2010-01-17

Picada ou Ferroada de Abelha ou de Vespa (Maribombo)

Picada ou ferroada de abelha ou de vespa, também conhecida por maribombo, no Brasil

Você pode ter chegado a este texto porque foi ferroado(a):
Ficam aqui os tratamentos que deve fazer, antes do texto, para os casos urgentes:

1 - Coloque amoníaco... a dor pára na hora !!! Serve também para queimadura de lagarta.
2 - Encoste uma superfície metálica
3 - esfregar a zona, a picada e sua periferia, com salsa fresca triturada com os próprios dedos para que esta liberte o seu sumo...
4 - passar mel sobre as picadas;
5 - Aplique Vick Vaporub
6 - Aplique alho ou cebola
7 - Aplicar terra molhada (apanhar um pouco de terra, juntar água e aplicar. Há quem diga que, de preferência, se deve molhar a terra com urina...)
8 - pegar em duas folhas de espécies diferentes de plantas, esmagar nos dedos tipo bolinha e aplicar.
9 - Para picada de marimbondo, limão. Para picada de abelha, detergente (sabão).
10 - Aplicar vinagre (ou terra molhada com vinagre)
11 -  Aplicar óleo. Pode ser óleo de cozinha.
12 - Para prevenir a reacção alérgica aplicar, ou tomar, chá de camomila.



Um desses dias fui ferroada por uma vespa ou maribombo. Dói demais!

Sei que era vespa (ou maribombo) porque não deixou o ferrão. Não sei distinguir as vespas das abelhas, mas aprendi que as abelhas deixam o ferrão (e morrem a seguir), enquanto que as vespas ou maribombos não deixam o ferrão.

Fui ferroada entre o dedo mínimo e o anelar da mão esquerda.

Com a mão a doer e a zona já a aquecer, decidi aplicar uma série de coisas, começando por aplicar gelo. Pinguei algumas das minhas tinturas, pinguei própolis e passei também com a folha de Aloé ou babosa, continuando a aplicar gelo. A dor reduziu bastante e parecia que ia curar rapidinho.

Ainda assim sentei-me ao computador e decidi pesquisar, na NET, sobre o tema. Foi uma desilusão e uma frustração.

Encontrei os textos que reproduzo abaixo, que pouco ou nada dizem do que eu procurava e é essencial saber: como curar, rapidamente, ferroada de vespa ou maribombo.

Desiludida com a busca mas confiante no alívio que sentia, fui à minha vida durante o resto do dia (isto aconteceu de manhã) e fiquei sem possibilidade de repetir o tratamento.

Resultado: a mão inchou muito e piorou imenso. A dor e o inchaço (que se ia agravando, assustadoramente, de dia para dia) mantiveram-se durante mais 3 dias.

Depois tudo passou rapidinho. No penúltimo dia obtive algum alívio com um gel refrescante para picadas de insectos, que comprei na farmácia e que contém extracto de raiz de glycyrrhiza glabra (alcaçuz), hamamelis e mentol, entre outras coisas.

Fiquei indignada e desiludida com a NET: As vespas (ou maribombos) ferroam as pessoas há séculos e ninguém sabe curar essa ferroada?

Continuei a pesquisar na NET e perguntei a todas as pessoas que conheço como se trata ferroada de vespa. O tratamento que as pessoas me indicaram foi: encostar uma faca ou outro objecto metálico (aliança ou anel, p.ex.) na hora da picada...

Já antes tinha ouvido falar desse tratamento mas como tenho a mania de que sou uma mulher da ciência, desvalorizei e optei por procurar informação mais consistente. Sei agora que foi um erro!

Quanto à busca na Net acabei por encontrar, no segundo ou terceiro dia (quando já não havia nada a fazer) um texto sobre o desenvolvimento duma espécie de antídoto, no Brasil.

Não fiquei convencida nem essa informação me trazia algo de útil para tratar a miha mão; mas essa leitura teve uma virtude: o texto descrevia a composição do veneno de vespa ou maribombo: é composto de pequenas moléculas de peptídeos...

Aí, fez-se luz no meu espírito: sendo o veneno composto por pequenas moléculas, o metal pode fornecer uma “superfície de adsorção” catalizadora da reacção dessas moléculas, capaz de as transformar em composto não venenoso, inócuo.

