2008-04-08

O ALECRIM Como Remédio Caseiro.

O Alecrim!



Alecrim em flor. A  imagem está muito próxima deste galho para se verem as flores, que são bem mais pequenas do que parecem, tal como as folhas do Alecrim aqui parecem bem maiores do que são realmente. O galho mais afastado que se vê no lado esquerdo da imagem dá uma ideia mais real. As flores do Alecrim (incluindo nas florações anteriores deste Alecrim) são roxas, estas são quase brancas (na imagem parecem brancas). Faço todas estas ressalvas para evitar induzir em erro os visitantes.

O ALECRIM Como Remédio Caseiro.




Todos sabem usar ginseng; para que serve o ginseng; as inúmeras vantagens do ginseng.
O que muita gente não saberá, por certo, é que o Alecrim faz exactamente os mesmos efeitos, com inúmeras vantagens, a começar pelas vantagens económicas:
- Um pacote de ginseng, para chá, custa cerca de 5 euros; um pacote de alecrim custa menos de um euro e rende, pelo menos, quatro ou cinco vezes mais.Tal como o ginseng, o alecrim também faz aumentar a tensão arterial (embora sejam mais frequentes os casos de taquicardia relacionados com o ginseng).




Pormenor das folhas e do caule do Alecrim



O Alecrim tem aplicações muito vastas: USA-SE para as afecções dos rins, calculoses, vómitos, indigestões, vertigens e tonturas, reumatismo, anemia, sistema imunitário, diarreia, epilepsia, vesícula, MEMÓRIA, cansaço, etc.;
É anti-séptico; usa-se, em lavagens, para problemas de pele (juntamente com outras plantas) e usa-se também como tónico capilar e, juntamente com a salva, para combater a caspa;

Tal como o ginseng, é estimulante, favorece a actividade mental (memória), tónico cardíaco, para problemas de hipotensão (pressão baixa) mas também se usa para os nervos, stress, ansiedade.
Nos melhores tratamentos para os nervos e o stress usam-se estimulantes, de manhã e calmantes, ao fim da tarde…

O uso popular consagra o ALECRIM como remédio infalível para curar anemias, assim:
Receita: colher um galho de Alecrim, juntar a um copo de água (cerca de 200 ml) e deixar ferver durante 5 a 10 minutos, em lume brando. Deixar descansar por 10 minuto, coar e beber meio cálice, todas as manhãs, em jejum, mantendo em frigorífico (geladeira).
"Dizem" que, repetindo este tratamento 5 vezes (cerca de 1 litro de chá) se consegue curar qualquer anemia, por mais rebelde que seja.


Alecrim (rosmarinus officinalis)


Tratamento (testado) para Tonturas e Sequelas de Derrames
Preparar um chá com:
· Uma colher de chá de erva-doce
· Uma colher de chá de alecrim
· Três cravinhos ou cravos da Índia, sem cabeça
Tomar à noite antes de dormir.

O Alecrim pode ainda ser usado como tónico capilar e para a caspa: fazer um chá bem forte com Alecrim e Salva e juntar ao champô, na proporção de um quarto de chá para um frasco de champô. Ou então preparar uma tintura de Alecrim e juntar 10 ou 15 ml ao champô.

O Alecrim parece ter a particularidade de "sintonizar" o nosso sistema imunológico, adequando as resposta às "solicitações" do organismo, pelo que tem excelentes resultados nas doenças auto-imunes.
Nota:
Para tornar o chá de Alecrim menos desagradável pode-se juntar, sempre, um pouco de erva doce… O chá com estas duas plantas é óptimo também para combater o mau hálito, mas não aconselhável a hipertensos…

Mas o Alecrim pode também ser usado como condimento para temperar carne (de coelho ou outra), para juntar a batatas, arroz, etc. contribuindo para melhorar muito a saúde e a tranquilidade de quem o usa.


A planta que aparece aqui em primeiro plano também é Alecrim em flor. Este cresce rasteiro, em moita... Aqui está pendente dum muro. 


Outras Características do ALECRIM (Rosmarinus officinalis)

Em espanhol chama-se "Romero"
Em inglês - Rosemary

O Alecrim é uma planta, arbusto, que convém conhecer bem porque tem uma infinidade de aplicações, nomeadamente como Remédio Caseiro, mas não só. Também se usa em culinária e como "ambientador".
Mas o que distingue bem o Alecrim é o seu aroma. Aliás, é o melhor ambientador que conheço: purifica e elimina qualquer cheiro como nenhum outro ambientador... e ainda tem acção benéfica sobre o humor de quem o cheira.



