2005-09-07

O primeiro Post


Flor de Dente-de-leão. Não é apenas uma linda flor. É também a flor duma planta com excepcionais qualidades fitoterápicas, capaz de debelar muitas "maleitas".


Em resposta a uma campanha, absurda, da Ordem dos Médicos, de proibição de produtos naturais, usados para a saúde, decidi criar este blog, onde irei publicar alguns conhecimentos que possuo, nesta matéria, das medicinas naturais, para que todos possam beneficiar.
O argumento da Ordem dos Médicos é absurdo e reaccionário. Se os produtos naturais e homeopáticos não fazem nada, porquê proibir? Se não têm qualquer efeito, porque é que os próprios profissionais da saúde, médicos incluídos, os procuram e os usam, para si próprios e para os seus familiares? Alguns destes conhecimentos, que aqui deixo, obtive através de familiares, outros pelo uso, outros porque me foram referidos por pessoas que conheço ou conheci; e ainda outros estudando e consultando livros da especialidade e experimentei.


Segurelha, conhecida no Brasil como "Erva de Santa Maria". É uma planta aromática (indispensável para condimentar feijão verde) com vastas aplicações fitoterápicas podendo destacar-se o seu uso como desparasitante interno.


Estejam atentos, porque alguns dos conselhos que aqui vou deixar valem ouro...
É claro que o essencial é a maneira como as pessoas assimilam e usam os conhecimentos que têm ou a que acedem. Não há curas milagrosas! As curas, cada um escolhe e faz a sua própria.
Já dizia a minha avozinha que o nosso melhor médico somos nós próprios. Mas, é claro, tem que existir um nível de informação e conhecimento básico.
O importante é que haja escolha. Por mim, não se acanhem de escolher os tratamentos da farmácia.
Agora, quando se tratar de crianças, peço um pouco mais de bom senso, porque não se deve impôr às crianças sofrimento escusado, apenas por tacanhez de raciocínio, e de conceitos, dos adultos...

«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

41 comentários:

  1. sou um crente da medicina caseira sao milhares os casos reais de pessoas que se sentem melhores com estes remedios de que com os farmaceuticos infelizmente od laboratorios e os medicos procuram semptre desacreditar estes remedios esquecendo que a sua profissao e de salvar vidas so que o maldito dinheiro esta sempre primeiro sem doentes nao ha medicos sem medicamentos farmaceuticos nao ha tantos milionarios por isso obrigado pela informacao e continue frank gigante

    ResponderEliminar
  2. Frank!

    Está cheio de razão... infelizmente.

    As pessoas cegam-se com os seus mesquinhos interesses e até deixam de ser racionais; nem humanas são.

    Infelizmente tem-me faltado o tempo para escrever novos artigos, mas não vou desistir.

    Em vista da qusência de resposta atempada dos hospitais e sistema de saúde, os doentes deveriam poder optar por tratamentos destes, que lhes ficam quase a custo zero e ao estado não custam mesmo nada. Deviam obter facilmente as informações e orientações básicas e veríamos a saúde e bem-estar das pessoas a aumentar muito.
    Basta saber comer (com o que se poupa muito dinheiro) e já se tratam uma série de "maleitas". A ignorância é o pior inimigo das sociedades e dos indivíduos.

    Fique bem e Boas Festas!

    ResponderEliminar
  3. eu quero mais remédios

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de uma relação maior de remédios da homeopatia. O crataegus ouvi dizer que elimina as gorduras das artérias,é verdade?

    ResponderEliminar
  5. Anonymous!

    Pode encontrar AQUI uma lista de plantas e seus efeitos fitoterápicos.

    Quanto ao Crataegus diz-se que é excelente para o tratamento do coração, vasodilatador, mas nunca ouvi que eliminasse as gorduras, embora se diga que tem efeito diurético, o que é quase equivalente...
    Se se entender com o espanhol, tem AQUI uma lista diferente de plantas e seus efeitos e do crataegus também.

