2009-12-13

Champôs com LSS, Substância Cancerígena...

Um email com o qual não sei o que fazer...

O texto que reproduzo abaixo foi-me enviado por email, várias vezes; a última em Março deste ano.

Li e tenho tentado encontrar algum champô ou sabão líquido que não contenha esse tal LSS (Sodium Laureth Sulfate). NÃO ENCONTRO NENHUM PRODUTO DESSES SEM ESSA SUBSTÂNCIA, nem mesmo os que são vendidos como "produtos naturais", nem mesmo os que são destinados às crianças...

Na verdade, já usei um champô (que podia ser usado como gel de banho também) muito bom, que não tinha LSS. A sua base lavante era o hidrolisado de seda. Resultado: custava 7 ou 8 vezes mais do que um champô normal... Não é solução, até porque, talvez por isso (o seu elevado custo) já não o encontro à venda!

O que fazer, então, com um email destes? Se alguém souber...

Aqui fica, à vossa consideração, o texto do referido email:

.../...

Verifiquem se, entre os ingredientes do champô que usam, há uma substância chamada 'Lauril Sulfato de Sódio' ou LSS .


Devem procurar o nome do composto em inglês: Sodium Laureth Sulfate nos champôs e sabonetes líquidos (gel de banho)
Esta substância faz parte da composição da maioria dos champôs pois os fabricantes utilizam-na por ela produzir muita espuma a baixo custo. No entanto o LSS é usado para lavar chão de oficinas (é um desengordurante).

Verifiquei que marcas como: VO 5, Palmolive, Paul Michell, Organics, Revlon Flex, Dimension o novo HernoKlorane champô, e muitas, muitas outras, contêm esta substância.
Aos produtos referidos juntam-se o gel de banho da Sanex, os sabonetes líquidos do Carrefour e Feira Nova (produtos brancos) e o shampô da Dove.

Ligou-se para um destes fabricantes e foi-lhes dito que eles estavam a usar uma substância cancerígena. Eles concordaram com a afirmação, mas disseram que não podiam fazer nada pois precisavam dela para produzir espuma.

A pasta dentífrica Colgate (bubbles) também contém LSS.

Várias pesquisas têm mostrado que, nos anos 80, a probabilidade de contrair cancro era de 1 em 8000 e nos anos 90 era de 1 em 3, o que é bastante grave.

Espero que tomem esta advertência com seriedade e a partilhem com as pessoas que conhecem, talvez possamos parar de 'espalhar' por aí o'vírus' do cancro, evitando comprar champôs que contenham o LSS-Lauril Sulfato de Sódio, até que os seus fabricantes tomem a providência de substituir este componente por outro que não prejudique a saúde dos seus consumidores.

Por favor passem esta informação para o maior número possível de pessoas. Isto não se trata duma corrente, mas de uma preocupação com a nossa saúde.'

.../...

APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa

20 comentários:

  1. Aqui vai o link em português LSS http://pt.wikipedia.org/wiki/Lauril%C3%A9ter_sulfato_de_s%C3%B3dio - o texto em inglês é mais abrangente e pra quem lê em inglês é melhor opção. --Lisa

    ResponderEliminar
  2. Empresa: www.essenciadomundo.com
    Marca: Essential Care
    Conceito: Cosmética biológica

    ResponderEliminar
  3. aferreiradecastro!
    Agradeço a dica mas, desculpe-me que lhe diga, essa gente deve estar a gozar connosco:
    200 ml de champô por 15,50€???
    ou então 30 ml por 5,75€...
    Sabe quanto custa um champô vulgar?
    Eu não acredito que seja impossível produzir um bom champô, sem "LSS" por um preço razoável. Aliás, o champô de que falo no texto, PRODUZIDO EM ESPANHA, e que não consigo encontrar custava muitissimo menos...
    Percebe-se porque motivos este champô não existe... ou não se encontra à venda cá.
    Quantas pessoas podem pagar 15 euros por um champô?

    ResponderEliminar
  4. Ola!
    Aqui vai uma dica :http://tipdeck.com/pt/how-to-make-homemade-shampoo/ vão ver este site.
    Se queres uma coisa bem feita fa-la tu mesmo ;)

    um Abraço

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/1/10 22:02

    Esse e-mail foi já desacreditado pela Faculdade de Ciências de Lisboa, se não estou em erro. Trate-se de uma substância muito comum e não há indícios de que seja cancerígena.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo!
    Não é bem assim como diz!
    Quem desmente o email reconhece que o LSS é irritante para a pele. Além disso, o facto de haver quem afirme que "não há indícios" de que seja cancerígena não quer dizer que o não seja. Uma substância irritante para a pele tem todas as condições pra ser cancerígena.
    Irritante para a pele é, com certeza. Isso eu posso garantir! Na verdade e segundo a minha experiência é menos irritante se o champô ou sabão líquido contiver ingredientes naturais: extractos de plantas, etc. Mas é necessário que os tenha em quantidade suficiente; não basta dizer na embalagem que contém essas substâncias...
    Acresce que, a mim, esses "desmentidos" não me tranquilizam nada. Todos conhecemos bem essa gente e a idoneidade das afirmações que produzem quanto a estas matérias, bem como o cuidado que têm em relação à saúde das pessoas, quando se trata de VENDER...
    Mas, sublinho, ninguém afirma que o LSS NÃO É cancerígeno.