Alecrim em flor. A  imagem está muito próxima para se verem as flores, que são bem mais pequenas do que parecem, tal como as folhas do Alecrim aqui parecem bem maiores do que são realmente. As flores do Alecrim (incluindo nas florações anteriores deste Alecrim) são roxas, estas são quase brancas (na imagem parecem brancas. Faço todas estas ressalvas para evitar induzir em erro os visitantes.

Recentemente, quando tive gripe e o incómoda da renite era insurportável, descobri que o cheiro do Alecrim, usado para defumar, aliviava o congestionamento nasal e ajudou a curar...

Na cozinha usa-se para carnes de porco, cabrito, carneiro e peixe. Pode ser usado para preparar molhos, aromatizando vinagre, azeite ou óleos.

Nos cozinhados deve ser usado com muita moderação (3 ou 4 folhinhas, só), porque tem um sabor muito intenso.
Se deitar por cima das brasas, quando grelha churrasco, a carne fica com um sabor delicioso.

O Alecrim é uma planta resistente aos rigores do clima e à escassez de água e, por isso, fácil de cultivar.
Não é exigente quanto ao substracto mas parece preferir solos calcários
Pega facilmente por estaca (se separar um galho de alecrim e plantar ele nem chega a perder as folhas; pega e começa a crescer sem perder as folhas de origem).

O Alecrim também "Nasce no Monte sem ser semeado"




«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

59 comentários:

  1. Boas

    ja tinha saudades de ver aqui os Posts...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/6/08 05:16

    Olá Biranta ... tudo bem ?
    Qual o o tratamento mais recomendavel para pedra na visicula...ja li alguns porem não sei o procedimento e tenho a receita .

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Cara o seu blog me ajudou bastante pra realização do meu trabalho!!

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Folgo saber.
    Por aqui também estamos precisando de "ajuda".

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/6/09 16:46

    Não entendo, se o chá de alecrim é bom para sequelas de derrame, e a maioria das pessoas que teve derrame são hipertensos. Como não
    pode dar esse chá para hipertensos?
    Suzane

    ResponderEliminar
  6. Suzane!
    Não é verdade que não se possa dar
    alecrim a hipertensos.
    O Alecrim faz subir a tensão arterial, assim como pode provocar afrontamentos e, eventualmente embora em casos raros, taquicardia.
    Mas os entendidos dizem que não faz mal aos hipertensos, bem pelo contrário...
    Já conheci pessoas que tinham taquicardia sempre que tomavam ginseng mas não prescindiam do ginseng.
    Como também conheci um tónico cardíaco recomendado até para hipertensos, que continha ginseng. É tudo uma questão de dose.
    Cada um é que tem de decidir, ponderando os prós e os contras mas, em qualquer caso, as pessoas têm de estar informadas. Portanto, aquilo que a gente sabe deve dizer, deve informar.
    Se as pessoas são hipertensas e têm receio, mas necessitam de usar, podem e devem começar por doses muito pequenas...
    DEpois rapidamente aprendem a usar e descobrem qual a "sua" dose.

    ResponderEliminar
  7. estou gravida de uma semana,e nao poderei ter essa criança pq nao vou poder dar amor o quanto ela mereçe... estou tomando cha de alecrim, canela ,e quebra pedra mas como devo tomar?todos separados ou todos misturados?em quanto tempo devo tomar? desde ja
    agradecida...obrigadaalgum conselho a mais....agradecidaa
    adoro vc...bjkss

    ResponderEliminar
  8. Déia
    Grávida de uma semana? Eu acho que "uma semana" não permite saber, ter confirmação...
    Pode tomar os chás todos separados. Nestes casos os chás têm de ser bem fortes.
    No início do texto "Plantas Abortivas - Comentários" encontra algumas receitas.
    Leia, com atenção, esse texto e os comentários para estar preparada e perceber a importância de confirmar a gravidez através de teste.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia!!!!
    O alecrim também é usado para perda de peso, como faço para fazer uma receita quero perder 8kilos tomando o chá, sei que ele aumenta o metabolismo e é sudorifero também, você poderia enviar esta respota pra mim???

    ResponderEliminar
  10. Índio Kalapalo3/1/10 17:18

    Oi, Biranta. Seu blog é bom demais! Parabéns! Grande 2010 procê.

    ResponderEliminar
  11. ELIANE GARCIA

    TENHO PLAQUETAS BAIXAS CRÔNICA A 13 ANOS EU POSSO TOMA CHÁ DE ALECRIM???