    ResponderEliminar
  6. Só hoje descobri o que já estava descoberto por muitos.
    O tarde, não é o nunca.
    Por isso aqui estou e espero voltar.
    Espera que estas curas não sejam como as dos "técnicos" da nossa medicina tradicional, que são os únicos que podem matar impunemente em Portugal!
    São os senhores à força, mandadores sem lei!!!

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Xistosa!

    Não percebi o seu comentário!

    Aqui não há "curas" para ninguém. Isto são apenas informações. Já está dito e redito, mas não é demais repetir... Estas informações, aliás, são complementares dos conhecimentos (e experiências) comuns da generalidade dos cidadãos. Se, por algum acaso absurdo, alguém se matar, é pelas suas próprias mãos (suicídio) e da sua inteira e exclusiva responsabilidade. Ninguém deve usar o que quer que seja sem ter noção do que está a fazer. Isso é de atrasados mentais!
    Em caso de dúvida, vão ao médico e à farmácia, como se recomenda quer neste texto, quer no texto introdutório.

    ResponderEliminar
  8. ooi eu tenho algumas duvida do que pode aconteçer comigo se eu tomara tintura de cravinho junto com o cha para efeito abortivo, como eu sei q funcionou?? quais os sintomas?? e oque fazer depois q isso aconteçer??? estou decidida a tomar gostaria esclareçer essas duvidas por favor me responda serei muito grata.

    ResponderEliminar
  9. O primeiro "sintoma" de gravidez é, regra geral, a falta da menstruação. Se o chá e a tintura funcionarem o que deve acontecer é vir a menstruação, atrasada e "forçada". Por isso pode resultar hemorragia. Eu recomendo que se usem estes métodos só nos dias após a primeira falta porque, nesses casos, os riscos são mínimos e não costumam surgir maiores complicações...
    Mas acho que deve ponderar bem, pensar maduramente e avaliar o que o seu instinto lhe aconselha. Se prevalecerem as dúvidas e os receios o melhor é não tomar nada. Ou então procure apoio junto de alguém que conheça e possa ajudar.
    Espero que se sinta à vontade e não tenha complexos por desistir, se assim entender.

    ResponderEliminar
  10. bao tarde.minha mestruacaõ esta atrazada a 5 dias,no sabado tomei o cha da buchinha e domingo tambem sendo q vomitei horrores,então hoje resolvi tomar cha de canela,de noz moscada e arruda com pinga so q ate agora não veio,gostaria de saber o q devo fazer ou se tenho q tomar ago mais forte desde ja agradeço

    ResponderEliminar
  11. A primeira coisa que tem de ter em conta é que "atraso menstrual não significa, necessariamente, gravidez".
    Sendo ou não gravidez (e desde que a decisão esteja definitivamente tomada) o que se usa para atrasos da menstruação é artemísia (e agoniada que até é boa para as dores menstruais). Ambas as plantas têm efeitos abortivos também.
    Resumindo: numa situaçâo dessas (sem confirmação de gravidez) nunca se deve começar pela buchinha...
    O que devia ter feito era tomar artemísia e, se não obtivesse resultados, confirmar se é gravidez antes de reforçar doses ou tomar algo mais forte.
    Acho que, antes de mais, deve confirmar se é gravidez. Deixe os preconceitos de lado e as ideias feitas e faça o que tem de fazer com método, com segurança e com rigor.
    Se for gravidez mantenha o tratamento actual, verifique as doses e vá reforçando ou juntando outras coisas, no caso de os resultados tardarem. Há casos em que se conseguem resultados em um ou dois dias, mas também há casos em que os resultados aparecem só ao fim de 5, 6, 7, 8, 9, 10 dias ou mais.
    Se não for gravidez (se o teste der negativo) insista na artemísia mas tendo em conta que pode não ser o tratamento adequado... e confirme os resultados do teste passados mais alguns dias.
    Para obter resultados a estratégia é:
    1. Dimensionar um tratamento (elementar: com uma ou duas plantas e doses normais), fazê-lo durante dois dias.
    2. Se não houver resultados nem indícios, reforçar o tratamento aumentando as doses ou juntando outra(s) planta(s) e esperar mais dois ou três dias.
    3. Se, ainda assim, não houver resultados nem indícios, talvez seja hora de alterar as escolhas e iniciar tudo de novo...
    4. Logo que haja indícios de resultados é altura de insistir no respectivo tratamento;
    5. quando houver resultados (uma menstruação normal) pára-se o tratamento para não provocar hemorragia.
    Resulta sempre desde que a própria pessoa saiba o que está a fazer e como fazer.

