2008-04-14

URTIGAS


Há muitas pessoas que têm problemas de saúde e têm este remédio à mão, as urtigas, mas que as arrancam e deitam fora, continuando a sofrer.
Também há pessoas esclarecidas que não desprezam (nem dispensam) um esparregadinho de urtigas ou, simplesmente, juntá-las na sopa, ou cozinhá-las com outras verduras.
As urtigas têm má fama e são chatas de manipular porque provocam irritação na pele, ao contacto. Mas esse efeito desaparece quando cozidas (que é a forma mais comum de serem usadas). Usando luvas já não há problema.

Vejamos os benefícios que se podem colher do consumo de urtigas.

Propriedades medicinais:

Adstringente, anti radicais livres, anti-seborreica, anti anémica, anti séptica, anti escorbútica, antioxidante, bactericida, depurativa, estimulante, hemostática, hipoglicemiante, revitalizante, revulsiva, tónica, vasoconstritora, tonificante capilar e das unhas.
As urtigas são muito usadas, em fitoterapia, para tratamento de TODOS os problemas de pele e não só.



Indicações: Anemia, asma, afecções brônquicas (dos brônquios), infecções da boca e faringe, caspa, queda e crescimento dos cabelos, brilho (vida) dos cabelos e pele, eczema, cravos, espinhas, feridas, sardas (pano), úlceras da pele, manchas, queimaduras solares e outras, outras erupções cutâneas, ácido úrico, ciática, gota, reumatismo (dor do), problemas sanguíneos: de circulação e outros, depurativa do sangue, anti hemorrágica, diarreia, diabetes, problemas digestivos, úlceras do aparelho digestivo, prostatites (hiperplasia benigna), problemas das vias urinárias…

As urtigas podem ser usadas para fazer esparregado, na sopa, ou simplesmente cozidas. Também se podem deixar secar, triturar e juntar na alimentação ou para fazer um chá, fervendo um pouco e tomando sem coar.
A dose média, para tratamento, é de cerca de 6 a 10 gr por dia, quando se usam urtigas secas.
Se as urtigas forem frescas podem exceder-se as 100 gr diárias.




As urtigas são referidas como sendo contra indicadas para grávidas e pessoas com edemas de origem cardíaca ou devidos a problemas renais (dos rins)…
E, obviamente, se houver intolerância gástrica que se manifesta através de náuseas e vómitos.

Usar água de urtigas para combater os pulgões das plantas: colocar 100 gr de urtigas frescas, ou 20 gr de urtigas secas em um litro de água e mexer de vez em quando. Borrifar as plantas com essa água passados dois dias.
Portanto, podem me mandar "às urtigas" (com luvas) que eu não me importo.






«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

27 comentários:

  1. Eu fiiz ese negocio pra o meu trabalho...!
    legal né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A URTIGA É MUITO BOA PARA A SAUDE

      Eliminar
    2. AS URTIGAS SÃO MUITO BOAS PARA A NOSSA SAÚDE , PORQUE FAZEM BEM AOS DIABETES , Á CIRCULAÇÃO SANGUINA , É MUITO FACIL DE AS ENTRAR NOS CAMPOS . EU TENHO OS DIABETES E DEVEZ ENQUANDO FAÇO ESTE CHA DE URTIGAS .

      Eliminar
  2. Oi, legal encontrar mais pessoas com a mesma idéia que eu.
    O meu tabm tem uma página com remédios naturais.

    Podemos ser amigos ?
    Assim um ajuda o outro com novas descobertas.

    ResponderEliminar
  3. Vai ser difícil!
    As minhas liga~ções à NET continuam a "ser um drama", como explico aí noutros textos.
    POOR ISSO, A MAIOR PARTE DOS COMENTÁRIOS FICAM SEM RESPOSTA

    ResponderEliminar
  4. como TRATAR E ELIMINAR PARA SEMPRE UM ECZEMA VAGINAL?E MICOSES?


    ADOROLISBOA

    ResponderEliminar
  5. RECEITA PARA DIMINUIR OS PELOS:TOMAR DURANTE 5 DIAS,2 CHAVENAS DIARIAMENTE DE CHA DE MENTA....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/5/14 13:51

      A sério?? Funciona mesmo? Que bom!