Arrependi-me mil vezes de não ter optado imediatamente pelo TRATAMENTO POPULAR:

Se apanhar ferroada de abelha ou vespa (maribombo), comece por retirar o ferrão, com cuidado, no caso da abelha, e encoste, imediatamente, uma superfície metálica. Depois pode colocar gelo e as outras mesinhas, mas insista, durante algum tempo (minutos) no encostar a superfície metálica. Talvez você se livre, assim, de sofrer os horrores que eu sofri.

.../...

A seguir os textos que retirei da referida busca na NET

Os insectos que possuem ferrão utilizam-no como forma de defesa quando se apercebem de alguma ameaça para eles ou para as suas colónias. Espetam o ferrão e injectam veneno na pele ou debaixo da pele. O efeito é imediato e provoca uma sensação de queimadura muito localizada.

Se for picado por uma abelha, a dor reduz significativamente se remover o ferrão rapidamente. Isto deve ser feito com cuidado, usando as unhas, uma pinça ou uma faca – é necessário ter o cuidado de não apertar o saco do ferrão para não injectar mais veneno na ferida.

Lave a ferida com água e sabão e, em seguida, reduza o inchaço com água fria ou cobrindo-o com uma compressa fria ou gelo envolto num pano (mas nunca aplique o gelo directamente sobre a pele).

Se for picado por uma abelha, a dor reduz significativamente se remover o ferrão rapidamente. Isto deve ser feito com cuidado, usando as unhas, uma pinça ou uma faca – é necessário ter o cuidado de não apertar o saco do ferrão para não injectar mais veneno na ferida.

Lave a ferida com água e sabão e, em seguida, reduza o inchaço com água fria ou cobrindo-o com uma compressa fria ou gelo envolto num pano (mas nunca aplique o gelo directamente sobre a pele).

Para aliviar a comichão, aplique um creme anti-histamínico próprio para picadas e ferroadas ou tome um anti-histamínico oral.

Também pode aplicar loção de calamina para refrescar a ferida e aliviar a comichão. Se a comichão for muito intensa, consulte um farmacêutico e peça-lhe informações sobre cremes de esteróides

Enquanto a picada de uma vespa é dolorida, somente a abelha deixa o ferrão.

Se for picado por uma abelha, não espere para remover o ferrão. Remova-o imediatamente espremendo-o com seus dois dedos. Não raspe o ferrão com uma unha ou com uma faca. Para todas as picadas, coloque uma compressa gelada (tal como gelo envolto em uma toalha) no local da picada. A área pode ficar vermelha, inchada e dolorida por vários dias

Picada de Abelha

Use uma pinça para retirar o ferrão, sem fazer pressão, para evitar que o veneno se espalhe. Depois, aproxime uma vela acesa, durante um minuto, da picada (em distância suficiente para não se queimar). O calor destrói o veneno e a cura é mais rápida.

O própolis e a tanchagem são, em comjunto, um excelente remédio caseiro para a picada de abelha. Em primeiro lugar retire o ferrão com cuidado, utilizando uma pinça que deve estar desinfetada e com a ajuda de um algodão passe um pouco de vinagre ou suco de limão sobre o orifício da picada.

Aplique a seguir uma compressa de própolis e se possuir acrescente tanchagem (Plantago major), para aumentar o poder depurativo da compressa.

É preciso especial cuidado com esse tipo de picada pois podem ocorrer um choque anafilático e, nestes casos, é preciso especial cuidado, sendo sempre importante procurar atendimento médico o mais rápido possível.



Picada de vespa ou maribombo



Aplicar

• Chá de canela gelado faça compressas geladas.

• Tente experimentar uma pomada de "Vick Vaporub"...

• Passar agua e sal com vinagre.


«»«»«»«»

APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa

68 comentários:

  1. coloque amoniaco quando for picada... a dor pára na hora !!!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olha, ia dizer a mesma coisa que a Vivi. Amoníaco resolve.

    Inclusive para quemadura de lagarta.

    ResponderEliminar
  3. rui neves

    a picada de abelhão que é semelhante a de abelha e minimizada com o esfregar a zona e picada e sua periferia com salsa fresca triturada com os próprios dedos parsa que esta liberte o seu sumo, comvem fazer esta aplicação quanto nmais rápido melhos após a picada, tambem o metal serve de catalizador retirando as moléculas de veneno ora injectados no organismo.

    ResponderEliminar
  4. Nossa gente adorei esse blog, to aqui morrendo de dor...brigaduuu...bjos

    ResponderEliminar
  5. ola pessoal,obrigado pelos comentarios mas,quando se é ferroado por uma abelha na cabeça como no meu caso,a inchaçao estava ontem pela testa a noite estava tmb nos olhos e hoje um lado do rosto esta descendo para queixo já e noite e nao para de inçhar?

