2009-03-19

GRIPES E CONSTIPAÇÕES

Para tratar gripes e constipações há uns quantos produtos caseiros, de grande utilidade.
Preparar uma infusão com:
Folha de eucalipto, ou menta (têm efeitos equivalentes); para a garganta e vias respiratórias superiores
Tomilho (antibiótico natural)
Raiz de Alteia ou Poejos (têm efeitos equivalentes); para a tosse e brônquios
Alcaçuz
Flor de Sabugueiro…
Pode-se também juntar camomila (que é boa para a febre)…
Esta infusão toma-se quente, com uma colher de mel e sumo de limão, de manhã e à noite (ou três vezes ao dia, se possível).

Também é importante fazer um reforço de vitamina C.
Em casos de dor de garganta, a infusão, com o sumo de limão e o mel, faz desaparecer a dor. Porém, se a dor regressar passado pouco tempo, pode-se tomar uma colher de chá de mel com propólis (mistura que se vende até em supermercados), que faz desaparecer a dor e ajuda a curar…
A Tintura de Cravinho também é muito eficiente para curar a dor de garganta

Há quem diga que consegue curar a gripe com apenas uma toma de leite quente com mel e aguardente, tomado à noite; outros dizem preferir, para obter o mesmo efeito, ferver um molho de agriões e beber a totalidade do caldo duma só vez…

Também existem preparados (principalmente em gotas), nas ervanárias, com os quais se podem obter excelentes resultados, na tosse, na febre e na dor de garganta… desde que repetindo as tomas sempre que os sintomas (dor ou tosse) regressem…
Não indico nomes ou marcas, porque este blog é apenas de remédios caseiros…

«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

15 comentários:

  1. Oi boa tarde, to com um duvida!
    tenho um filhinho de 5 anos e moramos em uma cidade fria, volta e meia ele ta sempre com uma tossezinha (as vezes com catarro) ou ate mesmo com o nariz escorrendo... como faço pra trata-lo com medicação caseira? Cansei de da remedios fortes a ele.
    Desde ja agradeço e aguardo com esperançao de que voces resolveram o meu probleminha.

    Carolina Mackenzie

    ResponderEliminar
  2. Carolina!
    pode fazer o chá de flor de sabugueiro, tomilho, poejos e eucalipto.
    Use meia folha de eucalipto se for grande, ou uma folha pequena e uma colher de chá de cada uma das outras plantas para meio litro de água e dê-lhe 3 ou 4 vezes ao dia. Deve tomar quente (um pouco mais que morno), adoçado com mel e umas gotas de sumo de limão.
    Se ele tem catarro e tosse pode preparar um xarope com uma cerveja preta, uma laranja inteira, com a casca também e 250 gr de açúcar mascavado (ou integral). Deixa ferver até cozer a laranja, de modo a poder triturar. Tritura com liquificador ou varinha mágica. Dá-lhe uma colher de sobremesa sempre que ele começar a tossir.
    Fazendo este tratamento durante algum tempo vai notar diferença.
    Nota: teste o tratamento dando uma pequena quantidade para verificar se não existe qualquer reacção adversa. Isso é um cuidado que se deve ter sempre, principalmente com crianças.
    Boas melhoras!

    ResponderEliminar
  3. Esqueci de recomendar: para o nariz pode usar o mesmo chá que ele toma, morno, pingando umas gotas no nariz dele. Também pode usar sumo (suco) de limão, pingando uma ou duas gotas em cada narina.