      Eliminar
  6. Olá,
    Entrei no site a procura de plantas abortivas, porém, o link para poder ter acesso ao texto postado encontra-se fora do ar.

    Gostaria de te pedir, se possível, que me enviasse o texto em questão. Estou com alguns problemas relacionados a isso.. e já não sei mais o que fazer.


    Obrigado.
    Espero que póssa ajudar...

    e-mail: gafanhotaun@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. José
    Nos comentários dos textos acima pode encontrar o que procura.

    ResponderEliminar
  8. BIRANTA ONDE SE ARRANJA A LABAÇA?


    ADOROLISBOA

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde desde já os meus parabéns pelo seu blog. Pelos seus comentários vejo que esta com problemas com a Internet, o que hoje em dia é um pouco difícil pois existem varias operadoras com e sem fio, muito boas, segundo você podia ganhar um dinheiro extra com o seu blog com o google : https://www.google.com/adsense
    Pense nisso, tenho um blog também, de onde já tirei alguns artigos seus, sei que não o devia fazer mas já la postei de onde tirei, gostaria se possível de trocar um banner entre os dois blogs se possível, meu e-mail: conticasos2008@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Oi gostaria de saber mais sobre a URTIGA.
    Como se faz o chá,quanto se pode tomar?
    E quanto tempo devemos tomar o chá para se ver os beneficios dela?
    Se pode ser tomada por crianças normalmente?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. As suas perguntas estão respondidas no texto.

    Pode ser tomada por crianças, adaptando as doses.

    Até podem ser usadas na alimentação.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3/6/11 20:15

    Oi Biranta adorei seu blog Parabens pois mtas pessoas nao tinham acesso a receitinhas naturais ou ate tomavam chas sem saber para que serviam obrigada por ter tido esa ideia maravilhosa e ajudar a todos nos tirei mtas duvidas com seu blog e gostaria de sabre algo espinhas acne em geral pois nao vi mtas coisas sobre isso e ajudaria mto a quem tem esse probleminha como eu bjsss e sucesso e sempre irei ver novidadesem seu blog bjjjinhos Bruna L....

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/1/12 20:27

    meu nome é luciano e gostaria de pedir alguem que tenha estas urtigas que me faça adoção carecidamente ja procureie com visinhos e ninguem tem estou nessecitado favor contactar 3196247235 obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Casualmente comecei arrancar no meu gramado uma série de urtigas que apareceram. Estou em Porto Alegre, aqui é comum esta planta e todos colocam fora. Não sabem do seu uso. Eu mesmo descobri hoje
    Abraços
    Fernando

    ResponderEliminar
  16. Gostaria de saber se o chá de urtiga pode ser feito com a urtiga fresca, ou só com a urtiga seca? E como posso fazer o chá?

    ResponderEliminar
  17. MUITO OBRIGADO ESSE TRATAMENTO MARCHOU

    ResponderEliminar
  18. muito obrigado pelas boas imformações gostei muito de conheçer o vosso bloge coisas tão simples e façeis de usar

    ResponderEliminar
  19. OBRIGADO por todas estas publicações maravilhosas e façeis de obter é só olharmos para o campo e procurar-mos

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5/4/14 00:38

    Josivaldo Campos Diniz
    Achei bem enteresante..

    ResponderEliminar
  21. E interessante! Uma erva tao comum destas que fazem uma serie d milagres. Parabns p/ vcs do blog

    ResponderEliminar
  22. eu utilizo as urtigas para varias receitas porque estudo medicina natural e quando faço qualquer receita para tratar qualquer problema e sei que as devo utilizar la estou eu e tenho feito mavillhas com as urtigas ate doçes ja fis quando se fala que elas picam tanto

    ResponderEliminar
  23. Anónimo5/3/15 12:06

    Também utilizo as urtigas principalmente para tratar os meus joelhos de artroses (penso eu), quando me doí e mal consigo andar, esfrego a parte de cima de uma urtiga mais velha, sofro durante umas horas, mas os joelhos ficam finos por umas boas semanas, também é bom para as dores, passado um tempo passam por muito e muito tempo. A picadela da urtiga faz muito bem e sempre as colhi comas mãos sem luvas, a sensação que parece picar, ativa a circulação do nosso corpo

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.