    ResponderEliminar
  6. Use gelo! E siga as dicas também!
    Pode aplicar amoníaco, se tiver à mão, pode aplicar a salsa, Pode aplicar uma pomada para queimaduras, pode aplicar aloé...
    Ou então vá o médico mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Sua matéria sobre picada de abelha foi muito útil para mim, além disso gostei muito do seu Blog e gostaria que pudessemos trocar informações.
    Meu Blog 1 : mente-corpocura
    Blog 2 : mariah-tintasversos
    abraços,
    Mariah

    ResponderEliminar
  8. Meu filho estava com uns 3 aninhos quando foi atacado por um enxame de marimbondos. Picaram especialmente nas orelhas e mãos. Inchou bastante. Uma amiga me ensinou a passar mel sobre as picadas. Poucas horas depois estava bem desinchado.

    ResponderEliminar
  9. Pessoal, fui ferroado por uma abelha, o local ficou inchado e febril, melhorou muito aplicando Vick Vaporub sem dó no local.

    ResponderEliminar
  10. PAra picada de abelha (sofri recentemente 3!, uma o ferrão chegou a entrar. logo coloquei um pedaço de alho em cima. Na segunda vez (no mesmo dia) coloquei de novo - mas já tinha lavado com agua, como li num livro de medicina natural, estava sem net. - e na 3a vez não fiz nada, achando que nada aconteceria, só lavei. não demorou muito e vi inchado o lugar, pouquinho. Então corri para colocar o alho em cima... não inchou e logo sarou.

    o lugar que entrou o ferrão ainda nem tirei, está coçando estes dias (esta fazendo 1 semana que isso aconteceu) mas nada mais...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/6/11 10:27

    aplique cebola que tambem funciona

    ResponderEliminar
  12. Nossa.. acabei de ser picado por uma vespa no pé (pisei sobre ela sem querer). Achei esse blog na busca por algo a cessar a dor imensa que estou sentindo! Vou fazer várias coisas que li na matéria e nos comentarios! Doi demais!!!!

    ResponderEliminar
  13. Basta colocar uma moeda ou então lama. Dizem os antigos que o melhor mesmo é urinar para a terra e colocar na picada. E resulta mesmo.

    ResponderEliminar
  14. Alô alô. Meu filho foi hoje picado por 5 vespas ao mesmo tempo e usei uma mesinha que o pai de um amigo me tinha dito em tempos. O truque é pegar em duas folhas de espécies diferentes de plantas, esmagar nos dedos tipo bolinha e aplicar na ferida. Convém as folhas serem meio carnudas para dar mais líquido. Resultou. A dor da picada passou rapidamente e o inchaço passou imediatamente. Depois de ter feito isso com as plantas ele ainda teve se queixando uns minutos no meu colo pedindo pra eu assoprar, mas me pareceu que fosse mais mimos por causa do susto e da dor das picadas. Ainda demorei uns 3 minutos até começar a aplicar a mesinha. Uma hora depois já andava ele feliz da vida :)
    Amoníaco não é muito comum se ver assim. Pelo menos em nenhuma casa que tive havia amoníaco. Plantas há em todo lado. Ainda mais porque ele mora no campo.
    Gostei desse tópico do blog. já tá nos favoritos :)

    ResponderEliminar
  15. Hoje meu filho de 5 anos foi picado nas costas por 5 vespas. Me lembrei de uma mesinha que me foi dita em tempos que é o seguinte: Pega em duas folhas de espécies diferentes (mais "carnudas") esmaga com os dedos fazendo tipo uma bolinha e aplica na picada. Fiz isso passados uns 4 mnutos após ele ter sido picado e o inchaço passou logo. A dor passou em poucos minutos. Só ficou doendo um que eu só vi passado uns minutos. Não deu pra perceber bem quanto tempo exactamente a dor levou pra sair, pois ele com 5 anos chorou muito com a dor e com o susto que apanhou, mas depois de uma hora no meu colo recebendo miminhos, já andava ele feliz da vida novamente. Resultou mesmo!! Eu vi :) Amoníaco não tem assim à mão. Pelo menos eu não tenho. Além disso não deve ser nada agradável por causa do ardor que dá quando inspirado. basta inspirar um pouquinho que seja pra aquilo ser pior que dor de picada. :)

    ResponderEliminar
  16. tenham cuidado com a bebida. deve-se beber, se a bebida que for, num copo. Fui picado por uma vespa no lábio superior. Foi demasiado assustador no momento após ter dado uma golada numa garrafa de cerveja... senti uma aflição enorme! podia ter sido pior se a tivesse engolido!
    Nestes casos não devemos entrar em pânico.