    Não esqueça o teste, em primeiríssimo lugar.

    ResponderEliminar
  12. Oi Biranta,
    A erva cidreira é a mesma melissa ou capim santo??? qual a quandidade usar??? abçs

    ResponderEliminar
  13. Lilizinha!
    Não sei para que quer a erva cidreira, que é mais conhecida como melissa, no Brasil, e por isso não sei responder.

    ResponderEliminar
  14. http://vaninhadejesus.blogspot.comFIZ UM BLOG, FORÇA E FÉ, MESMO SEM ENTERDER MT DE INTERNET, TRIBUTO A BIRANTA QUE TEVE OS REMEDIOS CASEIROS INTERDITADO. pRA QUEM QUISER POSTAR, DEIXAR RECEITAS E SUGESTÃO DE REMÉDIOS CASEIROS E HOMEOPÁTICOS... DAR AUQELE APOIO MORAL A BIRANTA, UMA EXCELENTE PESSOA QUE SE PREOCUPOU EM AJUDAR, COISA QUE MT GENTE DEVERIA FAZER E NÃO FAZ.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo9/2/08 17:54

    OLA,GOSTARIA K TIVESSEM UM TOPICO PARA PROBLEMAS DE OUVIDOS COMO TRATAR NATURALMENTE,DE OUVIDOS E DO NARIZ....É MT IMPORTANTE PARA MIM....QUEM SOUBER DE ALGO PARA TRATAR DE OUVIDOS E NARIZ CONTACTE ME URGENTE...MAIL anacondaamadamante@gmail.com

    ResponderEliminar
  16. remedio para infeccoes vaginais?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo4/6/08 05:09

    Oi biranta, vc sabe que cha posso tomar para diminuir o apetite?? obrigad

    ResponderEliminar
  18. Como podem ver pela demora nas respostas, a minha situação continua muito complicada, realtivamente aos acessos à NET.

    Para infecções vaginais o chá de arruda costuma funcionar muito bem. Pode usar só a arruda ou juntar outras plantas anti- infecciosas.

    Para reduzir o apetite há algumas boas dicas no texto "Emagrecer" e nos comentários.

    ResponderEliminar
  19. Oiee... qria saber cmo q poderia tomar o cha de buchinhaa, e quais são as doses q devo tomar...

    se alguem puder me responder urgentee agradeceria...

    ResponderEliminar
  20. queria saber se cha de arruda aborta?

    ResponderEliminar
  21. Tenho ouvido falar nuns sucos do magostão, de frutos tropicais (fruit balance)o que pensa deles? Que substituto posso fazer eu em casa? Dizem que são antioxidantes o que é bom para desintoxicar o organismo e para que as células não se desenvolvam desordenadamente. Tenho tomado e tenho-me sentido bem só que são muito caros...
    Outra questão é que tenho uma pedra na vesícula, existe algum tratamento natural que posso fazer para que ela se vá desfazendo?
    Obrigado por tudo e já agora quero felicitar pelo blog, e dizer que já experimentei alguns dos remédios e que são mesmo eficazes.

    ResponderEliminar
  22. Olá Biranta! Chá de buchinha é realmente abortivo? Que riscos a pessoa que toma corre?