    ResponderEliminar
  7. Pelo que sei esses produtos servem para fazer espuma. Só!
    Não há comprovação científica de que esse produto cause câncer. Como a quantidade utilizada é pequena e normalmente se enxágua em seguida, não há dano para a saúde. Se for ficar por mais tempo em contato com a pele,pode causar irritação (mas isso é um risco que se corre ao colocar qualquer produto químico em contato com a pele). Essas e outras informações podem ser encontradas no site da Anvisa http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/informa/parecer_lauril.htm
    Apenas para exemplificar, o suor irrita a minha pele.
    Então é preciso bom senso ao avaliar as informações recebidas e procurar fontes confiáveis para ponderar o risco/benefício da utilização de certos produtos.
    ***
    Adicionei este blog aos meus favoritos.

    ResponderEliminar
  8. Alessandra!
    O LSS não serve SÓ para fazer espuma. É desengordurante e, por isso, ATACA todas as matérias gordas da pele. Eu não tenho dúvidas de que o LSS é irritante para a pele.
    Além disso, o facto de haver quem diga que "não há evidência científica de que provoca cancro" não prova nada nem tem nada de confiável.
    Não há evidência científica segundo o critério e os conhecimentos, e os conceitos de quem o afirma; e, todavia, pode estar provado cientificamente que provoca cancro, como acontece em muitos outros casos.
    Lamento mas eu não confio NADA nessas "fontes confiáveis". Há muito tempo que essa gente perdeu a vergonha e o pudor e demonstram-o EM TUDO.
    Depois de tudo o que sabemos e do que temos vivido não há como continuar a, INGENUAMENTE, lhes dar crédito.
    Pela minha parte reduzi substancialmente o consumo de produtos com LSS e uso a folha de Aloé no banho e no cabelo... à falta de melhor solução.
    Antes de avaliar estas informações a minmha pele e o meu couro cabeludo estavam continuamente irritados, a cabeça com caspa e o cabelo a cair, manchas vermelhas e comichão por todo o corpo após o banho, etc.

    ResponderEliminar
  9. Miguel Ângelo13/1/10 22:13

    Temos de ter calma com isto.

    Lá por uma coisa ser cancerígena não significa que apresente riscos para a saúde. Tudo depende da dosagem e do modo de aplicação.
    Dicas:
    Moderar a quantidade de champô que se usa;
    Espalhar pelas mãos o champô antes de o colocar no couro cabeludo (isto garante uma distribuição mais ou menos homogénea das substâncias).

    Mais uma coisa. O LSS pode ser usado para desengordurar as oficinas, segundo diz. E também diz que a causa do cancro é a irritação que isso provoca. Mas não será o facto de usarmos na cozinha desengordurantes para limpar o fogão e bancadas, onde preparamos os alimentos para comer, muito pior do que a simples exposição à pele?


    Todos os dias estamos sujeitos aos efeitos de muitos agentes cancerígenos, mas é tudo dependente da dosagem e tempo de exposição.
    Por exemplo, só o facto de vivermos e de caminharmos sobre a Terra faz com que estejamos à mercê das radiações do espaço, e as radiações mais energéticas podem provocar mutações que vão dar origem a cancro. E isso não podemos evitar a não ser que vivamos por baixo de uma barreira de chumbo.
    Mas o nosso organismo está preparado para lidar com isso, prova disso é estarmos aqui hoje.

    Além disso, existem organismos que retiram do mercado produtos que se vêm a descobrir não preencher os requisitos mínimos de saúde.


    Na rara hipótese de o que afirma ser real, isso só se vai descobrir daqui a algumas gerações.