    ResponderEliminar
  17. As informacos obtidas aqui me ajudaram bastante.Eu fui picada por uma vespa e estou na europa e nao sabia o qUE fazer nem como solicitar um medicamento. ESTA PICADA DE VERDADE DOI MUITO. AGRADECO MAIS UMA VEZ AS INFOMACOS.

    ResponderEliminar
  18. Acabei de tomar uma ferroada no lado externo da palma da mão, abaixo do dedinho. Dói mesmo e rapidamente começou a inchar. Tirei o ferrão com a mão mesmo. Aí fui procurar na web.
    Nestes casos, sinceramente acho que não precisa de médico, um guia resolve, como é o caso. Se fosse em uma área mais sensível talvez me preocupasse mais.
    Enquanto estava lendo senti meu dedinho meio dormente. Fiquei em dúvida se tinha tirado tudo do ferrão então peguei uma agulha e uma pinça e dei uma limpada na área. Como não tinha amoníaco nem salsa só lavei com água e sabão e encostei no pedaço de metal. O inchaço inicial sumiu..

    ResponderEliminar
  19. Tive a mesma sorte que vc, só q fui picada na mão entre o indicador e dedo médio, jah tem 3 dias o inchaço soh aumenta e aumenta,a mão tah fervendo e coça q eh uma beleza, o unico q resolve eh mergulhar a mão em uma bacia com agua bem gelada...já tentei todas a pomadas pra picada de inseto q tem aki em casa, realmente não se tem muito o q fazer é soh esperar q passe.. eh algo q incomoda + q um elefante rsrsr

    ResponderEliminar
  20. Para picada de marimbondo, limão.
    Para picada de abelha, detergente (sabão).

    ResponderEliminar
  21. Valeu a pena ler até o final, achei muito boa a matéria.
    Porém, o meu caso é um pouco diferente..
    Uma abelha picou o meu pé na rua, e no desespero tirei o ferrão de qualquer jeito. Já se passou um dia que isso aconteceu e eu não fiz nada a não ser colocar gelo quando cheguei em casa. Mais ao chegar em casa descobri que tenho alergia a picada de abelha, e desde então o meu pé não para de inchar. Ainda não fiz nada pois não encontrei nenhum método de fonte segura, mais tenho uma formatura pra ir amanhã e não tem sapato que sirva. Alguém por favor poderia me indicar algo que pudesse fazer para desinchar, ou terei que ir ao médico mesmo ?

    ResponderEliminar
  22. meu bebe de dois anos,foi picada,por uma vespa ou abelha,no domingo pela manha, a noite ela teve um pouco de febre,e também pela parte da manha.Dei a ela um antitermico,e a febre passou,mas a sua mão nao parou de incha formando um bolha de agua parecendo uma queimadura,amanha irei leva-la ao medico,já é a segunda vez que isso aconteceu,na primeira vez ela tinha seis meses,gostaria de ter certeza se amonico resolve,logo apos a picada,obrigada!

    ResponderEliminar
  23. Bom, estava a levar um saco de roupa para doar para o porta-bagagens e senti uma picada, havia uma vespa dentro do saco. Primeiro pensamento - Ai! segundo pensamento - vou a net - gelo! entrei na cozinha e a minha empregada pôs-me vinagre e disse para esfregar bem para que este entranhasse na ferida - e um desinfectante natural afinal de contas. em seguida cortou um dente de alho e disse para esfregar o alho na ferida - antiobiótico natural. agora depois destes dois encostei a mão a uma superficie metalica. vamos ver se passa =) obrigada

    ResponderEliminar
  24. Anónimo8/2/12 16:24

    Pelo que eu conheço, o remédio caseiro chama-se COBRINA ou algo semelhante, feito com ramos de uma árvore e álcool de cereais. Não sei exatamente o nome dessa árvore nativa, mas garanto que funciona, principalmente se for aplicado logo, retirando toda a dor e inchaço no local da picada.

