2009-11-13

O PERIGO DAS DIOXINAS DO PLÁSTICO

Um email que alterou, radicalmente, os meus hábitos...

DIOXINAS DO PLÁSTICO PASSAM PARA A COMIDA E AFECTAM A NOSSA SAÚDE

O texto que se segue foi-me enviado por email, HÁ MUITO TEMPO e alterou os meus hábitos. A última vez que recebi este texto foi há 3 anos, mas já o tinha recebido antes.

.../...
Os compostos da Dioxina provocam cancro, sobretudo cancro de mama.


Não metas as tuas garrafas (de plástico) de água no frigorífico, porque isto liberta a dioxina do plástico.

O Dr. Edward Fujimoto do Hospital Castle foi entrevistado para a televisão e explicou os aspectos desta ameaça para a saúde. (Ele é gerente do Programa de Bem-estar no hospital.)

Falou da dioxina e de como é perigoso para o homem.

Não devemos usar recipientes nem pratos de plástico para aquecer os nossos alimentos no microondas. Sobretudo, os alimentos que contêm gordura.

A combinação da gordura, a temperaturas elevadas, com o plástico, liberta a dioxina em forma de vapor que se introduz na comida e, em última instância, nas células do nosso corpo.

A dioxina é cancerígena e altamente tóxica para as células do corpo humano.

Recomenda que usemos recipientes e louça de vidro, Pyrex ou cerâmica, para aquecer a comida no microondas. Por isso, os alimentos tipo comidas preparadas e congeladas, sopas instantâneas, etc., têm que ser retiradas da sua embalagem original e aquecer-se noutro tipo de recipiente.

Não é que o papel seja mau, quando se trata de papel, mas não se sabe o que puseram no papel. É mais seguro usar vidro temperado, Pyrex, ou cerâmica.

Recordou-nos que, quando os restaurantes de comida rápida substituíram os seus recipientes de unicel por recipientes de papel, um dos motivos foi este problema da dioxina.

Além disso, tomem nota: Quando se tapa a comida com película aderente, quando está muito quente, o plástico deixa cair verdadeiramente gotas carregadas de toxinas venenosas sobre a comida. Substitui-o por folhas de papel absorvente.

Passa esta informação à tua família, amigos e pessoas conhecidas - todos os que são importantes para ti.

Gonçalo Botelho

Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa

Campo Grande 1749-016 Lisboa
.../...
 
O certo é que, devido a este email, passei a guardar a comida, no frigorífico, em recipientes de vidro ou loiça. A diferença é significativa: a comida mantém o seu sabor (não adquire o "sabor" do plástico) e conserva-se muito mais tempo.
Também guardo a água no frigorífico em garrafa (ou jarro) de vidro. Aliás, sempre detestei o sabor do plástico na água e, por isso, já tinha esse hábito de guardar a água, no frigorífico, em recipiente de vidro... e até prefiro comprar água embalada em garrafa de vidro...
 
O certo é que, depois de adoptar estes cuidados (e de ter abolido os produtos com adoçante - Aspartame) a minha saúde e o aspecto da minha pele melhoraram MUITO.

«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

2 comentários:

  1. REALMENTE ESSE ASSUNTO TEM TUDO A VER,QUANDO TOMEI CONHECIMENTO DOS MALEFÍCIOS DA DIOXINAS DOS PLÁSTICOS TOMEI MINHAS PROVIDENCIAS E ASSIM PRESERVAR A SAÚDE...

    ResponderEliminar
  2. Necessário se esclarecer se as geladeiras, que atualmente sáo forradas internamente por matéria plástica não estariam liberando dioxina nos alimentos ali guardados para serem gelados ou congelados. Os freezers também são forrados internamente por lâminas de plásticos. Ao que tudo indica a exposição a dioxina tem sido crescente e irreversível em todos os lugares do planeta.
    Uma forma de envenenamento progressivo e acumulativo até os níveis considerados máximos a salubridade orgânica.
    Nando José Santos

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.