culinária, possuem óleos essenciais voláteis que atingem, facilmente, o sistema nervoso central. Podem também ter potencial para estimular a contração uterina e, consequentemente, causar aborto ou parto prematuro.

As Plantas que agem sobre o sistema nervoso central (SNC) podem comprometer o desenvolvimento, a capacidade motora, ou causar outros problemas.

O poejo (Mentha pulegium) é um exemplo de planta referenciada como causadora de aborto, hepatotóxica e neurotóxica.

Porém, todas as plantas a seguir mencionadas são referenciadas como tendo capacidade para agir sobre SNC:

Alecrim – Rosmarinus officinalis;

Tomilho – Thymus vulgaris;

Salva, ou Sálvia – Salvia officinalis;

Orégãos, oregano – Origanum vulgare;

Menta – Mentha piperita;

Manjericão – Ocimum spp.

Estas plantas são, apenas, alguns exemplos e não pretendem ser uma listagem exaustiva, podendo haver outras com os mesmos efeitos.



Algumas regras de ouro a seguir, na gravidez:

Não use plantas medicinais (ou outros medicamentos) que não conheça bem e de cujas não saiba os efeitos. Em qualquer caso, se usar, use em quantidades ínfimas e esporadicamente. Isto vale também para os condimentos usados na cozinha (plantas usadas para temperar).

Se costuma usar condimentos, na cozinha, altere os seus hábitos e habitue-se a comer, regularmente, alimentos cozidos ou grelhados, SEM TEMPEROS (sem condimentos).


«»«»«»

APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
«»«»

14 comentários:

  1. Anónimo2/5/10 19:24

    boa tarde eu estou aqui pra pedir uma grande ajuda eu estou separada a pouco tempo e agora descobrir que estou gravida do meu ex mas ñ pretendo ter esse filho pq ja tenho 3 filhos sou muito jovem so tenho 26 anos e 3 ja esta bom eu tomo injeção perlutan menstruei dia 14/04 tomei minha injeção dia 23/04 mas estou sentindo sintomas de gravidez enjoo e fraqueza corpo mole e meu peito esta dolorido me ajude porfavor estou muito preucupada ...

    ResponderEliminar
  2. estou no mesmo barco que você e não sei o que fazer, se souber uma resposta me retorne estou dezesperada

    ResponderEliminar
  3. Para os 2 comentários anteriores.

    Lendo, COM CALMA E ATENÇÃO, os textos sobre o tema (plantas abortivas) encontram TODAS as indicações necessárias e as respostas para as vossas dúvidas.
    Encontram os links dos textos referidos na margem direita.

    ResponderEliminar
  4. estou amamentando,e minha mestruação,vem um mes sim e outro nao,m ais faz tres meses que nao vem estou desesperada,tenho tres filhos,omais novo tem apenas um ano

    ResponderEliminar
  5. Oi.eu tava com a menstruação atrasada e tomei chá de canela com vinho durante uma semana.sangrei,mas agora a menstruação atrasou de novo!o que eu faço?é como se eu já estivesse de 10 semanas.e os sintomas continuam.devo tomar outro chá?ainda dá tempo de tirar?

    ResponderEliminar
  6. estou com 41 semanas de gestaçao e li que se eu tomasse cha de cravo da india me ajudaria ate logo o bb e verdade?

    ResponderEliminar
  7. Talcvez o cravo ajude, mas a artemísia, losna, ou a camomila, ajudam, com certeza. PROVOCAM CONTRAÇÕES. No início da gravidez são abortivas, mas no final já não afectam o bebé, apenas favorecem a expulsão. NÃO EXAGERE NA DOSE porque necessita de dar tempo para a dilatação se fazer. Se não tiver esse cuidado pode prejudicar irremediavelmente o bebé. PERCEBO A SUA IMPACIÊNCIA, mas convém ser prudente e ter calma.

    ResponderEliminar
  8. Ola, mandei um comentario ontem, mas nao tive paciencia em esperar, Comprei canela, cravo e sene, misturei os três a um litro de agua. E hoje é o segundo dia que vou tomar, estou com sete dias de atraso, e o exame de sangue deu negativo. Porem tem saido um liquido claro do meu peito, bem pouco, mas tem. Estou fazendo certo? Nao tive contrações, apenas diarréia, nao sei se é normal.

    ResponderEliminar
  9. Alana!
    As respostas aos comentários estão MUITO atrasadas. Se você toma sene é normal que tenha diarreia. O líquido do peito pode não ter relação com o atraso. A canela, na dose certa, tem possibilidades de resultar para um atraso desses. Portanto, se achar por bem insistir, não misture o sene. Se o teste dá negativo (deve repetir dentro de dias) os chás podem não ser suficientes para resolver o problema do atraso. Nesse caso não deve insistir, tem de procurar outro tratamento.

    ResponderEliminar
  10. oi sou julia estou gravida de 9 semanas que cha posso tomar estou muito desesperada ja tenho dois filhos e o mais novo te 11 meses me ajude por favor estou desesperada...tomei o cha com canela e cachaça vou esperar resultados....

    obrigada...

    ResponderEliminar
  11. Júlia!
    Tem é de insistir tomando vários dias...

    ResponderEliminar
  12. Ana Maria23/4/12 01:10

    Biranta, boa noite. Tenho 20 anos e já tenho uma filha de 3 anos. Estou grávida novamente de 4 semanas. Pode ser ignorância minha mas não consegui achar em seu blog as receitas, somente a relação de plantas abortivas. Há uma proporção certa a se usar? Estava pensando em artemísia e arruda, qual a proporção de erva/água, quantas vezes ao dia devo tomar, durante quantos dias? Parabéns pelo seu trabalho, espero que consiga me responder e me ajudar. Muito Obrigada!

    ResponderEliminar
  13. Olá.....sou a Márcia G. estou desesperada!...estava bebeda e sei que meu ex me penetrou, mas nao gozou em mim...tomei a pílula do dia seguinte e depois de 2 semanas menstruei normalmente por 3 dias,depois desse período fiz teste de farmácia deu negativo....depois de mais 2 semanas, fiz o beta de sangue deu negativo...hoje fiz o de farmácia de novo negativo...mas saiu líquido transparente feito água do meu seio...minha mesntruação deve vir nos próximos dias, mas tenho tomado chá de canela pra acelerar e nada....apesar dos negtivos, minha mente nao descansa...nao consigo dormir, achando que posso estar grávida....já fazem 5 semanas desde que estive com meu ex...e o exame de sangue fiz a 3 dias....me ajude por favor!

    ResponderEliminar
  14. Oi Adriana Quero em grávida eu n cosigo quero uma dica

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.