    EU QUERO SABER SE ELE NÃO REFINA O SANGUE PELO PROBLEMA DA COAGULAÇÃO DE SANGUE???

    PQ MHS PLAQUETAS É APENAS 45 MIL

    AGRADEÇO

    17-04-10

    ResponderEliminar
  12. Eliane Garcia
    Não sei responder à sua pergunta. Acredito que o alecrim não prejudique as plaquetas mas não posso garantir.

    ResponderEliminar
  13. Poderia me explicar se o alecrim é proibido para quem já sofreu de epilepsia, pois varios sites falam disso e aqui voce diz como bom para epilepsia.

    ResponderEliminar
  14. Pois eu conheço o Alecrim como indicado para epilepsia há muitos anos. Numa grande parte dos tratamentos indicados aqui eu posso testemunhar se funcionam ou não, porque uso, ou já usei. Não é o caso, não tenho epilepsia e nem conheço alguém que tenha e trate com alecrim; apenas vi referenciado como sendo bom para epilepsia. se decidir usar, use doses diminutas (4 a 5 folhinhas para uma xícara de água), use de manhã e mantenha os restantes tratamentos, ou faça chá calmante ao fim da tarde.

    ResponderEliminar
  15. Olá, estou com anemia e gostaria de trata-la, fui atras do galho do alecrim como vc disse mais naum encontrei, achei apenas em pó, serve mesmo assim? e ainda a moça da casa de ervas me disse q naum serve para anemia e que naum se acha alecrim em galho... isso eh verdade??? mais por vias das duvidas eu comprei o pó e vou fazer o cha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Aline, Alecrim vc acha facilmente em feiras livres, com certeza. Quem te deu informação é pq quer vender em pó... informação totalmente sem sentido. Se tem pó é pq foi feito dos galhos.... hehehehe

      Eliminar
  16. É verdade que o Alecrim não aparece referenciado como sendo indicado para anemia em lado nenhum. Esta é mesmo uma receita caseira, da "medicina" tradicional (foi um entendido na matéria que receitou ao marido da senhora que me transmitiu a receita) e terá sido por isso que a moça lhe disse que não serve...
    A receita é feita com o galho que se colhe do pé de Alecrim. Aqui em Portugal, nas ervanárias e casas onde se vendem plantas para chá, encontram-se as folhas do Alecrim, inteiras, em saquinhos de plástico, que também servem. Quanto ao pó terá de se certificar de que é feito só com Alecrim.
    Talvez procurando nos mercados encontre quem lhe forneça Alecrim em galho. Por aqui, em Lisboa, pode-se colher os galhos até nos jardins públicos e floreiras espalhados por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em Belo Horizonte encontramos o alecrim em supermercados, como Carrefor por exemplo, no mercado central também os encontramos em ramas verdes dentro de saquinhos de plásticos, eu até tirei mudas e plantei em vasos para uso.É muito barato. então deve encontrá-los onde vende verduras verdes, uma vez que é muito usado em alimentos como tempero.

      Eliminar
  17. Anónimo4/5/10 20:41

    ola
    ouvi dizer que o alecrim é muito bom para impotencia sexual ou algo parecido como revitalizante,gostaria de ter uma resposta clara sobre o assunto em relasão ao chá do alecrim,obrigado des de ja agradeço.

    ResponderEliminar
  18. marcia dias6/5/10 12:41

    Olá sou nova ak mas já vou atrever-me a fazer uma pergunta.
    O chá pode ser guardado por qto tempo na geladeira. Tenho muito fluxo menstrual e muita tpm, uma boca muita ácida e muito cansaço, não posso tomar hormonio pq passo mal e meus exames de sangue não acusam anemia embora me sinto sempre cansada. Tenho um vasinho de alecrim,gostaria de tomar para aliviar o cansaço mas será q vai aumentar o fluxo menstrual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente vai melhorar disso tudo porque o Alecrim ajuda no cansaço que parece ser a origem dos seus problemas (pressão baixa).

      Eliminar
  19. O texto diz isso também. O Alecrim faz o mesmo efeito do ginseng... que toda a gente conhece.
    SEja qual for o problema, tomando, diariamente, 2 chávenas de chá com alecrim (não precisa ser chá só com alecrim...) notam-se as diferenças em pouco tempo (que podem ser semanas...) É que o Alecrim cura. a dose é uma colher de café de folhas de alecrim para um coipo de água, com ou sem outras plantas ou chás de saqueta...