    ResponderEliminar
  4. Caríssima Biranta, sua iniciativa de ter esse blog deve ser Parabenizada, na verdade te Felicito, como dizem os castelhanos, em meio a tanta confusão é quase um milagre, as pessoas se dizem muito ocupadas, sem tempo nem pra ir visitar a avó, que deu que foi em muitos casos há criadora de tantos, o negativo é contagioso e forte por assim ser, desde criança minha principal motivão foi ajudar as pessoas, ainda tenho isso em mim, e não me deixo levar nem pelas decepções que é comum em quem decide viver assim, se é verdade o que dizem que o que é bom nasce pronto ou que as nosso caráter não muda...então não consegurei ser diferente, não sei tomar banho e ir dormir sabendo que não disse o que sabia a quem precisava saber.Bom aqui onde moro, tivemos a uns 20 anos atrás situações semelhantes com os animais, o próprio veterinário da prefeitura aparecia 3 dias depois e só sabia matar, animais sumiam, a "carrocinha"não dava trégua, e estes também eram vítimas dos próprios donos, hoje estamos com a situação 80% resolvida, através da união de pessoas com o mesmo interesse criou-se a Soama( sociedade amiga dos animais), é feito controle de natalidade, cuidados, muitas coisas enfim, uma longa caminhada, dificuldades vencidas, outras minimizadas, e outras exintas e algumas sem solução. O que quero dizer é que ou o interesse faz a força, ou nada muda, políticos só farão se puderem se reeleger, não será de coração mas pode ser uma ajuda, o poder político que poderá mudar com as leis, e assim pode-se seguir com esperança mudar a educação das pessoas através da conciência. Não sei se o que disse é válido, e se vai servir para algo.Despeço-me sinceramente.

    ResponderEliminar
  5. ola estou com um dor de garganta a 3 meses ja fiz todos os tipos de de exames e constatou que nao tem nada mais a dor persiste na garganta e nos nervos do pescoço , os medicos dizem que pode ser muscular, nao sei mais o que fazer para acabar com essa dor , voce tem alguma receita caseira pra me ajudar acabar com essa dor?

    ResponderEliminar
  6. bom dia, tenho uma filha de 3 anos e ela ta sempre com uma aguinha no nariz,tosse e tambem de vez enquando tem febre a noite, gostaria de saber um remedio caseiro, porque eu ja estou farta de lhe dar xaropes e antibioticos.
    desde agradecimentos antecipados

    ResponderEliminar
  7. Anónimoda dor de garganta!
    Use a tintura de cravinho, com regularidade, juntamente com o chá referido no texto.

    Para a menima de 3 anos pode seguir o tratamento indicado na primeira resposta dos comentários. Não esqueça o própolis. Há um texto sobre ele. Também tem os xaropes. Procure na margem direita os links

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Achei seu blog muito interessante. Também gosto de produtos naturais. Para prevenir gripe eu faço um extrato de alho que acredito ser bastante eficiente. Esta receita me foi repassada há alguns anos por uma senhora e amiga, se tiver interesse em divulgar a receita neste espaço, é só me escrever. Um abraço
    Tânia Mara

    ResponderEliminar
  9. Tânia Mara

    Todas as contribuições são benvindas, Os leitores agradecem!
    envie a sua receita que publicarei no próprio texto.

    ResponderEliminar
  10. Oi querida!! sou cantora e vivo com uma bendita tosse e uma gripe que não me deixam em paz. O que posso tomar para aliviar esse problema... desde ja agradeço. grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. boa noite.!tenho mum filho de 1 ano e 3 meses e aos 6 meses me mudei de uma cidade na praia para outra cidade mais quente e umida,desde então meu filho começou a ficar doente, iniciando com bronquiolite .Internei 2 vezes com pneumonia, e constantemente fica com chio no peito,perguntei ao médico se havia tratamento e o mesmo me disse que só com o tenpo melhoraria pois é muito nene.Não me conformo com essa situação ,não posso coloca meu filho p fora de casa se não inicia outra crise ,não sei mais o que fazer !Ficaria muito grata se soubesse de uma maneira para curá-lo.

    Karin Zuqui

    ResponderEliminar
  12. Preciso de ajuda para curar meu filho de bronquite asmaica...ja o internei 2 vezes com pneumonia, não aguento mais medica-lo com antibiotico e remedios forte...moro numa cidade quente e umida,até ja pensei na possibilidade de me mudar...me ajude por favor..os médicos afirmam não haver tratamento para idade dele,não me confomo!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo4/6/12 23:15

    Minha Mãe esta com sintomas da gripe h1n2 oque devo fazer...renata 10anos

    ResponderEliminar
  14. nossa muito boa a receitas ooooooooooobbbbbbrrrrrrrrrrrriiiiiiiigaaada bjusssss

    ResponderEliminar
  15. nossa to com uma gripe dakelas mais com essas dicas tudo vai se resolver obrigada

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.