    ResponderEliminar
  25. Fui picada recentemente por uma vespa. Assim que fui picada, minha mãe correu e colocou uma colher em cima, mas a dor ainda era forte - imagino que se ela não tivesse colocado, a dor seria ainda maior-, horas se passaram e nada de melhorar! Contei para o meu namorado, que mora na Turquia, e ele disse para eu passar lama. Em questão de minutos a dor reduziu drasticamente! no dia seguiinte eu pratimente não sentia dor alguma. Agora ,uma semana depois, continuo a sentir coceira, mas não é nada comparado às primeiras horas (:

    ResponderEliminar
  26. Kelly!
    Os nossos agradecimentos. Um bom contributo esse seu

    ResponderEliminar
  27. Eu trabalho em uma escola pública, e não é raro os alunos serem picados por marimbondos lá. Quando isso acontece, uma das inspetoras corre na cozinha e pega o vinagre para passar no local. Segundo ela, o vinagre permite que o local não inche, que o ferrão se desprenda com mais facilidade. Ao menos, na escola, como ato de primeiros socorros até a chegada dos responsáveis, funciona: a criança se acalma um pouco, e ao menos nenhum pai/mãe relatou que a criança tenha ficado febril ao retornar à casa.

    ResponderEliminar
  28. realmente a dor e mto estranha....fax comuxao a duer ao mesmo tempo.....as opinios divergem com relacao ao tratamento, mais no meio de tantas axo ki a do gelo e vinagre de ve ser boa, agora essa da vela, duvudo mto.....boa sorte a todas vitimas das abelhas

    ResponderEliminar
  29. Anónimo6/5/12 01:46

    fui picado por uma vespa e me ensinaram a passar gasolina ,molhei um cotonete com gasolina e esfreguei no local ,o resultado foi espetacular ,a gasolina queima o veneno da vespa.

    ResponderEliminar
  30. um marimbondo me picou perto do olho e a minha vó falo se colocar uma colher gelada na onde a abelha picou resolve e gelo também desincha a picada adorei esse site ele ensina muito bem resolver o problema da picada

    ResponderEliminar
  31. um marimbondo me picou perto do olho e a minha vó falo se colocar uma colher gelada na onde a abelha picou resolve e gelo também desincha a picada adorei esse site ele ensina muito bem resolver o problema da picada

    ResponderEliminar
  32. Ola, sou alérgico ao veneno da abelha. O meu pai é apicultor e é um perigo para mim quando esta a mudar colmeias de um lado pro outro aqui por casa, incluindo a tirar o mel.
    Bem a diferença entre abelha e vespa é só dar uma pesquisa e vê bem logo a diferença, a vespa mais amarela.
    Porem a picada dela provoca mais dor (também conforme o local da picada).
    Como nem veneno tem não me provoca mal nenhum, é mais costume morder-me uma vespa enquanto trabalho do que uma abelha devido aos seus ninhos nos beirais etc.
    O remédio desta picada é esperar e tentar aliviar a dor com gelo..

    Para quem é alérgico é perigoso como eu uma picada de uma abelha, esta pode deixar ou não o ferrão conforme se mal lhe picar (deve remover imediatamente o ferão com ajuda de uma faca).
    Normalmente estas pessoas alérgicas deviam de ter preparada uma injecção em casa. Útil mas a validade delas é curta e são caras.

    A dor é mais forte conforme os sítios claro..
    O inchar é normal. Até pode nunca inchar (caso do meu pai que parece ser de aço e chegam-lhe a morder 13 de uma vez ou mais).

    Os sintomas de quem é alérgico normalmente é febre e comichão, tendo borbulhas por todo o corpo (inchar é normal em toda a pessoa).

    Poderá morder 100 abelhas que pode nunca fazer mal, mas pode vir uma assim do nada que o pode matar uma pessoa alérgica!

    Essas pessoas devem de seguir imediatamente para as urgências e nunca esperar que possa não acontecer nada. Ou se tiver essa injecção própria que se injecte imediatamente sendo esses primeiros minutos e próximas horas o terror.

    Se teve esses sintomas deve fazer testes médicos para ter a certeza que é alérgico!

    Mesmo que quem não é alérgico, caso seja picado por uma abelha na zona do pescoço, o inchar pode provocar asfixia levando à morte! Portanto nunca deixar passar tempo e procurar um médico.

    Não disse como aliviar a dor ou o inchaço mas penso ter dados umas dicas.

    Meta Gelo! Passando uns 3 a 4 dias pode já quase não se notar e estar pronto para outro ferrão!

    Por favor não mate as abelhas se não lhes estiverem a causar perigo, são muito necessárias ao ecossistema (isto é pura verdade, veja documentários se quiser, e cada vez estão a ser menos).

    Cumprimentos;
    Ricardo Frazão

    P.S.:Estou a escrever porque me acabou de morder uma! por cima do olho! Amanhã vou acordar com uma batata!