    ResponderEliminar
  20. O chá pode ser guardado mais de 10 dias na geladeira.
    Não sei se irá aumentar o fluxo menstrual. Acredito que não. SE se sente sempre cansada acho que devia usar o Alecrim, Se teme que interfira com o fluxo menstrual, suspenda algum tempo antes do período.

    ResponderEliminar
  21. Alecrim é muito útil para embelezar a pele.
    bebo pelas manhãs chá de alecrim com erva doce e nutryorac.
    excelente para saúde da pele.

    ResponderEliminar
  22. HARCANJOK DISSE: OLÁ BIRANTA TOU TENDO MUITA TOUNTURA, POIS EU TENHO UM POBLEMA NA COLUNA MUITO SÉRIO COM MUITAS DOR E VENHO TENDO MUITA TOUTURA SI EU TOMAR O CHÁ DE ALICRIM CERÁ QUE PASSA A MINHA TOUNTURA? POR FAVOR MIM DE A RESPOSTA OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  23. hei vc q tem micose de unha, eu me curei com cravo em pó. Misturei o pó com óleo ou vasilina liquida e soquei embaixo da unha. Todos os dias após o banho ou a noite.

    é tiro e queda.

    BELISSIMO E MUITO UTIL ESSE PROGRAMA.
    dEUS ABENÇOE BIRANTA.

    ResponderEliminar
  24. CURE A MICOSE DE UNHA COM CRAVO EM PÓ. FAÇA UMA POMADINHA JUNTANDO O PÓ COM VASILINA E SOQUE POR BAIXO DA UNHA E Dê adeus a micose
    USE TODOS OS DIAS COMO EU FIZ,

    DEUS ABENÇOE O BIRANTA
    ESSE PROGRAMA É MUITO ÚTIL,MARAVILHOSO.

    ResponderEliminar
  25. tenho problema de ansiedade tomo rivotril.Gostaria de saber sobre o chá de Alecrim,ouvi que combate o nervosismo?também queria irrigar melhor o pênis,é verdade que o Alecrim ajuda na irrigação do sangue e consequentemente encorpa melhor o pênis?quanto posso tomar um cálice?
    uma xicara de café?aguardo uma resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode tomar um cálice ou una xícara, depende da quantidade de alecrim que usa para fazer o chá. Faça a "receita" indicada para anemia e tome um cálice...

      Eliminar
  26. não sou de tomar chás...mas sem querer, descobri o efeito q o alecrim faz...em se colocar folhas de alecrim para tostar junto com cebola e alho e azeite antes de acrescentar o arroz..quando arroz estrá quase cozido, folhas e tempero ficam encima e eu retiro...
    ao comer o arroz sem perceberem sabor do alecrim, crianças daqui de casa estão dormindo mais cedo e mais calmas a medida q comem deste arroz...
    é o terceiro dia q tempero arroz com algumas folhinhas de alecrim..

    ResponderEliminar
  27. Helio Fernando
    Olá tenho labirintite o que o alecrim pode fazer nos sintomas ou até mesmo na cura.
    Abraço Grande!

    ResponderEliminar
  28. Olá, existe algum chá para melhorar a função renal tipo baixar a creatinina?
    PAZ E BEM!

    ResponderEliminar
  29. Via de regra, com os chás diuréticos conseguem-se bons resultados...
    Existem muitas plantas (e alguns alimentos) com efeito diurético, fáceis de encontrar e de usar:
    cavalinha (equisetum arvense); folha de abacateiro (abacate); Melancia; alcachofra; tomilho; manjericão (alfavaca); artemísia; camomila; barbas de milho (ou cabelos de milho); pés de cereja (rabo de cereja),... e muitas outras

    Os chás devem beber-se com frequência para garantir efeito ptrolongado, mas não se devem uisar sempre as mesmas plantas. Deve-se mudar a composição do chá, pelo menos de mês a mês.
    Podse-se fazer um chá com 2 ou 3 plantas. Beber muita água leve... e fazer alguma dieta (geralmente recomendada pelo médico)

    ResponderEliminar
  30. Para labirintite fazer o tratamento indicado no texto para tonturas e sequelas de derrames.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo dia 19/09, 06H31
    O Alecrim faz isso tudo, incluindo equilibrar o sistema nervoso, actuar na ansiedade e melhorar a performance sexual.
    A quantidade que toma depende de como prepara. Pode preparar um chá diário, usando uma colher de chá de Alecrim para um copo de água, ou preparar a "receita" para a anemia e tomar um cálice de manhã, em jejum.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo4/1/11 19:40

    Estou gravida de 1 mes e meio se eu tomar ja de alecrim aborta ?