    ResponderEliminar
  23. Oi Biranta, minha menstruação esta atrasada por 14 dias, já tomei dois chás... o ultimo foi de buchinha, fizeram uma quantidade para ser dividida em três dias, ontem tomei a segunda dose que me fez muito mal, acordei de madrugada com vomitos e estou o resto do dia me sentindo péssima, com dores de cabeça, ansia, e tonturas,e o pior de tudo é que a mesntruação ainda não apareceu, como li em posts passados eu fiz errado de tomar buchinha primeiro, agora o que eu poderia fazer? e todos os chás tem os mesmos sintomas??

    ResponderEliminar
  24. Tenho muitas dúvidas concernentes a medicina caseira...uma delas, sobre abortivos. Como faço pra obter informações diretamente de vc, sem que hajam ressalvas em nossas conversas

    Nem que seja um email alternativo, um criado recente, sei lá, só não queria me comunicar por esse blog

    Vou ficar na espera da resposta, desde já agradecido!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo1/4/09 02:58

    Adorei este Blogger.

    Preciso saber se existe alguma cura para as estrias, me responda por favor.

    ResponderEliminar
  26. Não conheço tratamento, com remédios caseiros, para as estrias. No entanto, no texto: "Acabar com o chulé" são referidas umas misturas hidratantes que evitam as estrias, mas não sei se tratam as existentes. Nada como experimentar...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo9/4/09 00:34

    olá minha mulher esta com a menstruação atrasada a 7 dias o q eu faço para fazer com q a menstruação dela desça casa ela esteja gravida q o fet desça tambem. obrigado.

    ResponderEliminar
  28. Há 3 textos, mais acima sobre esse tema. Quer nos textos quer nos comentários encontra resposta para as sus perguntas. Procure com calma e tome notas.

    ResponderEliminar
  29. Vi a explicação de como fazer o chá de canela (200 ml de água, 60 ml de pinga e um pacotinho de canela em pau. Mas não entendi como tomar.É 3 vezes ao dia fazendo uma dose todas as vezes.Tres dias seguidos fazendo uma dose a cada dia ou faz uma vez e toma o ´chá tres vezes ao dia so esta quantidade de um copo.Agradeço desde ja pela resposta.

    ResponderEliminar
  30. Eu acho que é preferível deixar estes comentários nos trextos respectivos. Acredito que, perdidos nos outros textos, até os próprios tenham dificuldade em reencontrá-los e encontrar a resposta.

    No caso da pessoa que comentou, ela fez um chá por dia, durante 3 dias seguidos e tomou duma só vez, em cada dia, tendo obtido resultados. Com outras pessoas pode resultar ou não, mas é bem provável que resulte. Se não resultar é quesstão de tomar mais algum outro chá juntamente, ou prolongar o tratamento tomando durante mais dias.

    ResponderEliminar
  31. Biranta tudo bem meu nome é Rogerio
    gostaria de saber se voce conhece algum tratamento caseiro para candidiase no homen
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  32. Externamente pode lavar com chá de arruda bem forte, mas a candidíase trata-se com dieta e reforçando as defesas do organismo: tem de evitar os doces.
    Eu, no seu caso, tentaria a aplicação duma tintura (ou chá) de agulhas de pinheiro.
    Para além da dieta procure tomar algumas coisas quie reforcem as suas defesas e EVITE AS SITUAÇÕES DE STRESS. Uns chazinhos calmantes também iriam ajudar muito.

    ResponderEliminar
  33. Ola Birata o meu problema é vou completa 2 meses de gestaçaoe ja tomei algumas coisas para dese mais nada quee eu tomei nao deu resultao pois ate citoteke eu ja tomei e nao obti nenhum resultado eu tenho 16 e ja é a minha segunda gestaçao eu keria uma obter uma informaçao suaa eu posso toma bruxinha do norte sem nenhum problema? sera que vai dese msm ? obrigado

    ResponderEliminar
  34. oIE TUDO BOM PO TO GRAVIDA VOU COMPLETA 4 SEMANAS DE GESTAÇAO E KERIA SABE SE EU POSSO TOMA BRUXINHA DO NORTE EU AMAMENTO POSSO?