    ResponderEliminar
  33. Esqueci-me de dizer que muitos remédios são feitos através de Própolis (substância fabricada pela abelha que nunca sai da roupa, ou muito dificilmente).
    Para além disso Própolis é muito caro, sendo vendido quase ao preço do ouro e muito difícil de conseguir grandes quantidades.

    O mel tem muitos benefícios em curas de doenças. Pesquise um pouco!

    ResponderEliminar
  34. Meu filho foi picado por vespa, durante um passeio ecológico.Não tínhamos nenhum remédio, nem gelo.Então lembrei do barro. Fizemos um pouco de barro com terra e água q estávamos levando, e resolveu. Melhor ainda é poder colocar algumas gotas de vinagre no barro e aplicar no local.

    ResponderEliminar
  35. foi mesma coisa não senti mas nada

    ResponderEliminar
  36. Vanderleia3/6/12 16:48

    GNT UM MÉTODO Q MINHA MAE ME ENSINA OU É BEM SIMPLES E REALMENTE FUNCIONA. QND FOR PICADO POR ABELHA OU MARIBONDO, PASSE OLEO, PODE SER OLEO DE COZINHA MSMO. É INFALÍVEL CONTRA O INXAÇO! SE JA ESTIVR INXADO, AJUDA A DESINXAR! BEIJOS

    ResponderEliminar
  37. Biranta,
    parabéns pelo seu blog, é de grande valia a todos, pois nem sempre se tem um médico por perto, ou até por opção de se usar remédios caseiros. Quanto a ferroadas, de abelhas ou outros insetos, sugiro que se use o leite do mamoeiro (muito comum aqui no Brasil), se usado imediatamente em pouco tempo já não terá dor alguma, nem inchaço, por experiencia com um caseiro no sítio, que foi picado por uma mamangava, usou este leite de mamoeiro e em pouco tempo nada mais sentia.
    Um forte abraço! (extensivo a todos os irmãos lusitanos).

    ResponderEliminar
  38. Nossa galera gostei desse blog.
    um maribondo me picou na boca e ta exaderrimo!!!
    doi pra caranba o maribondo era tao grande q quando eu vi pensei q era um morcego!!!
    Kkkkk
    a minha boca ta da grosura de um trator!!!!*

    ResponderEliminar
  39. BOA TARDE, FUI PICADO POR UM INSETO CREIO EU, POIS NÃO VI O QUE FOI,TINHA DUAS PERFURAÇÃO E COM DISTANCIA DE UM CENTÍMETRO ENTRE ELES,ESTAVA EM BELFORD ROXO,EU USAVA BOTAS, POIS ERA ÁREA COM MATA,E ESTAVA ARRASTANDO UMA PALHA DE COQUEIRO PARA QUEIMAR,QUANDO SENTI UMA PICADA COMO SE TIVESSE ARRANCADO UM PELO DA PERNA,PARECIA DUAS PERFURAÇÕES FEITA POR AGULHA, IMEDIATAMENTE COLOQUEI A MÃO NO LOCAL QUE ERA NA ALTURA DA BOTA,SENTI OUTRA QUEIMAÇÃO, TIREI A BOTA NÃO VI NADA,SÓ FICOU DUAS MARCAS COMO DISSE,MUITO DOLORIDO,COÇAVA COMO URTIGA,E COMEÇOU A INCHAR,A PICADA FOI NA BATATA DA PERNA ONDE A REGIÃO FICOU MUITO DOLORIDO,NA ALTURA DO CALCANHAR E NO PÉ. COÇAVA MUITO E FICOU MUITO INCHADO TODO O PÉ E A PERNA,ISSO ACONTECEU TERÇA A TARDE E AS REAÇÕES LOGO EM SEGUIDA COLOQUEI PRÓ-POLIS AGUA QUENTE NO LOCAL,HOJE QUARTA 17:00hs AINDA ESTÁ MUITO INCHADO ,O QUE PODE TER SIDO ISSO E O QUE FAZER?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada. Já faz muito tempo. Espero que esteja vivo! :)

      Eliminar
  40. meu beiço ta doeno e mt inxado ajuda eu

    ResponderEliminar
  41. Anónimo4/9/12 23:37

    oi!gente uma professora da escola que estudo levou uma ferruada de uma abelha a caminho da escola e eu recomendei o blog e a ajudou muito!obriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigadooooooooooooooooooooo!

    ResponderEliminar
  42. oi, ha mais ou menos duas horas fui picada por uma caba ( ou vespa) , e procurando tratamento caseiro encontrei voçes, muito obrigado pela dica, ja estou com um inorme algodao ensopado de armoniaco na minha costela esquerda, ai como doi isso gente.

    ResponderEliminar
  43. ANDREKBLUDO20/9/12 01:36

    fui picado várias vezes por abelhas e marimbondos

    ambos deixaram o ferrão
    não sabia que encostando algum metal ajudaria, hoje fui picado novamente e não tinha nenhum metal por perto...
    nem me dei por conta que tinha minha aliança, vivendo e aprendendo...

    pesquisei sobre anti-histaminicos e descobri que a Camomila (Matricaria recutita) é um anti-histaminico natural pode-se aplicar as flores amassadas ou compressas com o chá.

    particularmente estou desenvolvendo certa resistência as picadas hehehehe

    prefiro levar picadas de marimbondos do que de abelhas, pois as picadas de marimbondos geralmente não causam tanta coceira como as de abelhas!

    ENTÃO:
    REMOVAM O FERRÃO
    ENCOSTEM UM METAL
    APLIQUEM VICK VAPORUB
    E CAMOMILA PARA ALIVIAR A COCEIRA

    OS ALÉRGICOS PROCUREM ORIENTAÇÃO MEDICA

    abração e boa melhora a todos os picados!

    ResponderEliminar
  44. muito obrigado foi muito util esse assunto acabei e ser picada por abelhas... porém tenho uma recomendação.... por favor da próxima vez escreva o antidoto ou tratamento seja ele científico ou popular logo no inicio do texto e depois filosofi o quanto quizer pois com dor ler esse texto enorme não é muito eficiente, embora toda a sua analogia tenha sido pertinente e interessante.

    ResponderEliminar
  45. Meu marido já tem 24 horas que levou a picada perto dos olhos de um maribondo e nos não sabemos o que passar alem de gelo , o que fazer para desinchar? estou com duvidas o blog e de mais,.
    obrigado

    ResponderEliminar
  46. a minha nao esta doendo so esta vermelho o local...
    o que eu faço?????

    ResponderEliminar
  47. Nunca ng ouviu falar de fernegan, tanto pomada, quanto comprimidos!!!!

    ResponderEliminar
  48. MARCOS SIMOES17/11/12 15:49

    Passar gasolina imediatamente no local; se nao tiver; serve óleo dieesel ; PARA PICADAS DE TODAS AS VESPAS ; INSETOS ; FORMIGAS E LAGARTAS ; GASOLINA ALÍVIO IMEDIATO; OS COMPONENTES QUIMICOS DERIVADOS DO PETRÓLEO NEUTRALIZAM O VENENO . ass: Marcos simoes 40 anos de experiencias convivendo com esses bichos.

    ResponderEliminar
  49. MARCOS SIMOES17/11/12 15:51

    GASOLINA, GASOLINA,GASOLINA

    ResponderEliminar
  50. Minha filha tem 5 anos e muito alergica, foi picada no rosto, acho que por um marimbondo, pois nao encontrei o ferrao, entrei imediatemente com anti alergico, ja esta na terceira dose, mas esta cada vez mais inchado, e vermelho, vou tentar as dicas que vi aki, obrigada..

    ResponderEliminar
  51. acabei de tomar uma ferruoada debaixo do olho nas palpebras doi muito e nao para de lantejar o que faço pelo amor de deus esta doendo muito nao era abelha ele era preto mais doi muito

    ResponderEliminar
  52. Obrigada, levei uma picada de abelha, agora a noite. Estou passando uma colher metalica e não está doendo rsrs. Obrigada msm

    ResponderEliminar
  53. Minha esposa acabou de ser picada por uma abelha e foi aquele sufoco, dor, dor e dor, tiramos o ferrão, coloquei álcool e em seguida um metal. corri para a net e vi o BLOG, que bom que existem pessoas preocupadas com tais situações. um Abraço e olhem as postagens acima.

    ResponderEliminar
  54. um dia eu e meu amigo estavamos jogando bola,quando fui pegar a bola,um marimbondo me picou,fiz copressas mas,penso que o inchaço saiu e o veneno ficou

    ResponderEliminar
  55. Anónimo2/1/13 14:30

    poderia ser menos explicativo e ir direto ao ponto né...