    ResponderEliminar
  33. Não sei dizer!
    O Alecrim é abortivo; não deve ser usado pelas grávidas, mas pode acontecer que "tomar chá de Alecrim" não resulte. Se tomar o vhá de Alecrim e algum outro chá dos kais usados, ao mesmo tempo, é mais provável que resulte... Se usar, certifique-se de que faz os chás com as doses certas de plantas. Leia os textos sobre o tema e os comentários, que encontra várias sugestões com referências

    ResponderEliminar
  34. quero saber se realmente pode se ter resultados o cha de alecrim para perca de peso

    ResponderEliminar
  35. Anónimo9/3/11 03:11

    ANONIMO-
    o cha de alecrim ajuda na abstinência do craque?

    ResponderEliminar
  36. Olá Biranta!
    Encontrei o teu blog qd pesquizava cura para a anemia da minha filha. Vou fazer o chá de alecrim para ela. Muito obrigada por partilhares o teu saber connosco! Que Deus te abençoe e guarde. Desejo-te as maiores felicidades. Bem hajas pela tua simpatia.
    Sílvia

    ResponderEliminar
  37. É muito comum em são tomé e principe dar banho aos bebés com chá de alecrim.

    ResponderEliminar
  38. Oi Biranta.
    E para memória fraca, como devo usar o alecrim??

    ResponderEliminar
  39. biomira,olá biranta ,gostei muito dos seus comentário,gostaria de saber qual sua área de formação,sou biologo, já estudei varias plantas,o mais importante e passa as informação correta, todas plantas medicinais serve para alguns tipos de tratamento,o mais importante informa essas pessoas a quantidade certa das folhas ,pois o excesso de folhas podem torna o chá tóxicas , pois muitas pessoas que ver o resultado logo e abusa na dosagem.

    ResponderEliminar
  40. eu sou guilherme tenho 16 anos e tenho convulsão a pouco mais de 1 ano e gostaria de saber como alecrim ou açafrão pode parar com as crises alguem pode me ajudar por favor

    ResponderEliminar
  41. nossa eu nao sabia que o alecrim servia para tanta coisa

    ResponderEliminar
  42. querida, sofri avc em 2004, meu lado esquerdo ficou paralisado, o que me aconselha tomar?
    Gilberto.
    Campos Belos - Go.

    ResponderEliminar
  43. querida, sofri avc em 2004, meu lado esquerdo ficou paralisado, o que me aconselha tomar?
    Gilberto.
    Campos Belos - Go.

    ResponderEliminar
  44. Para memória fraca fazer um chá normal, de que goste e juntar uma pitada de folhas de alecrim para 300 ml de água. Tomar uma ou 2 vezes ao dia. Usando regularmente via sentir diferença

    ResponderEliminar
  45. Guilherme!
    Faça o tratamento indicado para tonturas.

    ResponderEliminar
  46. Homem e a mente

    Quando eu era muito menina... Há quanto tempo... As roupas dos recém nascidos eram defumadas com alecrim.
    Dar banho aos bebés com chá de alecrim faz todo o sentido.

    ResponderEliminar
  47. Biomira!
    Eu sou engenheira... a minha formação tem pouco que ver com "isto". Mas trabalhei na área dos produtos naturais.

    ResponderEliminar
  48. Biranta eh sempre um prazer relela...
    Vou tomar cha de alecrim. Serah que eh bom para artrose?
    To sofrendo com a articulaçao do dedao do pe esquerdo e nao sei se devo colocar gelo ou bolsa de agua quente e nem qual cha devo tomar. Pelo menos jah comecei a fazer regime: nada de queijos, de leite, de carne. Soh um peixinho de vez em quando.
    Sucesso!
    Carla

    ResponderEliminar
  49. Parabens, essa informação ja me ajudou muito!

    ResponderEliminar
  50. ouvi falar que o alecrim é bom pra curar hemorroide, é verdade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Alecrim não sei. Provavelmente será... Mas o cipreste é bom com certeza. Posso garantir.

      Eliminar
  51. É possivel encontrar acrelim em Angola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me lembro de ter encontrado Alecrim em Angola, mas acredito que possa existir...

      Eliminar
  52. Oi Birata, o acrelim pode ter um outro nome no mercado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Espanha chama-se "Romero"... Em língua portuguesa eu nunca encontrei Alecrim com outro nome.

      Eliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.