    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. Miguel Angelo
    O seu comentário não tem lógica nem objectividade.
    TODAS AS COISAS CANCERÍGENAS SÃO UM RISCO PARA A SAÚDE.
    Não são só os champôs com LSS que são um risco; são também os sabonetes líquidos, e os chamados "gel de banho" que contêm LSS, para além dos "lava-loiça" à mão.
    Portanto, a sua técnica de espalhar o champô muito bem nas mãos só transfere a área da pele exposta e potencialmente afectada. As minhas mãos, por exemplo, só não estão permanentemente com aspecto de cortiça e a doerem porque ABUSO dos hidratantes e uso hidratantes muito concentrados.
    Se alguma pessoa afectada pelo efeito NOCIVO dos desengordurantes experimentar usar a folha de Aloé ou babosa para se lavar, ao menos de vez em quando, aí sim; sente a diferença.
    Quanto ao facto de estarmos expostos às radiações do espaço, tal como você diz, isso faz parte do nosso "habitat" desde há milénios, desde sempre. Portanto, ou estamos preparados ou não existiríamos; mas isso não dá o direito, a ninguém, de nos expor a agressões fabricadas, apenas por interesses comerciais... e por falta de pudor.
    É caso para dizer: já bastam as condições adversas naturais; ninguém aguanta tanta agressão, nem mesmo o organismo humano; ou muito menos o organismo humano.
    Quanto ao facto de os desengordurantes serem usados para limpar as bancadas onde se prepara a comida, ISSO NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE DAS PESSOAS NEM NOS AFECTA.
    Em primeiro lugar porque os desengordurantes são moléculas com uma ponta polar e, por isso, solúveis em água; e com a outra ponta apolar e, por isso solvente das gorduras. Portanto, quando se lavam as bancadas e fogões com os desengordurantes, estes são removidos pela água, não ficam lá a contaminar a comida. em segundo lugar, mesmo que, por hipótese absurda, ficassem vestígios de desengordurantes nas bancadas, essas moléculas, quanto muito, misturavam-se com alguma molécula de gordura da comida... e deixavam de ser perigosas. Mas mesmo que, por hipótese ainda mais absurda, alguma dessas moléculas entrasse no aparelho digestivo, o máximo que podia acontecer era afectar uma molécula de gordura e impedir a sua absorção; e há muitas moléculas de gordura que ingerimos e não são absorvidas pelo organismo...
    Coisa bem diferente é expôr a pele e os seus componentes, que já fazem parte da estrutura da pele, que já foram sintetizados pelo organismo e que dele fazem parte, ás agressões dos desengordurantes.
    Enfim! Espero ter-me feito entender. Se não por si, ao menos pelas outras pessoas que aqui venham, porque essa forma de argumentar, apesar de completamente ilógica e inconsistente, baralha muitas pessoas de conhecimentos menos sólidos nestas matérias.

    Conclusão: usem, à vontade, os desengordurantes para limpar; mas tirem-nos dos champôs e outros proidutops com que nos lavamos, PORQUE ÑÓS NÃO SOMOS CHÃO DE OFICINAS, NEM BANCADAS OU FOGÕES DE COZINHA, e o nosso organismo tem de ser preservado porque só temos este corpo E NÃO NASCEMOS PARA SOFRER, à conta dos interesses comersiais de alguns.

    ResponderEliminar
  11. Miguel Ângelo31/1/10 14:24

    É uma pena que, mesmo ignorando muita coisa acerca da matéria, atreva-se a ignorar os comentários de quem sabe.

    ResponderEliminar
  12. Não estou habilitado a dar uma opinião sobre o LSS, mas estou mais que vacinado para desmentidos de pessoas ou entidades que desmentem tudo o que lhes trava o negócio.
    Trabalhei numa multinacional que me garantia que o Glutamato era inofensivo e que só servia para abrir as papilas degustativas da lingua para melhorar o paladar e afinal agora vem-se a saber que é altamente prejudicial á saúde.
    Ingenuamente,passei 32 anos a vender e a formar pessoas para vender caldos Maggi e agora venho a saber que contribuí para agravar a saúde dos clientes que acreditaram que a Nestlé é uma empresa honesta incapaz de se valer desses subterfúgios para enriquecer.
    A mesma Nestlé que usa e abusa do LSS nos champos e loções das suas marcas Garnier,Loreal, Vichy etc.
    Como eu fui o empregado mais elogiado, criativo e empenhado desta empresa e o mais traído e roubado dos meus inventos a partir do momento em que descobri roubos na contabilidade e finanças do conhecimento da direcção de finanças e recursos humanos, nada me leva a crer que qualquer desmentido seja fiável.

    Pelo sim pelo não, é bom que estejamos alerta.
    Vasco Lopes

    ResponderEliminar
  13. Migel Ângelo!
    Você dá-se muita importância.
    O que aconteceu foi que, com uma imensidão de comentários pra responder (tal como acontece agora também), eu achei que não tinha tempo para manter este diálogo... que nem sequer é de primordial importância. Aqui deixam-se alertas (que a gente não inventa, sequer). A forma como são interpretados e aproveitados, ou não, por cada um, depende dos próprios critérios, conhecimentos, sensibilidade, etc. Não queremos influenciar ninguém... mas não prescindimos de dizer o que pensamos. Foi esse tempo que me faltou e por isso o seu comentário ficou tanto tempo sem responder. Acho que nem publiquei um anterior a este...
    Portanto, não se trata de ignorar. Trata-se de termos direito de resposta (e tempo para o exercer).