    ResponderEliminar
  56. Anónimo7/1/13 22:13

    nosssa estava no sitio com meu namorado ,ele foi picado por um marimbomdo de nome chapeu,ele imediatamente começou a dar convulsoes chegou a ficar sem ar ,inconsientemente defecava na roupa vi ele morrendo em meus braços,mas deus nao o levou estou totalmente assutada este inseto pra quem tem alergia a ele pode ser fatal,mas graças a deus ele esta melhorando.....

    ResponderEliminar
  57. PICADA DE INSETO E REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO
    Reação de neutralização se define como a mistura de um ácido e uma base. Por que esta reação se relaciona com picadas de insetos? A Neutralização se aplica a um fenômeno da natureza: o antídoto contra o veneno da picada de abelhas.

    O veneno injetado pelo ferrão de uma abelha é ácido, então é só deduzir: o que é preciso para neutralizar esse veneno? A presença de uma base. É exatamente assim que é feito o tratamento contra o ataque deste inseto, aplica-se leite de magnésia que possui caráter básico no local da picada. Pode-se também aplicar compressas embebidas em solução de amônia ou bicarbonato, ambas constituem soluções básicas.

    O inverso ocorre no tratamento contra lesões provocadas por picadas de vespas, este inseto injeta um veneno de caráter básico na pele do indivíduo, o alívio é obtido com aplicação de vinagre (ácido acético).
    sac@saudelogminas

    SIMONE KELLY CORDEIRO DE AMORIM
    FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA

    ResponderEliminar
  58. o nosso filhote tem 8 anos e foi picado hoje pela primeira vez, por tres vespas ao mm tempo. pusemos vinagre e metal nas picadas. entretanto fui lhe lendo os comentarios deste blog e ele foi acalmando, a ver q afinal tb acontece com outros! e o inchaco q parecia crescer desapereceu! :-)

    ResponderEliminar
  59. Também fui mordida por uma vespa, coloquei logo vinagre, porque era o que tinha mais próximo, mas o amoníaco também cura, até porque já se vende nas farmácias um género de caneta que contém amoníaco e que colocamos logo após a picada da vespa.
    Também existe outra coisa que me dá muito resultado, é gasóleo, foi-me ensinado por uma prima pois costuma fazer o mesmo e também se dá bem.
    Eu quando sou mordida em mão ou braço, coloco debaixo da torneira da água quente no máximo, até conseguir suportar...faço isto várias vezes ao dia e ajuda a passar a comichão e a desinchar...é claro que se for na cabeça não podemos fazer isso...depende do local q a vespa morde.

    ResponderEliminar
  60. Pessoal, para muitas picadas venenosas so por vinagre puro em cima, bastante, e nunca álcool. Pq, o vinagre tira o veneno, e o álcool empurra o veneno mais para dentro. Para a única picada de cobra não, ai tem que ir direto pro hospital.
    eu já fui picada por um escorpião, deixei o meu dedo 5 min dentro do vinagre, e ajudou muito, nem inxou e não tenho marca ate hj. Abraço

    ResponderEliminar
  61. Nossa me ajudou muito e funciona mesmo esse do vinagre e da vela. obrigadooo

    ResponderEliminar
  62. Nossa realmente é frustrante sentir a dor e nada na net que resolva! Ainda mais eu que fui ferrada no anelar e no braço e estou amamentando, então não posso tomar nada de antialérgico. Tô já à 20h que fui ferrada e pensa num inchaço e coceira tô pra ficar doida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí nos comentários alguém aconselha misturar vinagre com terra (argila) e aplicar para alívio imediato.
      Boa sorte!

      Eliminar
  63. Obrigada! Já não sabia o q fazer... Fui picada ontem na mão direita... Que agonia! Obrigada obrigada obrigada.
    Cynthia.

    ResponderEliminar
  64. O vick vaporub funciona mesmo.

    ResponderEliminar
  65. Oi pessoal, adorei esse blog. Fui picada na mão quando apanhava figos há 2 dias atrás, não sei o que foi mas imaginei que fosse abelha, passei saliva como outras vezes já fizera e dava certo, só que dessa vez ainda hoje está inchada, claro, menos, pois coloquei sal dentro dum pano molhado, lavei com bastante sabão e apliquei aloe vera, que melhorou, mas continuava doer muito, a minha irmã colocou um anti veneno (especifico pessoa), senti muita melhora, não achei em farmácia pra comprar. Lembrei que um dia já tive lá no norte, é remédio muito bom. Com tantos remédios caseiros que agora eu li, já coloquei vinagre e aliviou a dor que ainda sinto na mão. Muito obrigada pela grande ajuda.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.