    ResponderEliminar
  35. Anónimo2/5/09 15:57

    Oi Biranta,Bom dia!

    Sei q fui irresponsável,de não tomar pilúla e confiar na camisinha,que estorou e acabei grávida.
    Já tomei várias ervas,canela com pinga,tansagem com raiz sementes,tansagem com arruda e fernet, e nada.
    Então tomei a buchinha mas ainda não desceu,no 1° dia vomitei,mas nas duas últimas vezes não vomitei,apenas muita diarreia,mal estar e sonolencia,mas não senti dores fortes como esperava,e só senti algumas dores quando faço alimentação,que logo em seguida da diarreia.Talvés seje o efeito do carvão vegetal?
    Por favor ,já não sei mais o que fazer.Será q não está fazendo efeito porque fui hospitalizada antes de saber q era grávidez, e tomei 2 litros de soro e buscopam para dores no abdomem.
    Responda-me urgente. Obrigada.

    ResponderEliminar
  36. Eu de novo,mais uma pergunta.
    Estou mesmo grávida,e estou descidida a fazer qualquer coisa,
    estou pensando em tomar citoteck, pois tenho medo do tempo passar e ser tarde, em sua opinião vc acha que devo esperar mais um dia,ou tomo logo?

    ResponderEliminar
  37. Qyando as pessoas não deixam os comentários nos textos respectivos receio bem que não voltem a encontrar nem os seus comentários nem as respostas...

    Quem toma várias coisas e não obtem resultados, a primeiríssima coisa que tem de fazer é CONFIRMAR SE ESTÁ GRÁVIDA. Se não estiver não obtem resultados.
    Em segundo lugar, ler, com atenção, os textos relacionados com o tema e os comentários. Está lá tudo! É só ler, perceber, tomar notas num papel e... optar. Eu não aconselho nada.

    Quem amamenta não pode tomar abortivos. Se necessita realmente tem de parar de amamentar antes. Se toma a buchinha a amamentar, por exemplo, o bebé corre sério risco.

    Marina!
    Suponho que este comentário seja seu, devido ao conteúdo. Já respondi em "Plantas que provocam aborto - Comentários"

    E não sei nada sobre citotec. Isto aqui é um blog de remédios caseiros.

    ResponderEliminar
  38. ola estou gravida de 8 semanas e ja tomei de canela com pinga e agora comecei a tomara a buchinha, ja tomei 02 vezes mas ate agora nao fez efeito nenhum apenas algumas dores na barriga,nauseas mas nenhum indício de menstruação
    o que devo fazer? continuar com a buchinha ou esperar para obter resultados??

    ResponderEliminar
  39. No texto: "Plantas que provocam -aborto - Comentários" acabei de responder a um comentário semelhante ao seu.

    ResponderEliminar
  40. It is the true information

    ResponderEliminar
  41. ola pessoal achei este saite por que estava desesperada apesar que no fundo eu sabia que poderia estar gravida mais nem quiz saber como sou fraquinha e tinha apenas 2 semanas pelas as contas li aqui alguns comentarios ai eu fiz chá de canelá (bem forte ruim pra caramba)com uma folha grande manga deixei ferver e tomei por dois dias e nada de descer foi ai que me falaram que a canela é forte com alguma coisa misturado tb forte foi ai que eu mesmo enventei chá de canela com arruda e duas folha de manga bem forte tomei apenas um copo é claro me embrulhando de nojo com 4 comprimidos de cebalenaa remedio para dor de cabeça que contem cafeina agora to morrendo de dor como se fosse ganhar bebe minhas pernas trava hoje vai fazer o 4 dia que estou sangrando e descendo um monte de bolas sangue fedido pisado e pedaços parece de carne dai eu comprei o teste de gravidez eu fiz e ainda deu positivo estou morrendo de medo de ter todo esse sangramento e o bebe nao sair será que abortei??

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.