    Vasco!
    É isso mesmo. Para quem tem quase 50 anos de vida activa, o seu comentário não é surpresa.
    Só escutando "quem está dentro do convento", ou esteve, é que se pode fazer ideia de como as coisas são.
    Passei por coisas semelhantes, em Empresas prestigiadíssimas e tidas como impolutas... e conheci muitas outras histórias parecidas, por isso sei como é!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pelo blog...

    É muito difícil encontrar alguém com um discurso tão claro e objectivo.

    A maioria das pessoas dos nossos dias parte de princípios incrivelmente absurdos que a história se encarrega de desmentir vezes e vezes sem conta. Prefere dar a sua opinião a olhar para os factos à sua frente. É como aqueles políticos que são eleitos com base em promessas que nunca cumprem e daí a 4 anos as pessoas voltam a votar neles como se nada se tivesse passado.

    Alguém me explique como é que ainda é possível alguém acreditar em "estudos científicos".

    Ainda há poucas décadas os cientistas afirmavam que o tabaco não tinha qualquer implicação na saúde das pessoas ou que a forma de tratar a amigdalite era removê-la e que estava cientificamente provado que a remoção das amígdalas era benéfico para a saúde.

    Ninguém conhece a história da Coca-Cola?

    Quantas centenas de exemplos destes precisam? Podia estar aqui toda a noite.

    Será que sou só eu a ver isto? Será que as pessoas não entendem que os estudos científicos não têm valor? Será que as pessoas não entendem que é possível provar O QUE QUER QUE SEJA por meio de "estudos científicos"?

    Será assim tão difícil de entender que quando o tratador lucra com o tratamento do doente às tantas o doente é tratado da forma mais lucrativa e não da forma mais adequada?

    Será assim tão difícil de entender que quando o produtor lucra mais com a produção feita de determinada forma às tantas ele dá por ele a utilizá-la sem olhar a grandes meios?

    Ou será que existe alguém que não esteja no negócio para ganhar dinheiro?

    Quantos mais exemplos a história precisa de nos dar para sairmos desta inteligência saloia e abrirmos os olhos de vez?...


    Continua o magnífico trabalho,
    O mundo precisa de mais pessoas como tu!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo Blog, muito útil e informativo!

    Acerca do LSS também fiz uma pesquisa encontrei todo tipo de opinião. Segundo minha experiência pessoal o LSS realmente irrita o couro cabeludo, pois eu sentia uma coceira e quando parei de usar, passou! Publiquei minhas descobertas sobre esse e outros produtos tóxicos em cosméticos, no meu blog: http://vidasustentavel.wordpress.com/2010/09/03/beleza-sem-riscos-continuacao/

    Abraços,
    Mônica

    ResponderEliminar
  16. Quem ganha rios de dinheiro com estes tipos de produtos, não vão dizer que os produtos causam males aos seres humanos, se admitissem , perderiam uma parcela de seus lucros. É claro que se divulgassem os malefícios, ainda assim bastante pessoas continuariam a comprar e fazer uso ( vide caso dos cigarros) mas não ficaria bem para a imagem da empresa. Só que há uma parcela da população que não usaria se soubesse que é produto com ingredientes cancerígenos, e essas pessoas têem direito a essa informação, assim como acontece com o glútem que pelo menos no brasil é obrigatório a informação se contém ou não esse ingediente nos produtos industrializados. AS PESSOAS TEM O DIREITO DE SABER SE OS COMPONENTES DOS PRODUTOS SÃO MALÉFICOS OU NÃO AO ORGANISMO.

    ResponderEliminar
  17. OI pessoal, olha eu sou brasileira e moro na Florida, USA e aqui em minhas maos, vejo alguns shampoos que nao tem essa tal de LSS.
    REDKEN - 5th Avenue NYC
    Meta Silk Shampoo - Serge Normant
    Suoerbly Smoothing Argan Shampoo - Kiehl's
    De Belo Horizonte, MG - Brazil, eu trouxe no mes passado:
    Desoxil PH4, em oleo vegetal de Oliva- Shambelle
    Shampoo de Tutano e Ceramidas - Bio Extratus

    Creio que os produtos organicos sao LSS Free.
    Um abraco e espero que eu tenha resolvido o caso de muita gente.
    Edna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu usei o produto e gostei bastante

      Eliminar
  18. Para lavar o cabelo sem LSS ou qualquer outro quimico, basta misturar um ovo com duas colheres de sopa de cerveja até ficar pasta. Mete-se pelo cabelo todo, massajando no couro cabeludo e tapa-se com uma touca durante 20 minutos para actuar. Depois basta passar por água para retirar a mistura. Já experimentei e resulta.

    ResponderEliminar
  19. Agradecemos muito a dica, Bárbara.
    Um grande Bem Haja!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.